A gestão de TI nunca foi tão importante quanto é hoje nas organizações. Há algum tempo ela deixou de ser um conjunto de processos técnicos e operacionais e assumiu um caráter mais estratégico. E como tudo que envolve estratégia, é importante sempre buscar inovar na gestão de TI.

Para se ter uma ideia, a consultoria IDC afirma que o impacto da transformação digital determinará o crescimento dos negócios em 2017, ou seja, somente as empresas que investirem em ferramentas e serviços disruptivos terão resultados mais surpreendentes neste universo empresarial cada vez mais competitivo.

Pensando nisso, resolvemos apontar neste artigo alguns caminhos para inovar na gestão de TI. Continue lendo para entender!

A importância de inovar na gestão de TI

De acordo com a IDC, ao longo deste ano, as empresas da América Latina devem investir cerca de 274,2 bilhões de dólares em melhorias digitais de suas capacidades de TI.

E esse investimento todo se dá porque as companhias já começaram a perceber que produtos e serviços melhorados digitalmente atendem melhor aos novos consumidores, suprindo seus anseios e necessidades. Além disso, com recursos digitais elas diminuem custos, facilitam a criação de novas ofertas e elevam seu poder de adaptação aos novos padrões de comportamento do mercado.

“As empresas de América Latina devem ser conscientes de que a economia digital nasce global; assim, manter-se atualizado significa ser capaz de ser competitivo em sua indústria digital não só no nível local ou regional, mas também mundial.” — Ricardo Villate, vice-presidente da IDC Latin America

Dentro disso, cabe aos profissionais de TI também se atualizarem para essa nova realidade. Nunca foi tão importante a especialização e a atuação analítica e consultiva.

Mais do que apenas dominar técnicas, agora é preciso saber lidar com grandes conjuntos de dados, negociar com fornecedores de serviços de computação em nuvem, big data e outros recursos disruptivos. Enfim, um novo momento para a gestão de TI exige também um novo profissional da área.

4 dicas para você começar a inovar na gestão de TI da sua empresa

Agora que já entendemos a importância de inovar na gestão de TI, vamos a uma série de dicas para começar a colocar a inovação em prática:

1. Implemente a TI bimodal

Conceito criado pelo Gartner, a TI bimodal nada mais é do que a visão de que o departamento de tecnologia de uma empresa com seus recursos deve funcionar de dois modos: tradicional (focado em estabilidade e eficiência) e experimental e ágil (focado na rápida evolução das aplicações e, em particular, no alinhamento com as unidades de negócio).

Em outras palavras, mais do que manter as rotinas táticas, é importante buscar agilidade nos projetos e acelerar a entrega dos serviços do departamento para acompanhar o chamado “time-to-market”, o tempo de mercado, cada vez mais rápido.

2. Elimine burocracias

Acabou o tempo dos grandes entraves burocráticos que faziam com que os profissionais tivessem que dar inúmeras voltas antes de chegar a uma solução.

Estamos na era da praticidade, portanto, é importante que a área de TI modernize seus recursos, invista em virtualização, em infraestrutura na nuvem, enfim, em recursos que diminuam a burocracia e simplifiquem processos.

3. Gamifique o dia a dia da operação

Uma das formas mais eficientes de inovar na gestão de TI é usar a gamificação, ou seja, aplicar dinâmicas de jogos nos processos operacionais.

É possível, por exemplo, criar competições entre times diferentes dentro da operação de tecnologia para estimular o engajamento dos profissionais, melhorar a produtividade e elevar a satisfação dos profissionais com o trabalho.

4. Trabalhe a cultura da inovação

Qualquer esforço para inovar será inútil se a inovação não fizer parte da cultura do time de TI. É importante que os gestores trabalhem com a equipe para inserir a inovação como um valor fundamental.

Para começar é importante definir o que é inovação e também traçar algumas metas a serem alcançadas com as iniciativas inovadoras. A partir disso, as respostas e os resultados começam a aparecer com mais facilidade.

E então, sua gestão de TI já pode ser chamada de inovadora? Para acompanhar nossas publicações, curta nossa página no Facebook!