Com avanço da tecnologia, os setores odontológicos ficaram cada vez mais otimizados e próximos de seu público.

Para se ter uma ideia, os atendimentos mudaram com a inserção de novas máquinas; já a percepção da sociedade sobre odontologia também vem mudando diariamente com a proximidade trazida pelas redes. 

Apesar de todos esses avanços terem facilitado o trabalho, a presença da tecnologia também criou a necessidade da outros setores nas empresas, bem como o entendimento do funcionamento dos equipamentos.

Assim, a adaptação a esses meios para garantir o bom funcionamento das ferramentas e a otimização dos espaços se tornou essencial.

Por esse motivo, neste artigo explicaremos a importância de uma boa gestão de TI na odontologia. 

TI e odontologia: relação entre as áreas 

Para que seja possível entender qual a importância do TI e sua relação com o segmento de odontologia, é necessário explicar o que é o setor e qual é a sua principal função. 

Há alguns anos esse profissional era visto como importante por resolver problemas técnicos relacionados às máquinas e softwares.

Hoje, com a evolução do mercado, esse profissional tem o poder de impactar diretamente nas estratégias competitivas, de marketing e de organização da empresa.

Isso ocorre porque, na prática, o profissional de TI é o responsável por gerenciar informações e a organização do local, criando e distribuindo dados nas redes de computadores.

Além disso, ele precisa lidar com todo o processamento de dados, análise dessas informações, engenharia de suporte, e desenvolvimento e auxílio ao funcionamento de softwares. 

Desse modo, como dito anteriormente, os profissionais dessa área não são responsáveis apenas pelas redes de computadores mas pela rotina dos empreendimentos e pela presença online da marca.

Por esse motivo, o perfil desse profissional deve agregar todos os aspectos técnicos da área. 

Mais ainda, é preciso que ele tenha conhecimento sobre o ambiente, gestão estratégica, conhecer os processos e a cultura organizacional da clínica, de modo que as ferramentas sejam as mais adequadas para atingir os objetivos do local.

Clínica odontológica e as vantagens da gestão de TI

Para que a compreensão sobre a importância de cada uma das funções desse profissional seja ainda mais clara, confira a seguir uma lista com as contribuições que ele pode fazer pela sua clínica:

  1. Otimização da rotina

Um profissional de TI pode gerenciar um software para o uso da clínica odontológica, visando atender às necessidades específicas desse ambiente.

Contudo, para a criação de uma ferramenta altamente eficaz, é necessário que o responsável conheça as demandas e a rotina da clínica.

Desse modo, por meio do software, o doutor e os funcionários podem agendar os procedimentos no decorrer do mês, como a manutenção de um aparelho invisível, de modo otimizado e na palma da mão.

Isso porque a plataforma pode integrar as escalas dos profissionais e os horários disponíveis para atendimento da clínica. Mais ainda, as informações podem ser acessadas em qualquer lugar e em aparelhos como computadores e celulares.

Dentre as vantagens de trabalhar com uma ferramenta digital é a facilidade de manuseio, mensuração dos atendimentos realizados, acesso rápido às informações dos pacientes e melhora do planejamento orçamentário e das escalas.

Além disso, há a simplificação e agilidade do agendamento de processos mais complexos, como a montagem de um aparelho ortodôntico.

  1. Gestão estratégica

O mercado avança constantemente e, com um acesso mais amplo da internet, hoje os pacientes podem escolher entre a consulta no seu consultório ou em diversos outros locais – de acordo com a visibilidade e serviços da marca.

Assim, ter um profissional de TI trabalhando junto com a sua equipe se torna uma ferramenta chave para a criação e gestão de estratégias diversas para a identificação e fidelização de clientes, atingindo um número maior do público-alvo.

Para se ter uma ideia, a área de marketing consegue atuar com facilidade nas redes sociais, sites e blogs para promover o trabalho da clínica. 

Contudo, com o auxílio de um profissional de TI, eles conseguem ter métricas precisas sobre o número de acessos da página, auxiliando na definição de estratégias mais eficazes para alavancar a marca nas ferramentas de busca por meio do SEO – por exemplo.

Desse modo, com ferramentas de busca e as estratégias SEO implementadas em sua clínica, pesquisas voltadas a implante dentário possibilitam direcionar o internauta que procura por esse serviços diretamente para sua página.

  1. Controle de processos, estratégias e gestão de materiais

Com o conhecimento dos processos e da organização da clínica e seus materiais, o profissional pode encontrar as ferramentas mais adequadas para auxiliar no controle de peças no inventário da clínica. 

Do mesmo modo, ele pode desenvolver com equipe de comunicação propostas que unem o digital com a formatação de páginas para as redes sociais e sites, atraindo possíveis clientes para implante dentário valor e resolvendo problemas de forma digital.

Apesar dessas funções poderem ser realizadas por outros setores, o auxílio e o trabalho em conjunto com um profissional de TI é importante para programar e organizar tais ferramentas, além de entender as métricas para ajustes dos softwares e do alcance do público.

O profissional de TI irá ordenar os funcionários?

De acordo com os interesses da clínica, é possível definir qual a organização desse profissional na empresa para otimização dos serviços.

Isso ocorre porque o TI é um setor estratégico, que visa atender os objetivos e metas traçadas pela clínica para o decorrer de um determinado período. 

Ou seja, o profissional pode atuar como técnico e/ou conselheiro do seu consultório, trabalhando em conjunto com a equipe para trazer bons resultados na captação de clientes, por exemplo.

Por isso é extremamente importante que a comunicação entre o setor de TI e a gestão seja clara e objetiva, para que todos trabalhem em prol do mesmo resultado.

Além disso, a gestão pode incluir: 

  • Avaliação do desempenho dos serviços;
  • Promoção e otimização da presença digital;
  • Aumento e manutenção da satisfação dos clientes;
  • Suporte dos processos organizacionais;
  • Aumento do olhar do uso do TI de modo estratégico;
  • Alcance otimizado dos objetivos da empresa.

Os benefícios de inserir a tecnologia para a rotina, organização, traçar estratégias e alcançar os objetivos de uma clínica são diversos, principalmente nesse momento de pandemia.

Além disso, para quem deseja iniciar um negócio nesse momento, planejar o empreendimento já considerando a área de T.I, definindo as funções e os responsáveis por gerir e promover os os processos, se torna fundamental no contexto digital em que vivemos.

Assim, não hesite em fazer uma gestão tecnológica do seu negócio – esteja ele funcionando ou sendo inaugurado.

Afinal, contar com um especialista de T.I para programar e gerir sistemas e programas auxiliará na criação do empreendimento e execução das rotinas, além de otimizar e promover o sucesso do seu negócio. 

Conteúdo produzido por Dayane Goes, redatora da rede Clínica Ideal.