Atualmente quando se fala em segurança é possível subdividir o assunto em diferentes tópicos. Pode-se falar sobre segurança patrimonial, de informações e dados, segurança no trabalho, financeira dentre tantas outras variações do tema.

Dentro de uma organização a preocupação com a segurança está desde o controle de acesso às dependências da empresa até sistemas de segurança para proteção de dados. 

Um dos principais desafios para muitas empresas, sejam elas do ramo tecnológico ou de plataforma niveladora de doca é, simplesmente, manter a segurança em seus sites e outros quesitos referentes à internet, por exemplo. 

A taxa de mudança – tanto em termos de inovação em tecnologia de segurança, ameaças, vulnerabilidades e requisitos de conformidade – pode ser gigantesca. 

E foi pensando nisso que elaboramos esse conteúdo para te ajudar e dar dicas de tecnologias para o setor de segurança! Então, para saber melhor sobre o tema, fique com a gente.

1- Aprenda com os erros

A segurança no setor de TI aprende no dia a dia. A melhor maneira de aprender sobre as últimas inovações e melhores práticas é interagindo com outras pessoas que fazem o trabalho. 

Há empresas importantes que oferecem aos clientes e a outros da indústria, várias oportunidades para se envolverem e entenderem superficialmente sobre o nicho. No caso mais aprofundado, assim como ocorre com o ramo de martelete demolidor, todos os erros são transformados em ideais para melhorias.

Então, nada aqui é em vão.

2- Experiência do usuário

A maioria das grandes organizações de segurança executa até 40 ou 50 tecnologias. É impossível para qualquer uma delas (não importa o tamanho da equipe ou o orçamento), manter tudo isso funcionando sem problemas. 

Portanto, a dica aqui é que as pessoas desenvolvam uma experiência interessante em 4 ou 5 tecnologias dentro do conjunto de habilidades existentes entre seus colaboradores. A melhor maneira de manter uma experiência em um conjunto de produtos específico de segurança é por meio de treinamento contínuo. Pois é desta forma que você verá mais sobre a solução. 

Use tecnologias como Zoom para participar de sessões de treinamento, conferências de usuários e outros eventos patrocinados pelo fornecedor para acompanhar a inovação do produto.

3- Use a infraestrutura tecnológica a seu favor

Você pode não ser um especialista em todas as áreas de segurança, mas vale a pena notar que dá para ser um administrador da sua própria infraestrutura. 

Em uma empresa de etiquetas personalizadas, por exemplo, o treinamento personalizado permite que se obtenha conhecimento e diversas ideias sobre como uma solução funciona em seu ambiente específico.

Além disso, é possível investir em biometria, sistemas de vídeo com reconhecimento de placas veiculares e facial e até mesmo implementar o uso de drones como formas de facilitar a operação e aumentar a segurança do ambiente.

4. Dispositivos de tecnologia dentro dos objetivos de seu negócio

Mais importante ainda, os profissionais de segurança precisam aumentar seu conhecimento e perspicácia na estratégia de negócios. Ninguém precisa ter um MBA para ser um executivo de segurança, mas dá para entender como alinhar seu programa aos objetivos de negócios. 

Nos dias de hoje é fácil encontrar cursos e treinamentos gratuitos em institutos renomados e outras associações para ajudá-lo a aprimorar e deixá-lo mais tranquilo em seu dia a dia.

Com tudo isso dito, é importante frisar que o mais adequado é contratar uma empresa experiente e confiável. Porém, aqui, trouxemos estas dicas para quem ainda não tem o aporte financeiro para tal movimento.

Vamos tirar as ideias do papel e colocá-las em prática? Se gostou do conteúdo, curta e compartilhe em suas redes sociais. Isso nos ajuda a propagar novas matérias gratuitas para você!

Este conteúdo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais

Alerta Security