Segundo o Gartner “Até 2020, mais da metade das organizações contará com fornecedores de SERVIÇOS DE SEGURANÇA ESPECIALIZADOS para proteção de dados, gerenciamento de riscos e gerenciamento de infraestrutura de segurança.
Segurança da informação é a proteção de dados de propriedade das organizações contra ameaças diversas. Trata-se de um esforço pautado por ações que objetivam mitigar riscos e garantir a continuidade das operações.
De fato, é um conceito bastante abrangente, mas que podemos entender de forma mais clara ao dividi-lo em duas partes:
- Informação: conteúdo de valor para uma empresa ou profissional
- Segurança: a percepção de proteção contra perigos, ameaças e incertezas.
O objetivo da segurança da informação, portanto, é garantir ao proprietário desse conteúdo a sensação de que nada de ruim irá acontecer com ele.
Para tanto, se ampara em cinco pilares (sobre os quais vamos falar mais à frente), sendo suas ações capazes de ampliar a proteção ao conteúdo, mas sem garantir a segurança absoluta.
Isso significa dizer que, mesmo se a informação estiver armazenada para uso restrito, sempre haverá um risco.
Cabe aos profissionais da área, então, trabalhar para que ele seja o menor possível, empregando técnicas, táticas e ferramentas constantemente atualizadas – o que funciona como uma resposta proporcional aos avanços existentes também nas ações promovidas pelos cibercriminosos.
Vale esclarecer ainda que o conceito de informação é tão amplo quanto possível, já que pode compreender dados financeiros, bancários, relacionados a um projeto, serviço ou propriedade intelectual, entre outros, pertencentes à empresa ou de posse dela.
Um bom exemplo é o de escritórios de contabilidade.
Nesse tipo de empresa, além das suas informações, há todo o tipo de conteúdo dos clientes, como dados do seu faturamento, incluindo receitas e despesas, também fiscais e tributários, como notas, recibos e declarações à Receita Federal, assim como bancários, especialmente se o escritório faz a sua gestão financeira e de contas a pagar e a receber.
Perceba nesse exemplo a enorme quantidade de informações que precisam ser mantidas longe de mãos erradas.
Quer saber mais sobre nosso eventos, certificações e workshops.
Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades:
- Facebook: https://www.facebook.com/alertasec
- Linkedin: https://www.linkedin.com/company/aler…
- Instagram: https://www.instagram.com/alerta_secu…
- Google +: https://plus.google.com/+Alertasecuri…