O sonho de se tornar um empreendedor é bastante comum entre os brasileiros. No entanto, além da viabilização de um trabalho mais satisfatório e livre de supervisões, o empreendedorismo exige a organização e administração de inúmeras tarefas.

Desde as responsabilidades acerca da administração das lojas, do setor financeiro e da equipe contratada, até a construção de um ambiente de trabalho mais satisfatório e produtivo, a rotina de um empresário envolve a administração múltipla de tarefas.

Por isso, para garantir que essas ações sejam de fato bem feitas e benéficas para o futuro da empresa, utilizar a ajuda de ferramentas digitais e plataformas online pode ser uma boa forma de conseguir conquistar a maior efetividade e estabilidade comercial.

Importância de uma boa administração das tarefas

Em conjunto com a realização de tantas tarefas simultâneas, é necessário que os empresários e gestores garantam que essas atividades sejam realizadas da melhor forma possível.

Isso porque, esse cuidado no planejamento, na contratação da melhor maquininha de cartão ou na comunicação interna, por exemplo, são capazes de trazer inúmeros benefícios para as empresas.

Afinal, a gestão empresarial envolve toda a administração de recursos materiais, financeiros e de pessoas. 

Assim, a organização e as análises de negócio podem interferir diretamente em todos os setores da companhia e, consequentemente, na estabilidade e sucesso da marca.

Desta mesma forma, as falhas administrativas são responsáveis por:

  • Problemas financeiros graves;
  • Redução da produtividade;
  • Diminuição na qualidade do serviço prestado;
  • Queda na motivação dos colaboradores;
  • Aumentos nos erros operacionais, entre outros.

Tudo isso pode prejudicar as vendas, a reputação do estabelecimento e a lucratividade da empresa, colocando toda a instituição em risco de falência.

Ferramentas que auxiliam na gestão e otimização do tempo

Com o desenvolvimento tecnológico e a ampla utilização da internet nas rotinas diárias das empresas, o uso de sites e plataformas digitais se tornou uma ótima maneira de aperfeiçoar a gestão comercial e otimizar o tempo dos administradores e de toda a equipe.

Entre os dispositivo mais utilizados, temos:

  1. Google Search Console

Uma ferramenta disponibilizada pelo Google, que é bastante importante no dia a dia das empresas, é o Google Console. 

Esse aparato gratuito é capaz de monitorar a presença da sua marca nos sites de busca, analisando o desempenho do seu ranqueamento e compilando informações importantes.

Aqui é possível ter uma noção mais precisa de como o Google está:

  • Analisando as páginas do site ou blog;
  • Facilitando ou dificultando o acesso do público ao seu site;
  • Identificando palavras-chave ou indexando suas páginas;
  • Tendo problemas em encontrar conteúdos relevantes nas suas páginas;
  • Encontrando ameaças à segurança no seu site, entre outros.

Isso simplifica a confecção de relatórios e melhora as ações de construção de metas e objetivos, bem como, garante um gerenciamento mais acurado das atividades que envolvem a captação e conquista de novos consumidores e vendas.

  1. Trello

Essa plataforma, que segue o conceito da metodologia Kanban, é provavelmente uma das aplicações mais utilizadas por empresários e gestores de todo o país. 

Isso porque, além de se tratar de uma ferramenta simples e completa, ela facilita muito a gestão de pessoas e atividades.

A Trello permite a organização de projetos – em grupo ou individual – e ainda viabiliza o acompanhamento do desenvolvimento de cada uma das atividades em andamento pelos administradores da equipe.

Ainda, o aplicativo permite o envio de notificações via e-mail, a priorização de atividades, delegação de tarefas, compartilhamento de documentações, status das atividades, entre outras.

  1. Hootsuite

As redes sociais se tornaram extremamente importantes para o desenvolvimento de qualquer empresa e para a consolidação e estabilização dos empreendimentos, afinal ela permite uma aproximação maior com os consumidores e com as exigências do mercado.

Desta forma, o Hootsuite é uma ferramenta extremamente requisitada pelos gestores dos mais variados nichos. Isso porque, esse dispositivo realiza a automatização e aperfeiçoamento do engajamento com os clientes, em diferentes plataformas sociais.

Assim, esse único aplicativo proporciona o gerenciamento simultâneo de todas as páginas e contas nas redes sociais corporativas, possibilitando a resposta de comentários, o monitoramento de menções, agendamento de conteúdos e supervisão de hashtags.

  1. Plataformas de gerenciamento

As ferramentas de gerenciamento, como o CRM ou o ERP, são plataformas e softwares que permitem a compilação de informações variadas sobre os clientes – colhidas por meio das ações de marketing ou através de programas de fidelização com a máquininha de cartão –.

Essa junção das informações comerciais auxilia não somente na captação do público consumidor, mas também viabiliza uma melhora expressiva nos processos operacionais, na organização da empresa e na análise sobre a efetividade das ações internas.

O uso deste tipo de programa faz com que os gestores possam automatizar tarefas mais complexas e que demandam mais tempo, liberando os colaboradores para a realização de outras ações mais importantes.

Além disso, como ela centraliza informações dos mais variados setores da empresa – desde financeiro, marketing, vendas, acompanhamento pós-venda, RH e estoque –, os empresários são capazes de eliminar o retrabalho e aprimorar a comunicação interna. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas. 

Alerta_Hor_TracoPantoneNeg