A segurança sempre foi uma das principais prioridades dentro das empresas. Afinal de contas, ela está relacionada diretamente com a preservação da saúde e do bem-estar dos colaboradores de uma empresa.

Especialmente para os funcionários que atuam em setores operacionais, como indústrias, empresas de modernização de elevadores, construtoras, entre outras, por exemplo, cuidar da segurança é ainda mais relevante, além de ser uma obrigação da companhia.

No entanto, em contrapartida, um dos maiores desafios dos gestores é criar um ambiente de trabalho mais seguro.

A partir daí, a tecnologia surge para que o setor de segurança tenha novos meios de implementar soluções no seu negócio.

Pensando nisso, nós elaboramos este post e vamos te mostrar quais são as principais tecnologias desenvolvidas pelo setor de segurança para tornar o seu ambiente de trabalho mais seguro e qualificado.

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

Como a tecnologia pode melhorar a segurança no local de trabalho?

Muitas pessoas que a tecnologia é apenas um dos meios de aumentar a produtividade do trabalhador e otimizar os processos de uma empresa. No entanto, na prática, ela é bem mais complexa e abrange diversos aspectos.

Sendo assim, a tecnologia também pode – e deve – ser empregada para os fins de saúde e segurança. Inclusive, essa ideia já vem ganhando muita força ao longos dos últimos anos.

Cada vez mais, é possível perceber trabalhadores e colaboradores recorrendo à diversos tipos tipos de softwares de segurança do trabalho, que por sua vez, permitem relatórios precisos e reduzem as chances de acidentes ocupacionais, doenças, entre outros.

Isso vale para todos os tipos de negócios, como comércios, indústrias de sensor de temperatura e umidade, agências, entre outros.

Quais são as tecnologias implementadas no setor de segurança?

Agora que você já sabe do potencial da tecnologia para melhorar a segurança do seu negócio, vamos ver abaixo algumas das tecnologias mais utilizadas abaixo. Confira:

1. Sistema de vídeo

Uma das primeiras maneiras de implementar a sua segurança com a tecnologia é por meio do monitoramento com câmeras de vigilância.

As imagens podem ser monitoradas em tempo real e vistas pela tela de celulares, computadores, entre outros. Além disso, há sistemas de vídeos que utilizam a IA para focar em placa de carros, entre outros.

2. Integração de sistemas

Também é possível fazer com que diversos sistemas de segurança conversem e interajam entre si.

Uma empresa de SPDA para raio pode integrar o sistema de vídeo com os sistemas de alarme, por exemplo.

Como resultado, a sua empresa pode se tornar ainda mais segura e automatizada, diminuindo as chances de invasão.

A integração também podem ser feitas por meio de sistemas online, com o objetivo de promover a segurança da informação.

3. Controle de acesso

Por fim, mais um meio de garantir a proteção da sua empresa com a tecnologia é o controle de acesso.

Ele é um software que acompanha, em tempo real, quem entra e sai do estabelecimento, além de fazer com que somente pessoas autorizadas tenham acesso à empresa ou a áreas críticas dela.

Agora que você já sabe sobre como é possível utilizar a tecnologia em seu negócio, o que acha de aplicar esses sistemas e ter sucesso?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.