A área de tecnologia oferece muitos desafios e boas perspectivas de carreira aos profissionais, afinal, mesmo em tempos de crise econômica, ainda é alta a procura por especialistas.

Ótima notícia, não é mesmo? Porém, para aproveitar o cenário positivo e crescer na carreira de TI, é preciso ter atitude e disposição para aprender continuamente, até porque as mudanças nesse ramo são quase diárias.

Então, para te ajudar a traçar uma estratégia para atingir níveis elevados no seu trabalho, apresentamos neste artigo alguns pontos essenciais que você deve seguir. Ficou com curiosidade para saber quais são? Continue a leitura e entenda!

Busque atualização profissional

A área de tecnologia é muito dinâmica, e essa característica exige que os profissionais busquem atualização constantemente. Não basta conhecer uma e outra linguagem ou software: é preciso saber quais são as últimas mudanças e os novos recursos lançados para aprimorar os projetos.

Além disso, é fundamental acompanhar o mercado para saber quais são as melhores soluções ou mesmo o que caiu em desuso. Já pensou sugerir um recurso que ninguém considera seguro ou eficaz? Não seria nada bom para sua carreira, certo?

Sendo assim, ficar atento e procurar aprender sempre é o primeiro passo para quem deseja crescer na carreira de TI. Para isso, há muitas caminhos. Entre eles, o mais óbvio, porém muito importante, é fazer cursos que tragam novos conhecimentos ou contribuam para atualização do conteúdo que você já domina.

Atualmente, existem muitas escolas que oferecem cursos para todos os interesses, sem contar que existem diversas possibilidades online, afinal, nada melhor do que usar seu meio de trabalho para aprender.

Mais uma forma para conseguir se destacar e crescer no trabalho é obter certificações reconhecidas em TI. Existem várias delas, e elas com certeza agregarão muito valor ao seu currículo, o que consequentemente aumentará as suas chances de ser promovido.

Por fim, um meio para se manter atualizado é acompanhar blogs de empresas ou de profissionais conceituados, uma vez que é nesses locais que as informações chegam primeiro. Além disso, essa é uma forma de estar “perto” de quem entende realmente do assunto.

Construa um bom networking

Para quem deseja crescer na carreira, é indispensável construir um bom networking, já que ter bons contatos é necessário para conseguir boas oportunidades de trabalho.

Diante disso, é preciso manter o Linkedin atualizado com todos os seus cursos, certificações, experiências e habilidades, porque pessoas com um perfil completo têm mais facilidade para fazer conexões melhores.

Mas além de se conectar com outros profissionais, busque participar de grupos com temas do seu interesse, pois essa é uma maneira de aproximação e de demonstrar conhecimento.

Também é importante buscar ultrapassar o virtual e procurar parcerias na vida real. Para isso, você pode participar de eventos, palestras e workshops, que oferecem boas oportunidades para formar uma rede de contatos.

Encontre um mentor

Uma dos passos mais importantes para crescer na carreira é ter um mentor. Essa pessoa deve te inspirar, direcionar e informar onde está errando ou acertando, ou seja, guiar e ajudar no seu desenvolvimento.

Além disso, um bom mentor sabe desafiá-lo a ser cada vez melhor, já que está comprometido com o seu crescimento. Contudo, talvez o único problema seja encontrar uma pessoa disposta a essa empreitada.

Quanto a isso, você pode procurar professores, colegas de trabalho mais experientes ou mesmo um parente. Só tenha atenção a um fator imprescindível: é preciso que haja total afinidade entre você e o seu mentor. Isso é preciso para que a relação seja realmente produtiva e traga bons resultados.

Tenha proatividade para crescer na carreira de TI

Um elemento preponderante para alavancar a sua carreira na área de TI é ter proatividade. Isso porque o dia a dia do profissional de tecnologia é repleto de desafios, problemas para resolver e novas soluções para desenvolver.

Diante desse cenário, as empresas e clientes preferem aqueles que conseguem agir por conta própria, ou seja, que têm iniciativa e disposição para contribuir sem alguém mandar.

Mas não é só isso: os profissionais que propõem soluções antes mesmo dos seus líderes sugerirem estarão, sem dúvidas, no topo da lista de promoções e aumento de salários, por exemplo.

Mantenha a curiosidade

Uma característica essencial para quem deseja ascender na área de tecnologia é manter a curiosidade. Mas muita calma nessa hora! Isso não tem nada a ver com fofocas ou interesse gratuito sobre a vida alheia, ouviu?

Nesse caso, trata-se da curiosidade saudável, relacionada ao conhecimento e à obtenção de informações de qualidade. Isso quer dizer se interessar e perguntar sobre a empresa em que se trabalha ou para a qual se presta serviço para entender seus planos e objetivos.

Mais que isso: é ter curiosidade para saber mais sobre o projeto, ou seja, fazer perguntas pertinentes que contribuam para um diálogo produtivo. Mas claro, além de demonstrar interesse, também é importante se mostrar disponível para ajudar no que for necessário. Afinal, um relacionamento saudável é construído por dois lados, não é?

Entenda o seu ramo de atuação

Se a ideia é realmente crescer profissionalmente, um ponto em que você deve investir é no conhecimento do ramo em que está atuando. Por exemplo, se área da empresa em que você trabalha no momento é do segmento alimentício, procure levantar o máximo de informações possíveis sobre esse setor.

Essa atitude demonstra interesse efetivo, porque não se limita apenas às suas atividades diárias e sim a um conhecimento mais amplo. Afinal, um bom profissional não se limita apenas àquilo que está acostumado e já é fácil. Verdade seja dita: os empregadores valorizam quem tem paixão e interesse sincero por seu negócio.

Fique de olho nas inovações

Como a área de TI é muito inovadora, ficar de olho nas novidades é obrigatório para os profissionais que têm a intenção de conseguir destaque no mercado.

Sendo assim, não se limite, por exemplo, às linguagens de programação que usa em seus projetos cotidianos. Pelo contrário, vá mais adiante, entenda de chatbots, robótica, cloud computing, segurança de redes, ciência de dados, realidade virtual, entre muitas outras possibilidades que a tecnologia permite.

Nesse ponto, a ideia é buscar a inovação e demonstrar que você está preparado para novas demandas que a empresa possa ter futuramente. O resultado disso? Crescimento profissional!

Gostou dessas dicas para crescer na carreira de TI? Então, compartilhe esse post nas redes sociais e divida a informação com os seus amigos!