A nova atualização em termos de qualidade e velocidade do sinal de internet, o 5G é um tema sob calorosa atenção do público nos últimos anos. 

Seu impacto sobre a tecnologia atual e as oportunidades que se abrem são os principais pontos de discussão. 

A quinta versão dos padrões de rede para dispositivos móveis e desktop, surge para pavimentar o caminho na direção da Internet das Coisas, o advento que vai marcar a transição da sociedade 4.0 para 5.0. 

A criação da internet é um momento histórico digno da criação da escrita, fase que transformou as sociedades nômades em civilizações organizadas em estruturas mais complexas, com uma geração de riqueza significativamente maior. 

Entender o impacto do 5G para o desenvolvimento das novas tecnologias e para a transformação das relações humanas é imprescindível para indivíduos e empresas, um ponto chave para traçar o rumo do futuro mais próximo. 

A internet como fronteira histórica

Muitos foram os eventos dignos de sinalizar o final de uma era e o início de outra. Segundo a historiografia oficial, a sociedade 4.0.

Isto é, o modelo civilizacional da atualidade, se encontra a idade contemporânea, iniciada em 1789. 

O evento que marca a transformação é a Revolução Francesa, uma entre as muitas revoluções que se seguem e auxiliam a criar o ambiente político, demográfico e econômico dos últimos duzentos anos. 

As discussões voltadas para a historiografia se questionam se o lançamento da internet não seria um fenômeno digno de demarcar o final de uma era que perdura por séculos e o início de outra, totalmente nova.

Em três décadas de atuação, a web viabilizou: 

  • A comunicação instantânea entre indivíduos de qualquer continente; 
  • O acesso livre, em tempo real, de volumes de dados inéditos; 
  • A criação de interfaces e simulações altamente realistas; 
  • A automação de processos manuais industriais e domésticos. 

A internet viabilizou o desenvolvimento da inteligência artificial, com efeitos incalculáveis para a indústria de diversos setores. 

Tarefas repetitivas e perigosas hoje são realizadas exclusivamente por maquinário, aumentando a capacidade produtiva. 

Isso se traduz em produtos mais baratos, mais eficientes, malhas logísticas mais seguras, métodos de atendimento personalizados, como delivery de mercado, e todo um avanço que viabilizou a multiplicação de elementos no mercado internacional. 

Os estudos em aprendizado de máquina, além da automação industrial, gerou benefícios incalculáveis para a Medicina com as Redes Neurais, a grande promessa para a Psiquiatria e Neurologia, capaz de promover avanços inéditos nos cuidados da mente. 

Em todo caso, os efeitos da internet nas sociedades em muito superam muitos fenômenos considerados marcos do surgimento de uma nova era, colocando a Revolução Tecnológica como a revolução das revoluções no contexto moderno.

A Internet das Coisas, avançando o projeto de automação doméstica, propõe a expansão deste legado pela inserção de inteligência artificial em dispositivos de todo tipo. 

Contudo, alguns desafios se exibem no cenário global do acesso à internet, como: 

  • Cobertura de baixa qualidade em regiões pobres; 
  • Falta de infraestrutura em regiões rurais ou desérticas; 
  • Insuficiência na distribuição diante do aumento de dispositivos; 
  • Falhas de segurança na transmissão e compartilhamento de dados. 

O 5G traz consigo uma série de atualizações em termos de qualidade e potência do sinal, capaz de suportar as novas versões do smartphone, computador, dos eletrodomésticos inteligentes e serviços de câmera de monitoramento pelo celular

Velocidade na transmissão de dados

O 5G é um padrão de sinal de internet voltado aos dispositivos móveis, isto é, as conexões sem fio. 

O grande problema enfrentado por esta modalidade de rede, até o modelo 4G, é a velocidade de transmissão de dados, inferior à conexão por cabo. 

As conexões de rede sem fio usadas atualmente, o 3G e o 4G, apresentam uma velocidade de transmissão de 10 e 100 megabits por segundo, respectivamente. 

O bit, que não deve ser confundido com o byte, é a unidade de transferência de dados em rede. 

O 5G, por sua vez, apresenta uma velocidade de dados que atinge os 20 gigabits de transferência por segundo, ultrapassando sua predecessora em 20 vezes quanto à velocidade, facilitando a automação de uma clínica médica integrada, por exemplo. 

Capacidade de distribuição do sinal 

Além da velocidade, os desafios para o acesso global à internet de qualidade também nascem da capacidade de distribuição do sinal. 

Resgatando o conceito de Internet das Coisas e sociedade 5.0, as projeções futuras de consumo ganham perspectiva. 

A sociedade 5.0 é conectada a um nível mais profundo do que o encontrado nos polos tecnológicos do mundo. 

Funciona sob a ideia da WEB como uma extensão da realidade, completamente integrada a tudo que faz parte dela. 

Portanto, a substituição dos eletrodomésticos comuns, de aparelhos analógicos e até roupas por versões conectadas à internet, com sistema operacional integrado, pode dobrar ou triplicar o número de dispositivos por área. 

A atual conexão 4G tem capacidade de suportar cem mil dispositivos por quilômetro quadrado. 

O 5G, por sua vez, expande a distribuição para o máximo de um milhão de dispositivos conectados, tornando sua instalação prioritária em grandes metrópoles. 

Uma assistência técnica iPhone já manipula aparelhos com capacidade de captar o sinal 5G, implementado desde 2018, com dimensão de cobertura crescente desde então. 

Outras vantagens do 5G 

O 5G é uma atualização essencial para o desenvolvimento da indústria de tecnologia, atendendo a demandas domésticas e empresariais. 

As mudanças em termos de conexão e capacidade pavimentam o espaço para acelerar a automação de processos. 

Tanto no contexto das organizações quanto na realidade residencial, a nova rede pode melhorar a qualidade de chamadas ao vivo em uma aula de violão ou o compartilhamento de dados em grandes complexos industriais. 

Qualidade para streaming e transmissões ao vivo

A velocidade da conexão à internet tem grande impacto sobre a qualidade de transmissão de material audiovisual, sob a forma de filmes, séries e programas em plataformas de streaming ou transmissões ao vivo, abertas ao público ou privadas. 

Os serviços de streaming ganharam a preferência do público nos últimos anos, um processo marcado pela versatilidade de uso em múltiplos dispositivos, a computação em nuvem que dispensa o download de programas, o baixo custo e extenso catálogo. 

No contexto empresarial, a mudança pode acelerar a digitalização de processos de negociação e venda em muitos setores de bens duráveis, marcados por um grande intervalo entre a prospecção e a venda, como corretor de imóveis, por exemplo.

Nesses casos, a transformação de metade ou mais da metade dos processos de negociação em atividades online, pode reduzir muito o custo de aquisição do cliente, aumentando o capital de giro das empresas e tornando a experiência mais confortável.

Melhor aproveitamento de bateria

A duração das baterias é uma questão muito mencionada pela indústria que trabalha com a introdução de sistemas operacionais e inteligência artificial em diversos aparelhos. Uma vez dispensado o fio, a bateria torna-se o coração do dispositivo. 

Manter baterias de lítio em smartphones e aparelhos domésticos durando por mais tempo é um objetivo facilitado pela tecnologia 5G, um efeito causado pela maior estabilidade e velocidade do sinal, gerando uma redução no consumo de energia. 

O aproveitamento de bateria gerado pelo 5G abre oportunidades para o lançamento de versões mais completas de relógios inteligentes, soluções de automação para a limpeza residencial e industrial, agenda escolar personalizada para instituições, entre outros. 

Mapas e soluções de rastreamento mais precisas

A conexão 5G também traz benefícios para o campo geográfico e cartográfico. Os mapas ganham camadas mais realistas, detalhes maiores e atualizações mais constantes, melhorando o trabalho de localização online. 

Ferramentas como GPS, bem como qualquer dispositivo que empregue o rastreamento do usuário, podem surgir em versões ainda mais precisas com a tecnologia 5G. 

A mudança pode aumentar a segurança para a movimentação bancária portátil e carteiras virtuais. 

Neste contexto, soluções em logística para pequenos negócios, como a venda de bolo caseiro artesanal, reduzem seu percentual de erros na entrega, melhorando a satisfação do usuário e a competitividade da organização. 

Conclusão

Sendo assim, o 5G é uma atualização de extrema importância para o desenvolvimento dos dispositivos conectados à internet. 

As transformações provenientes desta nova tecnologia viabiliza a construção de aparelhos mais potentes e funcionais. 

Com a plena expansão da inteligência artificial, computação em nuvem e sistemas operacionais instalados em máquinas tradicionalmente analógicas, o 5G é uma demanda necessária para a transmissão de rede sem fio. 

Além de melhorar, diretamente, a experiência do usuário, o 5G gera efeitos em cadeia na qualidade e acessibilidade de muitos produtos e serviços, uma vez que atua em benefício da indústria, aumentando a produtividade das empresas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Tags Categorias Artigos
Alerta Security