Healthtech é o nome dado às startups que atuam na área da saúde, tendo como objetivo melhorar seus processos e implementar novas tecnologias no setor médico. Por conta de suas características, essas empresas têm chamado a atenção de muitos investidores.

Durante o ano de 2020, esse segmento teve uma alta de 118%, passando de 248 empresas no ano de 2018, para 542 em 2020. Este é o resultado de um levantamento feito pelo Distrito Healthtech Report de 2020.

No ano de 2021, mais de 747 empresas desse setor estavam atuando, e dentre as soluções mais oferecidas na gestão estão os prontuários eletrônicos, marketplaces e áreas de acesso à informação.

Cuidar da saúde sempre foi um aspecto muito importante, sem contar que a medicina evoluiu muito nos últimos anos, tanto na prevenção quanto no tratamento de várias doenças. 

O setor médico se beneficiou muito da evolução tecnológica, e as healthtechs vieram para ajudar ainda mais.

Afinal, essas startups agilizam vários processos e tornam a medicina ainda mais assertiva e bem estruturada, além de ser uma ótima opção de investimento.

Para entender um pouco mais sobre esse assunto, neste artigo, vamos explicar o conceito de healthtech e as transformações que ela trouxe para a área da saúde.

Entenda o conceito de healthtech

Como falamos anteriormente, a healthtech é uma startup tecnológica voltada para auxiliar o setor da saúde e trazer soluções para seus problemas.

Essas empresas possuem uma área de atuação muito abrangente, que colabora para modernizar hospitais e clínicas, além de outras possibilidades, como:

  • Gestão de entidades públicas;
  • Consultórios médicos inteligentes;
  • Autocuidado;
  • Autoatendimento;
  • Tecnologias avançadas para exames.

Pode prestar serviços para um cardiologista para atletas e são empresas que contam com características próprias. Seus produtos agregam escalabilidade, facilitam a réplica de ideias e têm a inovação como diferencial.

Várias tecnologias são utilizadas por essas startups, como as soluções móveis, uso de Inteligência Artificial, Data Analytics e computação em nuvem.

Assim como as empresas emergentes de outros setores, as healthtechs chamadas de unicórnios são aquelas avaliadas em mais de US $1 bilhão.

O termo “healthtech” consiste na junção de duas palavras em inglês, sendo health (saúde) e tech (tecnologia). O objetivo dessas companhias é criar soluções inovadoras, que sejam capazes de humanizar os cuidados médicos.

Além disso, elas também visam agilizar os procedimentos e trazer mais conforto para os pacientes como um todo.

No Brasil, as healthtechs costumam trabalhar com acesso à informação, por meio da criação de portais e conteúdos educativos, que falam sobre planos de saúde, bem-estar, vida fitness, dentre outros.

Também atua como e-commerces farmacêuticos, pesquisas farmacêuticas, exames e genômica. Ao mesmo tempo, se destaca a criação de prontuários eletrônicos, automação de gestão hospitalar, gestão clínica, emissão de atestados, prescrições e laudos.

As healthtechs também beneficiam as cirurgias gerais por meio de equipamentos 3D, trabalham o engajamento dos pacientes e implementam terapias digitais. Na telemedicina, permitem o teleatendimento, telediagnóstico e telemonitoramento.

Áreas de atendimento das healthtechs

As healthtechs podem atender em diferentes segmentos, como prevenção, gestão, diagnóstico e tratamentos em várias áreas da saúde. Para entender mais como isso funciona, vamos ver cada um deles.

1 – Nos tratamentos

O tratamento é uma área que evolui constantemente, uma vez que é assunto de interesse dos principais centros de pesquisa.

As healthtechs buscam oferecer tecnologia de ponta que ajudam nos mais diferentes procedimentos, como cirurgia remota, exoesqueletos e aparelhos de monitoramento à distância.

Os profissionais da saúde também podem usufruir das facilidades trazidas pela internet das coisas, Inteligência Artificial, robótica, nanotecnologia e Big Data.

A nanotecnologia, por exemplo, pode ser usada para tratar câncer e as nanopartículas magnéticas podem ser aplicadas em aparelhos de ressonância.

2 – Gestão e eficiência

Gestão e eficiência são itens cruciais para que uma empresa consiga aprimorar os serviços que oferece. Elas também são aplicadas na administração de clínicas que oferecem cirurgia íntima a laser, de hospitais e de planos de saúde.

Dessa forma, fica mais fácil liberar exames e tratamentos e administrar melhor os leitos. O tempo é algo muito importante no dia a dia dos gestores e é crucial para os pacientes.

É justamente por essa razão que as healthtechs procuram trabalhar com produtos de automação que facilitam essas liberações.

3 – Prevenção e diagnóstico

Uma das realidades que já se consolidaram no Brasil é a telemedicina, que inovou em muitos sentidos o atendimento médico.

Os pacientes podem fazer consultas e avaliações pela internet, os exames se tornam menos invasivos e a tecnologia empregada na Inteligência Artificial ajuda a identificar a predisposição a doenças graves.

Uma clínica de fisioterapia pode usufruir desses benefícios, assim como um oncologista pode fazer um estudo genético para saber se a pessoa vai ou não desenvolver algum tipo de câncer.

Na área de prevenção e diagnóstico, também são criadas soluções que dão à população informações sobre a saúde e outras plataformas que trazem economia, agilidade e democratização nos serviços.

Como essas empresas estão transformando a área da saúde?

O setor médico sempre teve como objetivo oferecer alternativas fáceis e otimizadas de seus serviços, e é dessa forma que as healthtechs ajudam o setor.

É inegável o fato de que a área da saúde exerce papel importante no mercado, no entanto, se vê diante de uma indecisão.

Isso porque é difícil equilibrar o peso dos custos e das burocracias que envolvem alguns tratamentos, e ao mesmo tempo melhorar o atendimento e os serviços prestados.

Os recursos tecnológicos vêm justamente para auxiliar nessa encruzilhada, e faz isso por meio de ferramentas tecnológicas que são integradas em cada etapa da jornada percorrida pelo paciente.

Dessa forma, as clínicas de fonoaudiologia e demais especialidades são capazes de potencializar sua qualidade e eficiência.

O uso de tecnologias como o Big Data trazem uma alternativa segura e que aumenta a confiabilidade do atendimento do paciente, uma vez que melhora consideravelmente o gerenciamento de dados.

Consequentemente, assistência médica de modo geral consegue oferecer algo mais acessível e para um número maior de pessoas. Em outras palavras, as filas de espera por atendimento diminuem.

Quando a Inteligência Artificial conduz esses atendimentos, acaba por reduzir o tempo de diagnóstico, trazendo uma boa análise preditiva do paciente e oferecendo tratamentos instantâneos para as suas comorbidades.

Ademais, as cirurgias assistidas por robôs também apontam como vantagem a potencialização do tempo de recuperação, uma vez que os movimentos são mais precisos e baseados na tecnologia.

As healthtechs ainda oferecem respostas rápidas às demandas do mercado, algo muito vital porque, para alguns pacientes, esperar muito pelo diagnóstico pode ser um risco.

Quando uma demanda não atendida ou algo que pode ser melhorado é identificado, a tecnologia ajuda a resolver essa questão.

Um exemplo disso foi uma startup que desenvolveu um teste para coronavírus, assim que os primeiros casos foram identificados no Brasil.

Isso foi muito importante porque além de ser uma ameaça, a doença pode deixar sequelas nos pacientes, como a necessidade de tratamentos capilares para quedas.

Muito mais do que trazer uma solução, esse exame também cumpriu um requisito de escalabilidade, permitindo a avaliação dos testes remotamente e em larga escala.

Tanto para a saúde pública quanto para os convênios médicos, é fundamental reduzir os custos, e isso é algo que uma healthtech é capaz de proporcionar.

Quando inovações e novas tecnologias aparecem, fica mais fácil para hospitais e clínicas, inclusive aquelas que fazem harmonização facial homem, baratear seus processos sem interferir na qualidade.

A Inteligência Artificial identifica desperdícios e possíveis gargalos, o que o otimiza uma área que não tem acesso a todos os recursos necessários para funcionar adequadamente, o que acaba por reduzir o problema.

Agilidade e custos são dois pontos muito importantes para a área da saúde, e é por meio deles que é possível atender a um número maior de pacientes.

As healthtechs visão modelos escaláveis, atendendo a essa necessidade de maneira integral e sem impactar na qualidade dos serviços prestados.

Por fim, essas startups também estão transformando o mercado da saúde porque conseguem chegar em locais que não são plenamente atendidos.

Seja por meio de tratamentos para impotência ou qualquer outra necessidade, o fato de chegar a um número maior de pessoas corresponde às expectativas da sociedade.

Atualmente, isso é um fator crucial porque as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e querem garantir uma boa performance física, e as healthtechs desenvolvem soluções que o mercado procura.

Conclusão

Transformar um setor como o da saúde envolve muitos profissionais e empresários que estruturam as chamadas healthtechs. Elas procuram oferecer algo relevante e que seja compatível com os interesses das pessoas.

Por essa razão, essas startups da saúde devem ser trabalhadas, observadas e apoiadas e assim trazer soluções cada vez mais inteligentes e impactantes para o futuro da humanidade.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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