O desenvolvimento e expansão da tecnologia encontram-se presentes dentre as tendências mais fortes de crescimento do mercado moderno. Os profissionais da área já podem perceber essa crescente demanda, já que os setores de TI passaram a atuar de forma estratégica no desenvolvimento de novas soluções para o negócio e indicadores de desempenho. Surge daí a importância de tratarmos o assunto dos indicadores de desempenho.
Nesse contexto, o principal desafio para as empresas é o de manter um sistema sempre ativo e trabalhando com segurança, sendo que qualquer tipo de falha pode atrapalhar na produtividade das equipes. Em busca de esclarecer essas questões, abordaremos, de forma explicativa, algumas métricas de TI e como utilizá-las no dia a dia da sua instituição. Venha acompanhar!
Afinal, o que são indicadores de desempenho?
O principal objetivo dos indicadores é a avaliação qualitativa de eficiência dos processos tecnológicos desenvolvidos em uma empresa. Basicamente, existem quatro pontos chave que toda métrica deve abordar, e são eles:
- Performance da infraestrutura e sistemas;
- Produtividade e envolvimento das equipes;
- Sustentabilidade financeira;
- Disponibilidade e resultados dos serviços internos.
Esse conjunto de informações se mostra extremamente valioso uma vez que permite aos profissionais uma atuação direta e precisa diante de qualquer problema na rede. Além disso, os custos de implantação dessa tecnologia costumam ser bem competitivos, tendo em vista os benefícios abarcados por ela. Sem dúvidas é um bom investimento.
Principais métricas de TI
Como já falamos, adotar métricas de TI pode fazer com que uma empresa alcance um importante destaque em seu mercado. É preciso conhecer a principal divisão dos indicadores, bem como entender as formar de tirar proveitos de tais recursos.
Elencamos os dois principais grupos de métricas, confira:
KPI (Key Performance Indicators)
São Indicadores Chave de Desempenho, responsáveis por mensurar a qualidade e taxa de resposta dos processos tecnológicos perante os objetivos de cada organização. Podem ser separados em alguns grupos, tais como:
- Eficiência das chamadas ao setor de TI;
- Uptime dos serviços;
- Performance do sistema de proteção.
KGI (Key Goal Indicators)
A tradução da sigla é: Indicadores Chave de Objetivo/Sucesso. Os KGIs são responsáveis por quantificar os resultados dos recursos de TI. Diferentemente do conceito anterior, em que o foco é o desempenho, essa métrica demonstra se a infraestrutura e sistemas da empresa atingiram suas metas de desenvolvimento.
Ao identificar um índice negativo, a empresa pode se preparar de antemão para substituir recursos obsoletos, evitando custos posteriores.
Como começar a avaliar?
O primeiro passo é buscar um serviço especializado e que possa atender às demandas específicas do seu ramo de atividade. Assim como qualquer indicador de desempenho, as métricas de TI precisam ser baseadas em uma fonte confiável.
É também importante definir qual é a periodicidade de cada avaliação, já que alguns processos precisam ser acompanhados mais de perto, como a segurança da informação, enquanto outros podem ser apurados em um prazo maior, por exemplo, o desempenho genérico do sistema.
E então, leitor? Podemos perceber como é importante o uso de métricas de TI em um negócio. Agora nos diga: sua empresa já adota essas práticas? Quer agregar mais valor à sua atividade? Deixe seu comentário e conte para nós!