Segurança dos Ativos de Usuário

Para começar vamos entender o que são os ativos de usuário em uma organização. Os ativos de usuários representam todos os itens, onde as informações são criadas, processadas, armazenadas e compartilhadas,  de uma organização.

Algum tempo atrás, uma estação de trabalho que permanecia fixa na empresa era o suficiente para os colaboradores realizarem suas atividades. Porém nos últimos anos o número de dispositivos, como notebooks, celulares entre outros,  cresceram dentro das organizações, resultando em um grande ganho de produtividade, mas trazendo consigo grandes riscos de segurança cibernética aos ativos de usuário.

“As vendas de smartphones no Brasil totalizaram 47,7 milhões de unidades em 2017, 9,7% superior ao registrado em 2016” – Segundo a IDC.

As novas estações de trabalho dificultaram a gestão de ativos, pois os riscos de segurança cibernética aumentaram de forma incontrolável. Por isso, é de extrema importância que as organizações tenham a capacidade de gerenciar o funcionamento e principalmente a segurança de todos os dispositivos.

Realizar a gestão de ativos é essencial para priorizar investimentos e concentrar esforços nos ativos mais críticos, que sustentam os principais processos da organização.

A gestão de ativos de TI, por sua vez, é ainda mais ampla. Sua função é cuidar dos componentes tecnológicos – sejam eles físicos ou virtuais – evitando assim o desperdício de recursos com investimentos ineficientes.

"A gestão de ativos de TI, poderá proporcionar redução de custos de 30%, por ativo, no primeiro ano e de 5% a 10% nos anos subsequentes"- Segundo Gartner.

Dessa forma, este é um mecanismo capaz de economizar tempo e dinheiro das empresas, maximizando-os e, assim, gerando mais retorno.

Desconhecer infraestrutura dos ativos de TI pode elevar gastos que poderiam ser reduzidos significativamente caso a gestão fosse conduzida de forma eficiente. A gestão de ativos permite identificar, por exemplo, o tempo de uso de um equipamento e, consequentemente, fazer um prognóstico sobre o seu tempo de vida útil.

Benefícios da Segurança dos Ativos de Usuários

  • Gerenciamento e classificação de ativos dos usuários;
  • Gestão de aplicação das políticas de uso;
  • Facilidade na hora de realizar auditoria em dispositivos;
  • Gerenciamento de dispositivos removíveis;
  • Gerenciamento de patches de correção;
  • Inspeção contra malwares, spyware e phishing;
  • Análise de reputação de conexões através de Threat Intelligence.
  • O gerenciamento dos ativos ajuda a diminuir diversos custos empresariais

Quanto risco sua empresa assume hoje?

Com a crescente evolução da tecnologia, está cada vez mais difícil manter a segurança dos ativos de T.I. Faça nosso teste e descubra quais riscos sua empresa está exposta...
Descobrir aqui!

5 práticas infalíveis para fazer uma boa gestão de ativos de TI

  • Prepare um inventário: Elaborar o inventário dos ativos, auxilia a equipe a entender quais itens possuem à disposição, assim como aqueles que necessitam de reparo;
  • Faça um mapeamento de ativos: Para ter uma boa gestão de ativos, é fundamental organizar e mapear todos os componentes. Isso permite conhecer em detalhes quem são os usuários dos sistemas, quais os componentes estão interligados e os serviços que seriam impactados caso alguma inconsistência ou falha apareça;
  • Acompanhe o ciclo de vida de cada ativo: Ativos de software e hardware passam por um ciclo de diferentes estágios. Esses estágios ou fases auxiliam no controle do ciclo de vida dos ativos, resultando em uma utilização mais eficiente deles;
  • Automatize alertas: Sabemos que é muito difícil viver imune de falhas e problemas, sobretudo no setor de TI, mas caso ocorram, é ideal notificar os responsáveis para solucioná-los, de maneira ágil e automatizada;
  • Mantenha as informações integradas: Reunir todos os dados e informações de diferentes pontos acerca de ativos e demandas de TI, em um único local, pode facilitar a vida dos gestores. É fundamental tornar as informações úteis e acessíveis para poupar tempo e trabalho da equipe.

mobileiron
F5 Networks
kaspersky
isc2
sophos
ubiquiti
manageengine
tenable
security mentor

Últimas Notícias do Blog

Como permanecer Seguro contra um ataque DDoS!

Leia mais
pt_BRPortuguese
en_USEnglish pt_BRPortuguese