Em um cenário com mercados cada vez mais competitivos, é preciso trabalhar toda a estrutura de uma empresa para que ela seja otimizada, sem gargalos ou perdas. Quando a redução de custos é colocada em pauta, muito se pensa sobre diminuição de investimentos, corte de pessoal, fechamento de departamentos e sobrecarga de trabalho.
A releitura interna para criar foco nas atividades importantes, a redução de custos não está diretamente ligada a perda de qualidade.
Esse tipo de visão deve ser aplicada em todos os departamentos de uma organização, sempre. E na sua empresa, isso tem sido feito de forma eficaz? A economia está sendo feita de maneira correta?
No artigo de hoje vamos falar sobre seis dicas para reduzir custos na área de TI.
Profissionalize os serviços
Qual é o tipo de serviço que a sua empresa presta? Ela é mais voltada para à prevenção de custos ou mais focada em inovação? Estamos falando de um negócio voltado ao atendimento ao cliente?
É preciso admitir que uma fragmentação na prestação de serviços pode não ser algo interessante a longo prazo. Já que são grandes as chances de a sua empresa não conseguir se transformar em uma especialista.
Em todo o caso, porque não focar em apenas uma área? Isso gera economia financeira ao passo de gerar mais desempenho e, por consequência, mais negócios.
Treine seus funcionários
Os profissionais devem ser mais integrados aos negócios da empresa. E a responsabilidade e o comprometimento devem ser incorporados no dia a dia.
Outro ponto importante é o treinamento frequente, para que o nível técnico da equipe seja alto e o funcionário consiga lidar diretamente com clientes e fornecedores.
A adoção de uma ideologia de proatividade deve ser abraçada, o que refletirá no aumento da produtividade e não na redução da equipe.
Virtualize seus servidores
Você já ouviu falar em virtualização? Ao invés do alto investimento em servidores locais, por que não utilizar a nuvem e todas as vantagem que ela oferece?
Uma delas é ter acesso a software e hardware de altíssimo desempenho por apenas uma fração do preço. Tudo é utilizado como serviço – da mesma forma que se faz com uma conta de água ou de luz.
Organize seu pessoal
Com todos aqueles departamentos diferentes sob o mesmo teto, por que não melhorar a colaboração entre eles?
O departamento de TI pode ser utilizado não apenas em serviços de tecnologia, mas também de inovação. Incentive o trabalho em conjunto com executivos e clientes, com isso você pode melhorar o desempenho da sua empresa.
Incentive a redução de custos
A sua empresa investe muito nos ativos dos colaboradores? Uma boa forma de aumentar a produtividade é a adoção do BYOD – ou “traga o seu próprio dispositivo”.
Os funcionários passam a utilizar o seu próprio dispositivo no trabalho, sendo que a empresa pode até incentivar financeiramente essa modalidade. No fim é mais barato do que máquinas novas, principalmente se utilizadas em conjunto com a nuvem.
Identifique os perfis dos funcionários
Com todo esse trabalho de relocação de recursos, é possível visualizar a ação de alguns personagens, como aquele sujeito que abraça a ideia perante os que se mostram indiferentes. Fique atento, pois essa pessoa precisa ser identificada, já que é um indivíduo mais valioso que o regular para seu o negócio.
Como você pode ver, existem sim algumas opções para reduzir os custos do seu departamento de TI. Algumas delas podem inclusive melhorar o seu negócio. Se você gostou desse artigo, não esqueça de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais.