Quais as características mais presentes nos futuros líderes de TI?

Ser um líder excepcional é mais do que fazer o trabalho necessário. É preciso equilibrar a necessidade da sua equipe com suas metas e objetivos, bem como suas emoções. Você tem que pensar sobre as coisas da perspectiva de outras pessoas e às vezes fazer coisas que, enquanto estão no melhor interesse da equipe, podem não ser grandes para você.

Embora haja uma série de diferentes estilos de liderança, os melhores líderes compartilham algumas características comuns. Neste artigo, vamos apresentar as principais características que profissionais TI precisam apresentar caso queiram tornar-se líderes. Acompanhe!

Ser positivo mesmo diante de problemas

Lembre-se de que qualquer energia que você traga para o seu trabalho será notada e ampliada. Sua atitude pessoal é uma grande parte da energia que você injeta em sua equipe e organização. Se você não está injetando pensamentos e ações positivas, favoráveis e encorajadoras no local de trabalho, é muito pouco provável que outras pessoas o façam.

Para alcançar a grandeza, você deve criar uma cultura de otimismo. Haverá muitos altos e baixos, mas a prevalência de positividade manterá a empresa em funcionamento. Mas seja avisado: isso requer coragem. Você deve realmente acreditar na possibilidade de tornar algo aparentemente impossível em possível.

Saber ouvir o que os outros têm a dizer

Como líder, é difícil saber realmente o que seus funcionários estão pensando, o que os preocupa ou como ajudá-los a sair de uma queda de desempenho — a menos que você tome um tempo para ouvi-los.

Isso requer que você esteja ciente da linguagem corporal, expressões faciais, humor e tendências comportamentais naturais. Ouvir deve ser um trabalho a tempo inteiro quando considerar a incerteza incorporada no local de trabalho e as mudanças em curso ocorrendo.


A pessoa falando com você pode não ser especialista em comunicação, então você pode precisar obter esclarecimentos sobre os pontos-chave por meio de perguntas para se certificar de que você entende a mensagem.

Delegar e demonstrar confiança

Os líderes não fazem as coisas sozinhos. Eles capacitam outros para fazer. Líderes desenvolvem seus colaboradores por meio de empoderamento e descentralização, o que aumenta um senso de compromisso dentro da equipe e abre as portas para o desenvolvimento.

A chave para a delegação é identificar os pontos fortes de sua equipe e capitalizá-los. Descubra o que cada membro da equipe gosta de fazer mais. Isso não só provará à sua equipe que você confia e acredita neles, mas também liberará seu tempo para se concentrar nas tarefas de nível superior que não devem ser delegadas.

Ser um mentor

Os jovens funcionários de hoje são os futuros líderes empresariais do futuro. Como líderes, temos a obrigação de ajudar o nosso futuro treinando e orientando os líderes de amanhã.

Ao usar um programa efetivo de tutoria, os líderes podem ajudar a desenvolver talentos. As empresas que alavancam a liderança e a experiência de funcionários seniores podem desenvolver e manter o talento que têm em casa.

Servir no papel de mentor reforça que o líder é especialista em determinado assunto e demonstra qualidades de liderança ao compartilhar essa experiência.

As organizações às vezes não conseguem perceber os obstáculos que o jovem funcionário enfrenta diariamente e o mentor pode ajudar a superar obstáculos relacionados ao trabalho. Além disso, um líder empenhado em capacitar os membros da equipe vai definitivamente ganhar compromisso em troca.

Ser rápido em diagnosticar problemas

Um líder de TI precisa estar atento aos indicadores de sua organização. Desta forma, nunca será pego de surpresa por possíveis incidentes e saberá dar rápidos diagnósticos e apontar possíveis soluções.

Implementar uma gestão eficiente de riscos e incidentes, trabalhar com dashboards online para ter acesso aos status da empresa em tempo real, acompanhar relatórios regularmente e conhecer o essencial das operações realizadas por sua equipe, para saber que caminho seguir caso algo não saia como esperado, são medidas muito importantes para um grande líder de TI.

Encontrar formas criativas e inovadoras para resolver desafios, restrições e obstáculos é vital. Líderes enfrentam isso diariamente, e aplicar táticas inovadoras e criativas para lidar com obstáculos é um diferenciador chave para um líder de alto calibre.

Gostou das dicas para profissionais de TI? Deixe um comentário e compartilhe a suas dúvidas e considerações!

manageengine
tenable
kaspersky
isc2
F5 Networks
security mentor
sophos

Últimas Notícias do Blog