Ninguém ignora o quanto a tecnologia faz parte de nossas vidas atualmente, seja no sentido profissional ou mesmo pessoal do termo. É por essa razão que precisamos falar sobre mecanismos de segurança como o backup de celular, hoje indispensável.

De fato, é mais comum ouvir falar sobre esse tipo de mecanismo de segurança de dados e informações no contexto de grandes companhias, em que chega-se a ter servidores que fazem backup e espelhamento triplo, com hospedagem em países diferentes.

Assim, quando uma empresa de projetos arquitetônicos sobe algum arquivo para a nuvem, por exemplo, ele imediatamente passa a ter três ou mais versões de salvamento, às vezes hospedadas até mesmo em continentes distintos.

Contudo, não é por conta dessa enorme demanda corporativa que o backup não seja igualmente importante em dispositivos menores, como o celular. Inclusive, tanto para empresas quanto para uso pessoal, ambos merecem atenção.

No caso da empresa, por razões muito parecidas com as de um servidor espelhado em vários países, que é a de que os dados corporativos são enormemente delicados. Em alguns casos, cabe à corporação guardar até a confidencialidade deles.

Por exemplo, depois da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), uma empresa pode ser multada em milhares ou até milhões de reais caso deixe uma informação qualquer de um cliente se extraviar, então veja a importância do tema.

Lembrando que, no caso do celular, isso continua sendo verdadeiro. Como quando um colaborador que entrega comida fit delivery sai da entidade com os dados do cliente, tornando-se responsáveis por ele até a volta.

Ou seja, o backup é igualmente importante no contexto de grandes, médias e pequenas empresas. No caso da pessoa física e do uso pessoal, também podem ocorrer prejuízos sérios, seja de valor sentimental ou mesmo financeiro.

Por essa razão é que deliberamos sobre escrever este artigo, explicando em detalhes tudo que precisa ser dito sobre a importância do backup de celular, como o seu conceito e características. Além, é claro, de dicas sobre como colocar em prática.

Inclusive, um dos aspectos mais interessantes deste assunto é que hoje os backups evoluíram de modo que podem ser feitos pelo próprio usuário 

Então você só precisa ir a uma assistência de manutenção de celulares caso seu dispositivo esteja com algum problema.

Deste modo, podemos dizer que se o interesse do leitor é compreender de vez como se dá a dimensão dos backups no celular, aprendendo conselhos práticos e conceitos imprescindíveis para o tema, basta que siga até o fim da leitura.

O que são backups, afinal?

Em termos técnicos, o backup nada mais é do que uma cópia de segurança gerada em cima de um arquivo qualquer, seja qual for a natureza dele.

Contudo, em termos de cultura tecnológica, é preciso fazer uma distinção essencial, que é a de que um backup profissional precisa estar arquivado em um dispositivo diferente do arquivo original, pois sem isso o nível de segurança seria muito baixo.

Ou seja, quando você copia e cola um arquivo da sua área de trabalho na pasta Documentos, mesmo que esteja duplicando os arquivos, isso não é exatamente um backup profissional, haja vista que ambos os arquivos continuam no mesmo dispositivo.

Seria como fazer uma cópia de um documento muito importante, mas guardá-lo na mesma pasta catálogo personalizada. No fundo, se algo acontecesse com a pasta, você perderia ambos, então seria preciso guardar a cópia em outro lugar.

Daí os níveis de segurança que mencionamos lá no começo, remetendo ao fato de que, hoje em dia, há servidores que vendem backups de espelhamento triplo, com hospedagem em três países ou até diferentes continentes.

No caso do celular, tudo isso se tornou igualmente urgente, pois hoje eles são verdadeiros computadores de mão graças aos smartphones, termo em inglês para “telefone inteligente”, ou, mais propriamente, “celular inteligente”.

Assim, os celulares ou smartphones atuais podem conter arquivos de todo tipo, tais como:

  • Fotos e vídeos
  • Documentos;
  • Músicas;
  • Trabalhos;
  • Slides;
  • E-books.

Enfim, trata-se de uma gama de formatos e multimídias que levam as pessoas a simplesmente acumularem arquivos de todos os níveis de importância.

Lembrando que os riscos a que um celular está exposto vão muito além do mau uso ou do defeito de fabricação. Realmente, uma pessoa pode excluir um arquivo sem querer ou ele pode parar de funcionar, mas há também outros riscos.

Por exemplo, o de extravio, já que é muito mais fácil alguém roubar um celular com o qual você sai à rua, do que um computador que você deixa parado em casa ou no escritório de um contador que faz abertura de empresas.

Ademais, engana-se quem pensa que, ao falar sobre isso, estamos sugerindo que você faça backups manuais e individualizados, de um arquivo por vez.

Na verdade, há todo um processo de automatização que permite fazer de modo coletivo e sem que você precise operar manualmente, como ficará claro abaixo.

Os vários tipos de backups

Ao falar desse assunto, também é fundamental trazer à tona que existem vários tipos diferentes de backups, e não apenas a ideia de copiar um arquivo e um local e colar em outro.

Na verdade, a escolha do tipo que será implementado é tão importante quanto a sua própria realização, já que se você vier a precisar do backup, não vai querer descobrir que escolheu a modalidade certa e por isso foi descoberto.

Pelo contrário, o melhor é compreender as modalidades e analisar uma a uma, sendo que a principal é a do backup total, que envolve todos os arquivos de um celular, desde a pasta de downloads e de fotos até a agenda do aparelho e as configurações de aplicativos.

Tanto isso é possível que, se repararmos, há alguns aplicativos que você pode abrir tanto do celular como do computador, e as funcionalidades são idênticas nos dois casos.

Por exemplo, a agenda de um terapeuta da área de clínicas de psicologia, que ele pode abrir do celular, do notebook, do tablet ou de onde preferir. Então, o backup total leva tudo isso em conta e espelha cada uma dessas frentes.

Outra modalidade é o backup incremental, em que se leva em consideração não apenas o espelhamento estanque, mas um arquivamento do histórico de uso, como se as alterações fossem se multiplicando em vários arquivos diferentes.

Já o backup diferencial dá um salto adiante e consegue distinguir entre arquivos alterados e inalterados, criando um verdadeiro mosaico de atualizações e de espelhamentos que garantem uma administração muito mais segura.

Por que o backup é tão importante?

Até aqui já ficou claro por quais motivos você deve fazer backups do seu celular, já que ali você guarda desde fotos especiais até documentos pessoais.

Mas tem outra razão que seria interessante abordar de modo mais enfático, que é a questão de que ao fazer um backup, cria-se um costume disciplinado que gera efeitos em toda sua personalidade, resultando em um perfil mais responsável.

Não seria exagero dizer que uma pessoa que faz backups também deve ser organizada em sua vida pessoal, profissional e até financeira.

De fato, ela pode não trabalhar na área de consultoria financeira, mas com essa disciplina bem que pode aprender a economizar, poupar e até investir seu dinheiro.

Sem falar que com isso você minimiza ou praticamente mitiga totalmente o risco de falhas humanas e até tecnológicas. Ou seja, você pode cometer um erro e até o celular dar mau uso, mas bastará abrir o servidor e resgatar a última versão do arquivo.

Além disso, os celulares também são conhecidos por terem novidades constantes em termos de aplicativos e até de atualizações do sistema. Neste caso, você também fica muito mais tranquilo de poder atualizar seu sistema sem nenhuma preocupação maior.

Passo a passo de como fazer

Hoje em dia, existem três sistemas operacionais principais rodando nos celulares e smartphones brasileiros, que são o do Android, o do iPhone e o do Windows Mobile, também chamado de Windows Phone.

No caso do Android, basta ir em configurações, opção “fazer backup e redefinir” e ativar a funcionalidade. O segredo é informar uma conta com um e-mail de total segurança sua, pois é ali que tudo será arquivado.

No caso de uma empresa de locação ônibus, por exemplo, o e-mail pode ser pago e ter um espaço bem maior. Mas as versões gratuitas costumam ser menores.

Para o iPhone, existe uma plataforma exclusiva que já pensa nisso, que é a do iCloud, então só de ter um aparelho desses você já tem direito a espelhá-lo no servidor, bastando para isso ir nos ajustes do telefone e acionar o “Backup do iCloud”.

Já o Windows Phone segue a linha do Android, demandando um e-mail para arquivamento. Seu diferencial é permitir selecionar em detalhes quais arquivos e pastas você quer espelhar.

Considerações finais

Em tempos tão tecnológicos quanto os nossos, é fundamental falar sobre medidas de segurança para que nossos dados não se extraviem ou danifiquem.

No caso do celular, o mais indicado é fazer um backup completo com espelhamento em algum e-mail ou servidor diferente do aparelho. Com as dicas dadas acima, é possível fazer isso facilmente de modo bem mais prático e seguro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Alerta Security