Um mês após ataque hacker, a Atento SA, uma das maiores empresas de Call Center do mundo, informou nesta quarta-feira (17) que as operações da unidade de São José dos Campos estão sendo “retomadas gradativamente”.

Atento foi atingida por um ataque no dia 17 de outubro, paralisando totalmente o atendimento na unidade de São José. Funcionários relataram a reportagem que os sistemas de atendimento estavam inoperantes e que até os sistemas das catracas de entrada não estavam funcionando.

Com o atendimento paralisado, os trabalhadores foram transferidos para unidades de atendimento das empresas atendidas, como é o caso da EDP, concessionária de energia elétrica da cidade.

Segundo os funcionários, desde a última segunda-feira (15), partes das equipes de atendimento retomaram ao trabalho presencial na unidade, assim como a retomada de parte dos sistemas operacionais.

A Atento não detalhou como está sendo feita a retomada e nem o tipo de ataque hacker sofrido.

Em nota enviada a OVALE em outubro, a empresa assumiu que foi alvo de um ataque no Brasil e que isolou os sistemas operacionais visando proteger os dados e sistemas de seus clientes. A empresa ainda afirmou que as investigações sobre o ocorrido estão em andamento, juntamente com as autoridades competentes, para tomar as medidas cabíveis.

“A empresa reforça que a ameaça foi contida rapidamente e nas primeiras 24h foi possível iniciar o fornecimento de serviço com limitações para alguns clientes. Neste momento, as operações do data center já foram retomadas e a companhia começará a retomar progressivamente mais serviços”, diz trecho da nota.

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