Hoje organizações públicas e privadas estão adotando a cloud computing, que de acordo com estudo da GlobalData, movimentará receitas de US$ 2,5 bilhões até 2021, sendo usado por cerca de 94% das empresas brasileiras, aumentando a necessidade da segurança em nuvem.

Outro estudo realizado no Brasil pela HDI AGOV, revelou que hoje cerca de 30% das instituições das diversas instâncias utilizam tecnologia de cloud computing, enquanto 35% estão em fase de análise de investimento nesta direção.

Se analisarmos o modelo tradicional de computação, em que usuários e empresas precisam investir em downloads, hardwares, sistemas operacionais e softwares para conseguir algum tipo de aplicação, é fácil entender o porquê de a computação em nuvem ter se tornado tão popular. Mas o que é a segurança em nuvem?

O que é a segurança em nuvem?

Quando se pensa em segurança em nuvem, também pensamos em entrega mais rápida de serviços e funcionalidades. Porém tudo isso leva ao crescimento da preocupação quando se fala em proteção de informações essenciais contra roubo, vazamento de dados e exclusão.

A computação em nuvem trouxe inúmeras vantagens para as infraestruturas organizacionais, e serve para controle de diferentes tipos de arquivos com os quais a equipe trabalha. Isso porque, a medida em que a tecnologia avança, surgem mais recursos que servem justamente para sofisticar as ações.

Sem contar que com a adoção da cloud computing é possível reduzir custos com infraestrutura, uma vez que elimina os gastos com compras, instalação e manutenção de hardware e software. Além de possibilitar que colaboradores trabalhem remotamente podendo acessar todos os dados de qualquer aparelho conectado a internet. Além disso, podemos citar a qualidade da segurança, a atualização automática do servidor, a usabilidade das plataformas, os serviços de assistência técnica e backups são uma vantagem competitiva para quem adere a cloud computing

Simplificando, a computação em nuvem é a entrega de serviços de computação pela Internet (“a nuvem”) para oferecer inovação mais rápida, recursos flexíveis e economia de escala.

Normalmente, você paga apenas pelos serviços de nuvem que utiliza, ajudando a reduzir seus custos operacionais, executar sua infraestrutura com mais eficiência e dimensionar conforme suas necessidades de negócios mudam.

Com a cloud computing é possível contar com soluções seguras e inovadoras em relação a isso e manter o que diz respeito à sua empresa sob controle.