Solução ZABBIX

Hoje encontramos no mercado diversas ferramentas para realizar monitoramento de rede e infraestrutura. A ZABBIX SIA se destacou e vem crescendo no mercado de monitoramento de ativos, a princípio se consolidou no mercado europeu, e hoje possui diversos cases de sucesso em diversos países, entre eles no Brasil em grandes empresas do mercado privado e governamental.

Quando falamos de ambientes que precisam ser monitorados, uma das principais questões é saber quais ativos de rede devem realmente ser monitorados e qual o processo a ser realizado para a coleta destes dados, com a plataforma ZABBIX você será capaz de criar um sistemas flexível e personalizado para cada ambiente assim realizado o monitoramento de toda a infraestrutura de tecnologia, possuindo liberdade de gerenciamento, podendo criar sensores fora da infraestrutura de TI, tais como monitoramento de caixa d’agua, energia elétrica, trânsito, som, temperatura, umidade, luminosidade entre muitos outros.

Processo de monitoramento com a plataforma xabbix

 

Criada em 1998 na Letônia, a ZABBIX tem como visão ser uma solução Open Source de monitoramento do negócio, o criador Alexei Vladishev o desenvolveu, pois não gostava do software do banco em que ele trabalhava. O ZABBIX é uma plataforma que não se limita apenas a um segmento de mercado, isso o torna diferente de seus concorrente e o levou a ser a solução mais usada em empresas de todos os setores e tamanhos, além de órgãos governamentais.

Características e Funcionalidades

Tudo dentro de uma rede pode ser monitorado: o desempenho, a disponibilidade de servidores, aplicações web, bases de dados, equipamentos de rede, etc.

O ZABBIX foi projetado para suportar pequenos a grandes ambientes com os requisitos de disponibilidade 24x7. Seu desenvolvimento levou em conta os desafios dos profissionais de TI, já que este realiza o monitoramento de milhares de ativos dentro e fora da sua infraestrutura de rede, levando o monitoramento a um nível proativo, melhorando a qualidade dos serviços e reduzindo os custos operacionais, evitando tempo de inatividade, e auxiliando a controlar, verificar e manter o ambiente em pleno funcionamento. A maioria das configurações podem ser realizadas via plataforma web, como a criação de alertas em cima das métricas recebidas e armazenadas. Abaixo é possível visualizar a interação do ZABBIX com os diversos sistemas operacionais e suas características:
 plataformas suportadas

Funções do ZABBIX 

Em monitoramento trabalhamos basicamente com cinco funções primordiais: coletar, armazenar, gerenciar, alertar e visualizar. Um sistema de monitoramento completo funciona com todas estas funções. A coleta de dados como vimos anteriormente é gerada através de requisição de métricas dos ativos de rede, conforme exemplo na tabela a seguir:
Requisição de métricas de ativos com zabbix

 

Conheça mais sobre a solução 

Logo Zabbix

 

 

 

  • 1
  • 2

RECEBA NOSSAS NOVIDADES