Você sabe qual é o bem mais valioso para uma organização? Bom, se respondeu que são os dados e as informações está correto! Afinal, são esses dois elementos que possibilitam analisar o dia a dia de uma empresa e traçar novas ações e estratégias de sucesso. 

Além disso, por meio da aplicação da segurança de dados e seus princípios, é possível tornar o processo de tomada de decisões muito mais simples, uma vez que a integração dos dados contribui com a análise completa dos departamentos de uma empresa. 

Por essa razão, nunca foi tão importante manter as informações seguras, principalmente em uma era repleta de ataques cibernéticos e ‘’assaltos’’ digitais. Sendo assim, uma simples falha ou negligência em relação aos dados pode custar todo o futuro da companhia. 

Pensando nisso, se você tem um comércio, indústria de bucha de nylon, restaurante, entre qualquer outro, preparamos este post com o objetivo de mostrar a você, profissional, a importância da segurança de dados nas empresas. 

Nele, você verá quais são as principais ameaças para a proteção de dados no ambiente corporativo. Boa leitura!

Qual a importância da segurança de dados?

A segurança de dados é um conceito relativamente novo, mas mostra a sua importância extrema nos dias atuais. Para enfatizar esse argumento, um artigo divulgado pelo portal Época apontou que o ano de 2017 foi repleto por ‘’sequestros virtuais’’. 

Os ataques afetaram computadores de empresas da vários países, incluindo o Brasil. Diante desse cenário, é importante destacar que as informações fazem parte do patrimônio da empresa, uma vez que qualquer dano a elas pode prejudicar o futuro da marca. 

Além disso, essas falhas estruturais podem acabar afetando a imagem, os segredos, planejamento estratégico do negócio ou até a estrutura, como os danos em um gerador de energia, por exemplo.

 E, claro, os dados sigilosos de clientes, fornecedores, parceiros comerciais e colaboradores. 

Dessa forma, não é exagero dizer que ao negligenciar a segurança de dados, as empresas correm o risco de serem significativamente afetadas. Aliás, isso representaria uma perda incalculável. 

Conseguiu entender a importância da segurança de dados para as empresas? Então, é imprescindível se prevenir o quanto antes para que esse risco não afete o futuro dos negócios. 

Quais são as principais ameaças à segurança de dados?

Bom, o primeiro passo você já deu. Afinal, compreender a importância da segurança de dados é fundamental em qualquer empresa, independente de porte ou segmento. 

Para se ter uma ideia, um estudo sobre o assunto apontou que cerca de 65,18% das empresas brasileiras já tiveram problemas com a segurança de dados. Por isso, listamos a seguir as principais ameaças sofridas pelas companhias: 

  • Infecção por malware: basicamente, esse tipo de ameaça se dá por qualquer software que tenha sido escrito por um código malicioso.
  • Exploração de vulnerabilidades: esse é um contexto muito comum. Os hackers buscam encontrar falhas de segurança por negligência da empresa;
  • Phishing: ataque realizado por meio de fraude eletrônica. É caracterizado por tentativas de adquirir dados pessoais, entre outras aplicações;
  • Fraude interna: são ataques devidamente planejados por colaboradores, como de um funcionário de uma empresa de tubo de cobre 3 8, por exemplo;
  • Indisponibilidade: esse tipo de ataque atinge a estabilidade dos sistemas, provocando a instabilidade ou queda dos mesmos.

Portanto, agora que você já entendeu a segurança de dados para as empresas, busque não negligenciá-la. Converse com profissionais do assunto e descubra as melhores ações para proteger os dados da sua organização. 

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.