site oficial da Prefeitura de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, sofreu um ataque hacker na manhã da última terça-feira (21). A ação foi assumida pelo grupo Anonymous, que deixou um vídeo com críticas à mineradora Vale na página do município.

A invasão foi confirmada pela prefeitura. Por meio de nota, a Assessoria de Comunicação do município afirma que nenhum conteúdo foi perdido após o ataque e que informações estavam sendo coletadas para serem entregues à Polícia Civil.

“A equipe técnica de informática da Prefeitura trabalhou durante todo o dia (terça) na reconfiguração do sistema e nenhum conteúdo foi perdido devido à operacionalização de backup”, diz trecho do comunicado.

Em suas redes sociais, a EterSec, uma célula do grupo hacker Anonymous, assumiu a autoria do ataque e veiculou o vídeo publicado na página da Prefeitura.

O conteúdo critica a forma como a Justiça tratou o rompimento da barragem da mina de Córrego do Feijão, em Brumadinho, ocorrido em 2019. O grupo responsável pelo vídeo faz duras críticas como: “16 executivos assassinos estão soltos”.

A invasão do site foi justificada pela proximidade do aniversário de três anos da tragédia, que aconteceu no dia 25 de janeiro de 2019 e causou a morte de 270 pessoas.

A reportagem tentou contato com a Polícia Civil, mas ainda não obteve resposta. A Vale informou que não comentará o caso.

>> LEIA MAIS! <<

Alerta Security