Adotar uma abordagem multimídia no atendimento ao cliente é uma meta perseguida por muitas empresas que vendem produtos ou prestam serviços diretamente para o consumidor final. O gerenciamento de mídias é o coração desta engrenagem. 

Uma abordagem multimídia é marcada pelo crescimento da internet e dos smartphones, dispositivos portáteis que viabilizaram a conexão online a todo momento, em qualquer lugar, e tais mudanças transformaram sites e redes sociais em extensões da vida. 

O comércio virtual já movimenta bilhões no cenário nacional e mundial, com expectativas de crescimento mediante o avanço de produtos financeiros que facilitam as operações de compra e venda. 

A transição de atividades para a modalidade remota aprofunda este quadro, tornando quase impossível a sobrevivência de empresas que não aderirem ao novo paradigma pelos próximos anos. Então, o gerenciamento de mídias se torna função essencial.  

Este trata-se de um segmento dos espaços administrativos que observa as dinâmicas das plataformas mais usadas pelo público-alvo de uma marca, visando a criação e implementação de técnicas e indicadores que melhorem a comunicação com o cliente. 

Envolvendo profissionais de marketing digital e design gráfico, o setor busca melhorar a reputação e autoridade de marca oferecendo uma experiência completa, usando todos os recursos disponíveis: texto, áudio, imagem e vídeo. 

Com dezenas de alternativas gratuitas, as chances de se perder na estratégia de marketing digital são altas caso não seja realizado um planejamento prévio. Além disso, o acompanhamento constante dos efeitos da estratégia é fundamental para o sucesso. 

Entre os questionamentos que envolvem o gerenciamento de mídia, uma profissão ainda turva para muitas pessoas, as principais dúvidas são: 

  • Como o gerenciamento de mídia é feito no dia a dia?; 
  • Como são escolhidas as plataformas?;
  • Qual é o custo e retorno da prática?;
  • Como avaliar o trabalho desta área? 

Todas estas perguntas serão respondidas no decorrer deste artigo, de modo que o leitor compreenda a importância do gerenciamento de mídia para a estratégia de desenvolvimento de qualquer tipo de negócio. 

Sobre o gerenciamento de mídia

O gerenciamento de mídia parte de duas ações primordiais: a avaliação da empresa e a avaliação das plataformas disponíveis nos espaços online. A partir de seus resultados, uma engrenagem de estratégias e metas pode ser definida. 

Cada empresa apresenta características que derivam do mercado onde está inserida, do tipo de consumidor de seu produto e de questões internas que moldam sua cultura organizacional. Destes fatores se extraem forças e fraquezas. 

As análises de mercado partem do princípio que diagnostica os empreendimentos em termos de passado, presente e futuro, a nível interno e externo. O passado pode indicar a medida e velocidade com que mudanças podem ser implementadas, por exemplo. 

Considere que um empreendimento de serviço de entrega motoboy possui poucos anos de atuação e uma cultura fresca e dinâmica. A implementação de transformações internas é mais ágil se comparada a uma companhia tradicional, mais avessa a mudanças. 

A cultura organizacional de uma empresa é definida pelos princípios de seus fundadores e como eles se comportam diante de ações palpáveis, como contratações, definição de ciclos de trabalho, estilos de liderança, tecnologia, tamanho e potencial de crescimento. 

Uma avaliação firmada no estado presente de uma organização busca por potenciais falhas e pontos de melhoria. Focos de erro operacional, desperdícios, gargalos nos fluxos de caixa e má comunicação interna são alguns fatores encontrados. 

Mesmo em companhias saudáveis, com poucos problemas internos e histórico de atualizações constantes, é importante visualizar o desempenho do negócio sob as lentes de seu mercado, sendo a autoridade de marca e sua competitividade valores relativos. 

Um empreendimento de venda de imóveis pode apresentar características que o tornem mais flexível ou tradicional de acordo com as forças que moldam seu mercado, orquestradas pelo tipo de produto comercializado. 

Por fim, uma análise futura busca diagnosticar o potencial adaptativo de uma empresa, ou seja, sua plasticidade diante de modificações de mercado profundas, como a inserção de novas tecnologias e mudanças de hábitos do consumidor. 

Todas essas características, em conjunto, formam o perfil do negócio. A adequação deste perfil às plataformas online é a função central do gerenciamento de mídia. 

Critérios de análise para plataformas de conteúdo

Analisar a dinâmica das plataformas virtuais é uma atividade tão importante quanto a publicação de conteúdo, uma vez que a falta da primeira pode comprometer gravemente a qualidade e recepção do segundo ato. 

O cenário atual reúne dezenas de interfaces especializadas nesta atividade, muitas delas com estrutura e funcionalidades exclusivas para empresas e profissionais autônomos.  Sendo em grande parte redes sociais, podem ser divididas em:

Plataformas de texto

Sites em formato de blog, fóruns e redes sociais voltadas para texto, estas plataformas lançam uma ênfase maior no conteúdo informativo ou sob o formato de storyline, como nas propostas de diários virtuais, como blogs. 

Esses locais permitem a aplicação de algumas técnicas de marketing digital destinada ao uso de palavras-chave para ranqueamento de página, seja esta uma landing page ou um anúncio de banho e tosa gato, tais como: 

  • Funis de vendas para captação de leads; 
  • Link building onpage e offpage
  • Otimização de página para motores de busca; 
  • CTAs (calls-to-action) e meta tags.

A depender do limite de caracteres, disposição da página de entrada e possibilidade de interação rápida através de linhas do tempo, as plataformas de texto podem ser ideais para ações de educação da audiência ou resolução de dúvidas e pequenos avisos. 

Quanto maior o limite, maior a quantidade de dados que podem ser condensados em uma única publicação. Outro aspecto a ser observado é a possibilidade de incluir fotografias, quais as resoluções permitidas e o tamanho com que serão exibidas ao público. 

O destaque destinado às imagens é um fator importante para definir o tipo de conteúdo a ser publicado nestes locais. Um serviço de higienização de estofados pode optar por demonstrar a atividade em uma plataforma e dar curtos informativos em outra. 

Plataformas de vídeo

As plataformas de vídeo são locais destinados a publicação audiovisual em diferentes formatos e durações, diferenciadas, principalmente, pela qualidade da experiência proporcionada ao usuário de desktop e mobile

Vale recordar que a primeira fase da popularização do uso doméstico da internet aconteceu através dos computadores de mesa, dispositivos fixos com monitores que se assemelham às dimensões de televisores, dispostos junto a brindes corporativos nas bancadas. 

As primeiras plataformas de vídeo foram projetadas para o consumo em tela horizontal, ou seja, em computadores, notebooks e, posteriormente, tablets, smartphones e TVs inteligentes.

A tela de acesso e consumo nestes aparelhos era vertical e o estilo de seus usuários beneficiam conteúdo breve, de fácil consumo. As redes sociais voltadas para a publicação de vídeos se adaptaram a essas novas demandas. 

Portanto, é necessário compreender para qual dispositivo o canal usado está direcionado, de modo a construir estratégias específicas para cada plataforma. Algumas recomendações para o gerenciamento de mídia audiovisual, são: 

  • Uso de bons equipamentos de câmera e microfone; 
  • Atenção às tendências e correntes do momento; 
  • Observar a publicação cruzada entre plataformas; 
  • Maior frequência de postagens em locais de vídeos curtos. 

É importante que o gerenciamento de mídia aconteça sempre em conformidade com pesquisas de interesses do público-alvo, de modo a produzir conteúdo relevante para a audiência que deseja atingir, como parentes que buscam aula de música infantil

Plataformas de fotografias 

Muitas vezes aliadas aos vídeos, as fotografias são apreciadas como produtos gráficos que acentuam a beleza de paisagens, objetos e pessoas, valorizando a beleza dos momentos capturados em câmera. 

Para as empresas que aderem ao comércio virtual, as fotografias são de extrema importância para o sucesso do negócio, uma vez que as imagens servem como vitrines dos produtos que deseja oferecer. 

Uma boa foto pode realçar aquilo que há de melhor no bem de consumo ou serviço prestado. Além disso, as fotos possuem maiores chances de atrair a atenção do olhar do que o texto, justificando o sucesso de redes sociais voltadas exclusivamente para a mídia. 

Uma decoração quarto de bebê menina pode ficar ainda mais bela diante de uma fotografia bem posicionada. O principal segredo é equilibrar aspectos como tonalidade de branco, luz, saturação e brilho, além de manter uma boa frequência de postagens. 

A importância do gerenciamento de mídia

Inserir um bom gerenciamento de mídia na realidade da empresa é de extrema importância para o sucesso das estratégias de atendimento. 

Afinal, o uso das plataformas virtuais já é uma unanimidade entre consumidores de diversos setores. 

A prática garante uma melhor comunicação com o cliente, o corte de custos de atendimento e maiores chances de prospecção e fidelização de consumidores antigos, aumentando a reputação de uma marca de decoração de balão

Conclusão

O gerenciamento de mídia é um termo ainda pouco conhecido, mas muito presente no cotidiano da vida online. Uma ferramenta de extremo valor para as empresas, serve de ponte para viabilizar o contato entre organizações e indivíduos. 

Investir na área, além de melhorar as perspectivas de venda, é um passo em direção a uma comunicação mais transparente com o consumidor, uma acréscimo que produz efeitos positivos sobre toda a indústria. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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