O setor de TI é, atualmente, um dos mais importantes nas empresas e a tendência é que continue a se desenvolver. Tal é a demanda por esses serviços e sua importância que os profissionais de TI já foi classificados como o “profissional do futuro”.

Portanto, quem atua nessa área, ou pretende atuar, tem excelentes perspectivas de crescimento e espaço.

Vale dizer que os profissionais de TI podem trabalhar em 3 modalidades: o analista de suporte técnico/administrador de redes (infraestrutura), o programador/desenvolvedor (software) e o administrador de banco de dados, ou ADBS (banco de dados).

Confira a seguir 5 bons motivos para investir nessa carreira!

Crescimento do mercado de TI

O setor de TI cresce em ritmo acelerado no Brasil, chegando mesmo a superar a média global. A demanda é tão alta que as próprias instituições educativas têm dificuldades em acompanhar esse ritmo e suprir as necessidades de uma boa formação.

Como consequência, o profissional de TI altamente especializado passa por um processo de supervalorização no mercado e isso contribui para que os salários pagos sejam mais elevados.

Como ainda não existe uma lei regulamentadora sobre o teto salarial para profissionais de TI, eles podem receber remunerações muitos superiores a outras profissões.

Necessidade cada vez maior de desenvolver softwares

Os softwares permitem novas experiências tanto para empresas quanto para pessoas físicas (seja em computadores, aplicativos móveis ou nuvem).

O modelo de negócio SaaS é um dos que mais crescem por oferecer soluções diferentes para problemas, limitações e as novas exigências no universo empresarial. As soluções personalizadas são ainda mais requisitadas.

O programador/desenvolvedor tem um vasto campo de atividade, que ele pode explorar de formas diferentes. A vantagem do software é que ele oferece velocidade, melhoria da produtividade e dos resultados, gerando uma experiência única para o usuário.

Virtualização do mundo físico

Através dos processos de virtualização, é possível oferecer experiências dinâmicas sem a necessidade de muita preocupação com os equipamentos físicos (hardwares). É possível realizar virtualização de sistemas operacionais, de redes, de aplicativos, de desktops e assim por diante.

A característica principal da virtualização é oferecer a unificação de diversos sistemas e a execução simultânea de diferentes atividades em um mesmo espaço físico, aumentando a rapidez, melhorando a acessibilidade, otimizando os resultados e reduzindo os custos.

A computação em nuvem é um exemplo da importância da virtualização. Embora difira da virtualização (por se tratar de um conceito de arquitetura de TI, de infraestrutura), a cloud computing depende diretamente da virtualização para oferecer seus serviços.

Quanto mais se impõem as vantagens de virtualização, maiores oportunidades surgem para os profissionais de TI.

Busca por consultoria

Devido aos elevados custos que um profissional de TI pode representar para uma empresa, a busca por consultoria especializada tende a crescer.

Isso significa que certas empresas preferem terceirizar esses serviços, buscando consultorias especializadas.

Os profissionais de TI têm, portanto, opções diversas de atuação, podendo trabalhar dentro de uma empresa, ou oferecer consultoria independente, ou ainda integrar a equipe de uma empresa especializada em consultoria (tal é a demanda por esses serviços que já existem grandes multinacionais especializadas em consultoria).

TI e gestão

Devido à importância de seus serviços, que abrangem diversas funções predominantes (das quais as outras atividades ficam dependentes), o setor de TI precisa envolver-se a fundo com todos os outros setores de uma empresa.

Isso confere ao profissional de TI crescente prestígio na coordenação de atividades e até no planejamento estratégico e na elaboração de projetos.

Ou seja, a opinião do profissional de TI é cada vez mais relevante para a gestão dos negócios e a tomada de decisões.

Já esta desenvolvendo seus conhecimentos em TI? O que pensa sobre o “profissional do futuro”? Comente abaixo, compartilhando suas ideias!