A Inteligência Artificial (IA) faz parte de nossas vidas de muitas maneiras, portanto, entendê-la é fundamental para modernizar o seu negócio.
Trata-se de uma das tecnologias mais disruptivas e que está mudando consideravelmente o modo como as empresas funcionam.
Ela traz muitos benefícios para as organizações, independentemente de seu porte ou segmento. Isso acontece porque ela não se concentra apenas na automação das atividades, mas também em outros processos, já que possui capacidade de aprendizagem.
A companhia conta com um recurso capaz de realizar atividades repetitivas, manuais e numerosas, que colaboram com processos de análise e tomada de decisão. Mas para aproveitar seus benefícios, é necessário entender como funciona.
Dessa forma, ela será aplicada de maneira personalizada, com foco naquilo que a empresa realmente precisa. Ou seja, não é necessário integrar a IA em cada atividade do negócio, mas em trabalhos que realmente importam para ele.
Se você está pensando em adotar essa tecnologia para seu negócio ou simplesmente quer saber um pouco mais sobre ela, leia este artigo.
Vamos explicar seu conceito, por que devemos investir nesse recurso e qual é a importância da Inteligência Artificial nos dias de hoje. Confira!
O que é Inteligência Artificial?
Chamamos de Inteligência Artificial (IA) um grupo de várias tecnologias, como no caso dos sistemas de aprendizado, algoritmos e redes neurais artificiais que simulam a capacidade humana e sua inteligência.
Com ela, uma máquina consegue raciocinar, perceber o ambiente ao qual está inserida e fazer análises para tomar boas decisões.
Para uma clínica de fisioterapia, por exemplo, a IA é a capacidade que a tecnologia tem de realizar atividades destinadas aos seres humanos.
Esses recursos aprendem por si mesmos porque contam com um sistema de aprendizado capaz de analisar grandes volumes de informações, o que amplia seus conhecimentos.
Também podemos dizer que a Inteligência Artificial é um campo científico em que estudamos, desenvolvemos e empregamos máquinas que realizam o trabalho humano, de maneira autônoma e mais eficiente. Outras tecnologias de IA são:
- Robótica;
- Machine Learning;
- Reconhecimento de voz;
- Reconhecimento de visão.
O Machine Learning (aprendizado de máquina) é um método de avaliação de dados que automatiza alguns padrões, possibilitando que as máquinas aprendam por meio de dados.
Com isso, elas podem tomar decisões, descobrir padrões e se aperfeiçoarem com pouca interferência humana.
Outra tecnologia é o Deep Learning, um tipo de aprendizado de máquina muito importante, que envolve redes neurais artificiais, com várias camadas de abstração e a informação é transmitida por meio de cada uma delas.
Dessa forma, o maquinário usado por uma empresa que fornece, por exemplo, produtos para decoração de balão, consegue realizar diversas atividades, como se fosse humano.
O PLN (Processamento de Linguagem Natural) trata-se da reprodução de processos de desenvolvimento relacionados à linguagem humana, e faz isso por meio de software, programação e outros tipos de solução.
Assim, a máquina consegue compreender melhor os textos, fazendo seu reconhecimento, extração de informações, desenvolvimento de resumos e outros.
Do mesmo modo é possível criar texto, tendo como base informações contidas dentro do computador. Por isso, esse recurso pode ser usado no atendimento ao cliente e até na produção de relatórios.
Por que investir em Inteligência Artificial?
A IA pode melhorar muitos processos dentro das empresas, e por isso, traz uma série de vantagens para elas, como:
1 – Melhora do atendimento ao cliente
A Inteligência Artificial é capaz de melhorar o atendimento ao cliente em várias vertentes, promovendo uma comunicação mais eficiente, ágil e personalizada.
Os recursos da IA são capazes de diminuir o tempo de resposta para os consumidores e ainda adaptar o atendimento às preferências de cada um.
Isso é importante porque as empresas perdem muito dinheiro por conta de serviços insatisfatórios para o consumidor.
2 – Reduz erros, riscos e custos
Assim como um escritório de assessoria empresarial pode usar a Inteligência Artificial no atendimento ao cliente, uma empresa pode usar seus recursos para monitorar máquinas e sistemas computacionais.
Exemplo disso é sua aplicação em câmeras, softwares de monitoramento, dentre outras opções. No que diz respeito aos sistemas, as informações provêm de bancos de dados, históricos, relatórios, entre outros.
Por meio dos dados obtidos, a companhia consegue identificar gargalos e falhas, diminuindo os erros e aumentando a eficiência de suas operações. É o melhor caminho para reduzir custos e evitar outras dificuldades.
É possível fazer previsões acerca de diversos problemas, possibilitando que a companhia tome providências antes que aconteçam.
Isso é possível porque a IA gera diagnósticos de diferentes setores e processos que fazem o mapeamento de riscos e oportunidades da companhia.
Ademais, uma empresa de limpeza de estofado pode checar seus indicadores-chave de desempenho, e assim relatar qualquer empecilho à equipe.
3 – Melhora a automação do negócio
A Inteligência Artificial ajuda nos processos de automação de atividades cognitivas, lógicas e analíticas, permitindo que a empresa consiga tratar melhor suas informações.
Tal facilidade complementa as tarefas físicas, principalmente as que se concentram na produção, algo propiciado pelas máquinas robóticas.
4 – Colabora com a tomada de decisão
Essa tecnologia também simplifica processos de análise, algo considerado fundamental para qualquer companhia que valoriza a tomada de decisão com base em dados.
A IA organiza e confere informações consideradas confusas e que podem trazer dificuldades na hora de estabelecer estratégias.
Essa tecnologia desenvolve processos que trabalham com diferentes métodos, como estruturação de análises de dados gerados, correlações e regressões, e eles ajudam nas tomadas de decisões de gestores e empreendedores.
A importância da Inteligência Artificial
Com base nos benefícios trazidos por essa tecnologia para uma empresa de revisão automotiva completa ou qualquer outra, não é difícil imaginar por que a IA é tão importante nos dias de hoje.
Em primeiro lugar, ela possibilita tornar a aprendizagem repetitiva automática e aumenta as descobertas dos dados. No entanto, a IA é diferente da automação robótica por meio de hardwares.
Isso porque ao invés de automatizar tarefas manuais, ela realiza tarefas frequentes, computadorizadas e volumosas, de maneira mais confiável. No entanto, nesse tipo de automação, a interferência humana ainda é muito importante.
A Inteligência Artificial também é um recurso que torna os produtos e serviços mais inteligentes. Ou seja, tudo o que adquirimos e vendemos é aprimorado no que diz respeito às suas funcionalidades.
Exemplos disso são as plataformas de conversa, robôs e aparelhos inteligentes que junto com os dados aprimoram a tecnologia de tudo o que usamos em casa, no escritório e assim por diante.
Uma oficina de troca de óleo delivery pode usar a IA de muitas maneiras, já que ela se adapta por meio de algoritmos de aprendizagem progressiva, para assim permitir que os dados façam a programação.
A Inteligência Artificial encontra estruturas e regularidades nos dados, possibilitando que o algoritmo adote uma capacidade, assim, ele se torna um classificador ou predicador.
Ele pode ensinar para ele mesmo diferentes atividades, por exemplo, a recomendar produtos e serviços aos clientes e, independentemente da quantidade de dados que receber, ele vai se adaptar.
Isso é possível por conta da propagação retroativa, uma técnica que permite ao modelo se ajustar por meio de treinamento e com a entrada de novos dados.
Até mesmo um pequeno negócio de bolos confeitados pode usar a IA para analisar uma quantidade maior de dados e com maior profundidade. Isso se dá por meio de redes neurais feitas com diversas camadas, como falamos anteriormente.
Há alguns anos, as empresas não poderiam construir um sistema de detecção de fraudes com cinco camadas, mas isso mudou por conta do aumento do poder computacional e do big data.
Para alimentar um sistema de Deep Learning, tudo o que a empresa precisa fazer é acumular dados para alimentá-lo, visto que quanto mais dados inserir, mais preciso ele será.
Por meio do Deep Learning, o IA acaba por atingir uma precisão impressionante, algo que antes era impossível. Um exemplo clássico são as pesquisas no Google, algo que fazemos todos os dias sobre os mais variados assuntos, como confecção de roupas.
Quanto mais os usuários pesquisam, mais precisos serão os resultados. Em um hospital, o Deep Learning pode ser usado para classificar imagens e com isso facilitar a localização de tumores por meio de ressonância.
Ou seja, mais do que ajudar as empresas, essa tecnologia também pode ajudar a salvar vidas, o que destaca ainda mais a sua importância.
Conclusão
A Inteligência Artificial veio para ficar e mudou a maneira como as pessoas vivem e trabalham. Inclusive, a tendência é que ela esteja cada vez mais presente em nosso cotidiano.
Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre esse assunto e o quanto a IA pode mudar os processos e a realidade dos negócios para melhor.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.