Todos os profissionais de TI sabem que equipamentos e softwares de última geração e atualizados não tornam uma organização 100% imune a erros, para auxiliar todos os sistemas de uma organização devem ser feito o monitoramento, evitando interrupções que prejudiquem a utilização de aplicativos.

Vamos entender por que uma infraestrutura de redes deve possuir um acompanhamento periódico possibilitando ter um melhor desempenho. Vamos descobrir qual a importância de um monitoramento de infraestrutura e ativos de TI!

1 – Por dentro da sua rede

Através do monitoramento da sua infraestrutura, todos os responsáveis pela TI são informados sobre possíveis incidentes através de alertas pré-programados.  Isso envolve toda a equipe em resolver o incidente e melhorar o desempenho a partir de qualquer lugar.

Caso sua infraestrutura apresente um incidente de madrugada um colaborador poderá solucionar o problema imediatamente de maneira remota. O serviço de correção de logs é assertivo quando o incidente foi detectado e mapeado.

2 – Facilitando correções

Com o monitoramento pró ativo de ativos de TI, tornamos as correções de incidentes mais rápida e assertiva. É possível detectar eventos fora do patrão assim que ocorrerem, otimizando o tempo para corrigi-lo.

3 – Identificando tendências

O ZABBIX é uma ferramenta que se transforma no braço direito do Gestor de TI em tomadas de decisões corporativas. Ajudando a tomar decisões em investimentos ou redução de custos, sempre com métricas e com projeções futuras.

4 – Planeje sua rede com calma

Quando equipamentos começam a apresentar falhas constantes prejudicando tarefas isso quer dizer que a sua empresa perdeu o momento de substitui-lo. Através de um monitoramento, a equipe de TI será capaz de programar manutenções e investimentos, prevenindo assim problemas futuros.

Desta forma evitamos que a rede trabalhe com capacidade máxima por muito tempo. Com isso conseguimos realizar o planejamento de investimentos com mais tranquilidade e sem grandes impactos no orçamento.

5 – Fácil Visualização

Uma das grandes dificuldades da área de TI é explicar questões técnicas a alta gestão da empresa. E realizar o monitoramento com ferramentas especializadas facilita a visualização do desempenho dos pontos críticos, favorecendo a tomada de decisão entre todas as áreas do negócio.

Tudo isso torna o trabalho da equipe de TI mais estratégico.

6 – Ferramenta para monitoramento de Redes

Para gerenciar e analisar toda a infraestrutura da sua organizações é preciso possuir uma ferramenta que provem soluções que apoiem a gestão de TI fornecendo flexibilidade, agilidade, capacidade de crescimento e customização disponibilizando formas de visualização dinâmica e intuitiva dos dados coletados. Para levar estas e outra funcionalidades trabalhamos com a empresa ZABBIX SIA, assim levando uma ferramenta de nível Enterprise a sua organização.