O monitoramento de redes trata-se do acompanhamento do desempenho dos computadores de uma determinada organização. O processo serve para medir, 24 horas por dia, o funcionamento e disponibilidade do sistema, além da verificação de erros.

Para ter ciência de tudo o que acontece em uma rede, a equipe de TI (Tecnologia da Informação) pode contar com o auxílio de softwares específicos para identificar falhas e conexões, assim como otimizar a eficiência dos serviços prestados.

Por meio do monitoramento de redes, é possível saber quais dispositivos estão conectados à rede, qual o tráfego de informações, o período de atividade e o fluxo de dados compartilhados.

Com uma equipe de TI capacitada e a utilização de softwares adequados, é possível realizar um processo de controle eficaz do sistema e proporcionar a uma corporação os seguintes benefícios:

  • Identificação de vulnerabilidades e instabilidades;
  • Melhora no desempenho dos usuários da rede;
  • Alcance de alta performance do sistema;
  • Redução de custos com a prevenção de possíveis problemas.

A expressão “prevenir é remediar” se aplica perfeitamente ao conceito de estar atento a possíveis problemas que possam afetar o fluxo de trabalho, cumprimento das demandas e, consequentemente, na eficiência dos colaboradores.

Tudo está interligado, e o sucesso de uma empresa depende dos pequenos detalhes do dia a dia. Uma falha grave na rede pode acarretar em prejuízos financeiros e ainda influenciar diretamente na sustentação de um negócio. 

Independentemente do tamanho de uma organização, é necessário realizar processos frequentes de controle da performance de todos os equipamentos de trabalho, como uma manutenção para pc.

Um simples detalhe previne um déficit no fluxo de entrega das demandas e evita o desgaste dos colaboradores. Além disso, promove um ambiente harmônico, fazendo com que todos possam cumprir da melhor forma suas tarefas diárias.

Outros detalhes são importantes para um melhor controle de futuros problemas, como o estabelecimento de métricas e uso de gráficos. Tudo isso contribui para a conquista de bons resultados.

Realizando um monitoramento de redes adequado

Se ainda não ficou claro como realizar um monitoramento adequado, imagine a seguinte situação: há aproximadamente dez anos, você resolveu abrir mão de seu emprego em uma grande organização e investir em seu próprio negócio.

Porém, algumas falhas no processo de trabalho têm ocorrido desde a inauguração da sua empresa de portaria, que presta serviços para condomínios, shoppings, hospitais, hotéis e edifícios.

Nos últimos meses, seus colaboradores não estão conseguindo acompanhar, em tempo real, o que acontece nos locais monitorados. Há uma falha no sistema que proporciona uma vigilância por meio de câmeras 24 horas.

Essa falha tem os impedido de executar o serviço de porteiro da melhor forma possível. Entretanto, após o conhecimento do problema, você não sabe o que fazer e nem quem procurar para que tudo seja resolvido.

Até que, após muitas buscas pela internet, surge em sua frente o anúncio de uma empresa que presta suporte de TI para pequenas empresas. Essa é a oportunidade perfeita para colocar tudo nos eixos.

Após o fechamento de um contrato, a aplicação de serviços como o controle da agilidade do monitoramento de redes ajudou seus funcionários a conseguirem acessar de forma estabilizada o sistema que possibilita o acompanhamento a distância de seus clientes.

O mesmo poderia ocorrer se, ao invés dessa empresa, você fosse proprietário de uma especialista em empresa de ar condicionado pmoc. Em um caso em que o serviço de seus colaboradores é feito de forma remota, um perfeito funcionamento da rede é essencial.

Imagine se, durante uma falha do sistema, um carro roubado que estivesse sendo rastreado fosse deslocado da rota identificada. Isso traria problemas a empresa, não é mesmo?

Consequentemente, após esse episódio, o cliente responsável pelo automóvel perdido cancelaria o contrato com a sua empresa. 

Ou seja, é possível compreender como manter um funcionamento perfeito de uma rede, além do monitoramento adequado, contribui para graves danos futuros.

Para uma melhor prevenção de falhas, é necessário investir também em um cabeamento estruturado empresas, para que haja uma organizada disposição de conectores e meios de transmissão para as redes de informática e telefonia.

Importância do monitoramento de redes para as empresas

Se alguma vez você já realizou uma compra de roupa online e não recebeu no prazo prometido, saiba que isso pode estar relacionado às falhas em alguma parte do trabalho dos responsáveis pela entrega.

Ou seja, para controlar o processo logístico da entrega de produtos em diversas cidades ou estados brasileiros, é necessário que uma transportadora de cargas pequenas faça um investimento em um bom ERP, que é um sistema integrado de gestão empresarial.

Considerando que esse sistema funcionará por meio de computadores, garantir que haja um funcionamento pleno de todas as suas funções é de extrema importância para que todos os departamentos da empresa alcancem uma alta performance.

O ERP controla áreas cadastrais de clientes e funcionários, bancárias, financeiras, emissão de notas e boletos, controle de estoque e de processos, o que mostra como está ligado ao fato de uma entrega não ter chegado até você no prazo estabelecido, por exemplo.

Provavelmente, após mapear uma rota de entregas, a área responsável pelos processos logísticos da transportadora selecionou todas as mercadorias, de acordo com cada destino. Porém, por um defeito no sistema de redes, tudo isso foi apagado.

Horas depois desse planejamento, o software responsável pelo controle logístico da empresa parou de funcionar e acarretou em uma série de problemas internos e externos.

Por consequência dessa falha, o motorista não recebeu o seu trajeto, a mercadoria não pôde ser direcionada ao seu destino e nem chegar até a casa do cliente que efetuou a compra.

Observe como um problema leva a outro. Por essa razão, é necessário um bom monitoramento de redes que impeça qualquer tipo de falha e interferência que possa vir a atrapalhar o desempenho organizacional.

Esse tipo de ocorrido pode acontecer com qualquer empresa, até mesmo com as responsáveis por efetuar entrega de marmita ou qualquer outro de alimento de fast food e comidas caseiras.

Geralmente, o funcionamento de entrega segue um modelo parecido com o mencionado no caso anterior, portanto, exige prevenções semelhantes para que não haja falhas nos processos logísticos.

Por exemplo, ao invés da entrega de uma roupa, agora você efetuou a compra de um combo de lanches em um aplicativo. Parece simples imaginar que, para que ela chegue até você, basta que um motoboy esteja envolvido na história.

No entanto, para que isso aconteça, ele necessita que o aplicativo funcione perfeitamente e indique o destino certo da comida que deve ser entregue. É nesse momento que o monitoramento de redes se torna essencial para o controle de possíveis falhas.

Se, com antecedência, a equipe de TI da empresa responsável pelo funcionamento do aplicativo realizar um monitoramento de redes, detectar e solucionar uma falha ou baixa eficiência, não haverá empecilhos no trabalho do entregador.

Além disso, a sua expectativa e satisfação em relação ao restaurante que preparou a alimentação vão ser altas quando, em poucos minutos, ela chegar até você e saciar a sua fome.   

Considerações finais

Quando um processo está ligado a outro, um simples monitoramento de rede pode evitar falhas internas e, principalmente, problemas externos que afetem uma cadeia de serviços.

Para uma boa execução da rede e medição da eficácia de seu funcionamento, é necessário se questionar se a equipe da empresa tem conseguido executar o trabalho de forma plena e se as demandas estão sendo entregues sempre no prazo.

Além disso, procure saber se os clientes de seu negócio de reparo de impressora estão satisfeitos com a entrega dos trabalhos ou serviços, e se os processos estão funcionando de forma eficiente.

Pode não fazer sentido que a solução para todas essas questões esteja relacionada ao bom funcionamento da rede, que demanda um monitoramento que previna a organização de futuros problemas.

Os casos mencionados anteriormente, como a falha no transporte de cargas e a falha na entrega do pedido de comida, afetam de forma pequena a vida do cliente final. Porém, em situações mais graves, pode até mesmo ocasionar mortes.

Imagine o caso de uma companhia aérea, por exemplo. Em um caso de falha de funcionamento da rede, o avião pode parar de receber os comandos necessários e, consequentemente, sofrer uma queda.

Essa queda afetará a vida de dezenas de passageiros e de suas famílias, que sofrerão pelas perdas. Além do número de mortes, a empresa terá que lidar com possíveis processos e um enorme gerenciamento de crise.

Parece radical que uma falha possa ocasionar uma catástrofe, mas é uma situação que facilmente pode acontecer devido ao mau funcionamento de um sistema. Por isso, investir no monitoramento de redes é a chave para a prevenção.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Alerta Security