Conforme a internet evolui — e as redes de computadores se tornam maiores e mais complexas — a segurança de redes transforma-se em um fator relevante para as empresas considerarem. Afinal, se gigantes como a Microsoft estão projetando e criando produtos de software que precisam ser protegidos constantemente contra-ataques de terceiros, a sua empresa também.

Ao aumentar a segurança de redes você diminui a chance de acontecerem roubos de identidade, falsificações e vazamentos. E, se a pirataria é outra de suas preocupações, é apenas com a segurança de redes que podemos evitá-la. Hoje você vai entender melhor a importância dessa segurança e como garanti-la em seu negócio.

O que é segurança de redes?

Segurança de redes é combinar múltiplas camadas de defesa a fim de proteger usabilidade e integridade de suas conexões e dados. A segurança de redes tradicionalmente inclui tecnologias de hardware e software e gerencia o acesso, buscando impedir que uma variedade de ameaças se instale em sua rede.

Existem vários recursos para a segurança de redes, dentre os quais temos o monitoramento de acesso, uso de software antivírus e antimalware, a segurança em nível do aplicativo e a análise comportamental — capaz de detectar intrusões enquanto elas acontecem.

Além disso, soluções de prevenção de perda de dados, segurança de e-mail e segmentação de rede são outros dos recursos que, junto de uma VPN, podem salvaguardar as informações do seu negócio.

Há muitas maneiras de proteger seus dados na internet e você vai entender melhor a importância disso no tópico a seguir.

Por que a segurança de redes é importante?

Em um contexto em que negócios confiam cada vez mais na internet a nas redes de computadores, empresas podem enfrentar grandes desafios como ameaças de erros, invasões hackers e infecções por vírus. É por isso que é tão importante proteger a sua rede.

Quem trabalha online tem como um dos fatores mais importantes a se considerar a segurança de redes. Mesmo porque, ainda que nenhuma delas possa ser imune ao ataque, é responsabilidade de administradores garantir um sistema de alta qualidade para redução de riscos — pois é a segurança de redes que protege dados de clientes.

Hoje o roubo de identidade está em ascensão e, como fornecedor de produtos ou serviços, é seu dever manter as informações de consumidores em segurança. Uma boa segurança de redes pode ajudar a reduzir o risco de seu negócio ser vítima de roubo de dados.

Outro motivo para investir é que os sistemas de segurança de rede podem ser eficazes para proteger seus computadores e demais equipamentos de danos físicos causados por vírus e malware. Pense no ransomware e no seu impacto, que torna virtualmente inutilizáveis computadores e arquivos. Para não ter de abrir mão de suas máquinas, empresas ganham muito investindo em segurança de redes.

Além disso, para computadores em uma rede compartilhada, um sistema de segurança e controle é o que ajuda a manter informações — e dados — seguros. Por último, instalações de segurança tendem a beneficiar seu negócio massivamente e reduzir custos a longo prazo. Com menores tempos de inatividade e menos atrasos é possível lucrar muito mais.

Como garantir boa gestão e controle de redes?

Então, quão seguros estão os dados da sua empresa? Você consegue garantir a segurança de redes? A notícia boa é que existem várias etapas simples e econômicas para proteger dados corporativos, fortalecer as barreiras em suas redes e proteger sua reputação.

Confira o que você pode começar a fazer agora mesmo para uma melhor gestão e controle de redes.

Aplique uma boa estratégia de senha

Senhas complexas são o primeiro passo para uma boa estratégia de segurança de redes, e elas devem ser alteradas pelo menos a cada 90 dias. Criar uma política de senha forte é fundamental para ajudar seus usuários a protegerem sistemas críticos em que confiam todos os dias.

Uma senha de 6 caracteres com apenas letras têm 308915776 possíveis combinações, enquanto uma senha de 8 caracteres com letras maiúsculas e minúsculas, que inclui números de símbolos, tem 6095689385410816. Boas senhas são críticas para a segurança da informação e as políticas que garantem isso são uma responsabilidade institucional.

Use um plano de backup seguro

Toda estratégia de TI tem um bom plano de backup, e quando o assunto é segurança de redes não poderia ser diferente. Backups são responsáveis por eliminar o risco de apagamentos acidentais e diminuir o impacto do roubo de dados em ataques como o ransomware.

Um plano de backup eficiente responde a três perguntas:

  • Que tipo de dados meu negócio coleta?
  • Com que frequência esses dados mudam?
  • Quão seguro é o sistema utilizado para armazená-los?

Pois apenas de posse dessas informações que é possível traçar uma estratégia. Os recursos que não podem faltar em um backup de qualidade, por sua vez, são:

  1. automação;
  2. planejamento;
  3. isolamento.

Para que um backup funcione bem ele precisa estar desconectado de sua máquina atual, já que dispositivos USB podem ser comprometidos com facilidade no caso de um ataque. A nuvem é uma ótima opção para isolar seu sistema de backup dos demais arquivos do computador, mas mídias físicas armazenadas fora do local de trabalho também são um método tradicional para executar cópias de segurança.

Adquira proteção

Para garantir a segurança das redes é preciso investir em soluções proativas de segurança, por isso, compre proteção. Firewalls, sistemas de bloqueio de malware para a filtragem do spam, anti-phishing e que detectam intrusões são grandes aliados da sua empresa.

Crie uma cultura de segurança

Salvaguardar em definitivo os seus dados, porém, só será possível com o desenvolvimento de uma cultura de proteção. Afinal, são usuários os responsáveis por manter seguros os dados de uma empresa.

Lembre-os constantemente de que é importante não compartilhar informações de login, da necessidade de criar senhas fortes e proíba o compartilhamento de contas. Não arrisque os dados da sua empresa: eles são ativos tão valiosos quanto seu inventário ou equipamentos.

Um negócio pode não funcionar adequadamente sem segurança de redes. Por isso não deixe as portas abertas para cibercriminosos e tome sempre medidas para proteger seus dados.

Se você gostou dessas ideias para aumentar a segurança de redes, assine a newsletter da Alerta Security e receba mais dicas para se proteger na internet!