No ramo da saúde, a área de TI (Tecnologia da Informação) deixou de ser apenas uma estratégia de crescimento e se tornou responsável pela qualidade do atendimento.

Ao contratar um profissional especializado nesse setor, você facilita a tomada de decisões do consultório, assim como a experiência do seu paciente.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para que você saiba sobre as tendências e melhorias apresentadas pela área de TI e assim saber como aplicá-las na sua clínica.

Qual a importância do TI na área da saúde?

Antes de entender sobre os avanços que essa tecnologia tem trazido, é crucial saber qual a importância que ela tem na área da saúde.

Veja bem, desde o atendimento dos seus pacientes até a realização do procedimento todo cuidado e gentileza é pouco para garantir a satisfação do seu cliente.

A área de TI na saúde auxilia em pontos que podem ajudar na influência e impressão sobre o seu consultório.

Para isso, ele pode estar presente desde os prontuários eletrônicos até os robôs para procedimentos cirúrgicos que trazem mais confiança, velocidade e precisão aos processos mais delicados.

Justamente por isso que grande parte das empresas têm apostado cada dia mais no virtual para facilitar a rotina e a vida dos seus pacientes.

Além disso, a área de TI também consegue oferecer ainda mais vantagens ao setor odontológico e da saúde. Confira nos tópicos a seguir:

  1. Mais segurança para os seus dados

O  mundo está em evolução constante e com certeza quem tem liderado essas mudanças é a tecnologia.

Antigamente para guardar os dados dos seus pacientes filiados ou não ao seu convênio dentário, essas informações eram armazenadas em agendas e arquivos físicos, sendo alguns também acessados pelos computadores.

Contudo, com toda a evolução da tecnologia, hoje é impossível passar um dia sem usar as facilidades que ela propõe, o mesmo aconteceu na rotina dos consultórios.

Utilizando a área de TI nessa tarefa, as informações ficam guardadas com muito mais segurança sendo liberadas apenas para os profissionais autorizados, evitando perda de informações e futuros problemas.

Com a inovação de guardar informações na nuvem, além de ganhar mais segurança os profissionais conseguem um “espaço maior” para armazenamento, tornando os dados dos pacientes cada vez mais completos.

  1. Auxílio na gestão 

Ter um negócio não é fácil, principalmente se você for um empreendedor e estiver lidando com todos os processos e burocracias sozinho.

Uma das tarefas mais complicadas é a gestão, principalmente financeira da sua clínica ou consultório.

Para isso, um profissional de TI poderá escolher/desenvolver o melhor sistema de gestão para o seu negócio, evitando informações desnecessárias e tornando essa tarefa mais fácil e objetiva.

Dessa maneira você terá mais tempo para avaliar de forma crítica todas as etapas da sua clínica sem se preocupar com as finanças.

Por exemplo, você pode avaliar qual a diferença dos seus serviços em relação aos outros convênios odontológicos oferecidos no mercado, para assim estar sempre em evolução e implementar parcerias benéficas ao seu negócio.

  1. Mais eficiência

Levando em conta que agora todas as informações estão preservadas em um único lugar, que é a nuvem, fica muito mais de encontrá-las – o que ajuda a economizar tempo.

Esse sistema de gestão escolhido, além de ser prático e eficiente, garante uma visibilidade mais clara da rotina dos médicos e clientes.

Agora o doutor não irá folhear la por completo para encontrar uma vaga e, assim, atender os seus pacientes. Isso porque ficará tudo facilmente visível no computador, otimizando o processo.

É importante reforçar que, em grande maioria, os clientes que optam por usar um convênio odontológico prezam pela velocidade do atendimento e resolução do problema.

Com esse sistema fica muito mais fácil agendar um horário para uma próxima consulta, além de aproximar o doutor do paciente fidelizando-o a clínica.

  1. Diagnósticos mais completos 

A etapa mais importante antes de realizar qualquer procedimento é descobrir qual o problema, para encontrar o melhor caminho e solucioná-lo.

A medicina diagnostica teve uma grande evolução com toda a inovação que a tecnologia pode oferecer, tanto no tempo de conclusão de um diagnóstico quanto no número de informações presentes nele.

Antigamente, um exame, por mais simples que fosse, poderia demorar entre duas a três semanas para ficar pronto e trazer as informações necessárias.

Hoje esse tempo está bem mais curto e alguns resultados podem ser acessados em questão de horas, com informações muito mais completas e facilitando todo o tratamento do paciente.

Em alguns casos, ao ir atrás de descobrir um único problema, como uma inflamação na gengiva ou localizar onde se encontra os dentes do siso, os doutores já conseguem localizar outros problemas e solucioná-los com rapidez e precisão.

Não necessariamente o paciente precisa estar vinculado a um convênio dental para que receba o diagnóstico com maior velocidade, mas em grande maioria as clínicas que estão envolvidas no planejamento de outras empresas se dedicam mais ao aderir essa inovação.

Agora que você entende o benefício dessa inovação, fica muito mais nítido que apostar nessa tecnologia trará resultados satisfatórios a sua clinica.

Com esses pontos destacados no texto você consegue aumentar a eficiência da sua clínica e assim garantir mais satisfação e a ampliação dos resultados.

Conteudo produzido por Dayane Goes, redatora da empresa Ideal Odonto.