Os dados que sua empresa armazena são vitais para o seu bom funcionamento, por isso você precisa protegê-los ao máximo. Qualquer empresa, das menores até as maiores, precisam se preocupar com o armazenamento e segurança destes dados, mas você acredita que a segurança dos dados da sua empresa está garantida?

A 16ª Pesquisa Anual Global sobre Segurança da EY Brasil mostrou que 83% dos entrevistados indicavam como é ineficaz a segurança da organização que comandavam. Outra pesquisa nos mostra que somente 34% das empresas estão protegidas contra ataques de Negação de Serviço, apenas uma das várias ameaças que podem corromper seus dados.

Neste texto vamos te mostrar a importância da segurança digital para a sua organização, como proteger seus dados e contra quais ameaças você está combatendo.

No que consiste a segurança digital?

A segurança digital é uma prática exercida a cada instante, o objetivo dela é garantir que os dispositivos responsáveis por resguardar informações estejam sempre protegidos. Ela também vai assegurar controle sobre os recursos da tecnologia da informação, garantindo o desenvolvimento de aplicações confiáveis. Para colocá-la em prática, é preciso ter em mente três tópicos principais:

  • Confidencialidade: garante uma informação acessível estritamente para quem está autorizado, para isso, é importante garantir que as pessoas envolvidas possuam identificação e autenticação apropriadas;
  • Integridade: é definida como a precisão da informação e é também a defesa dos dados contra modificações de qualquer natureza;
  • Disponibilidade: assegura que usuários autorizados sempre terão acesso às informações necessárias, afinal sistemas de informação evoluem constantemente, assim sua organização deve se atualizar para aumentar a eficiência na tomada de decisões.

Investir na segurança digital da sua empresa é uma prática que pode economizar dinheiro e dor de cabeça no futuro, isso porque existe uma diversidade de ameaças contra os dados da sua empresa que evoluem a cada dia.

Ameaças que a segurança digital combate

Há diversas formas de vulnerabilidade que podem colocar sua empresa em risco. Podem ser invasões de sistema por vírus, links maliciosos, Trojan Horse, Adware, bombas lógicas, Botnet e até colaboradores que acabam por expor dados.

Os dados da sua empresa estão suscetíveis a fraudes, erros, vazamentos, uso indevido, e, principalmente, roubo de informações. Os cibercrimes são uma grande ameaça nos dias de hoje contra a segurança das informações da sua organização e por isso, investir em segurança não deve ser prioridade apenas para empresas do setor financeiro e industrial.

Quando um computador ou mais estão conectados à rede eles estão suscetíveis a ameaças como: furto de dados, exploração de vulnerabilidades, ataque de negação de serviço, entre outros. Para proteger os dados da sua empresa, basta tomar algumas precauções, como mostraremos a seguir.

Como proteger seus dados?

Não ter um sistema de segurança digital coloca em risco o bom funcionamento da sua empresa, especialmente porque alguns danos são irreversíveis. Sabendo disso, é melhor investir em um sistema de segurança do que lamentar mais tarde.

Os golpes possuem novas formas todos os dias. Assim como a tecnologia evolui, as formas de invadir e roubar dados da sua empresa também. Por isso, é preciso treinar seus funcionários constantemente para que eles não caiam em links maliciosos, senão é possível que sua empresa perca informações sigilosas, tenha dados de fornecedores vazados e até mesmo, dados de cartões de crédito dos clientes roubados.

Esses prejuízos não são só financeiros, mas também afetam a sua reputação. Por isso dizemos que há casos em que os danos são irrecuperáveis.

Um dos principais mecanismos que você pode usar para proteger seus dados é a criptografia. Com ela você consegue proteger seus dados sigilosos, seus backups contra o acesso de pessoas não autorizadas e também suas comunicações via internet. Outra dica é comprar um pacote de segurança que contenha antivírus, anti-spam e firewall.

Educar seus funcionários e investir em um sistema de segurança digital que comporte o tamanho da sua empresa também são fundamentais. Se você acredita que precisa de ajuda especializada, uma consultoria pode colaborar ao desenvolver um modelo de segurança digital para a sua empresa.

Coloque em prática essas dicas agora mesmo e proteja os dados da sua empresa! Dúvidas sobre segurança digital? Deixe suas perguntas nos comentários.