A tecnologia da informação ocupa um espaço cada vez maior nas empresas, mudando seus processos e modelos de negócio e promovendo uma transformação digital. Os investimentos em TI estão aumentando e se diversificando, buscando a otimização e aumento de produção entregues pelas novas tecnologias.

Para que você possa entender mais sobre este tema, reunimos algumas informações sobre as áreas de maior interesse para empresas brasileiras e que estão sendo alvo dos maiores investimentos. Boa leitura!

1. Computação em nuvem

Uma realidade para muitos negócios, o cloud computing já transformou diversos mercados, trazendo uma facilidade maior para lidar com uma infraestrutura de TI nas pequenas e médias empresas, além de entregar soluções na medida para que elas possam disputar espaço com grandes companhias.

As soluções são variadas e capazes de atender a todas as demandas de uma empresa, sendo divididas em infraestrutura, plataformas e softwares. A nuvem permite que sua empresa acesse seus dados, rode aplicativos ou até mesmo crie ambientes inteiros em servidores remotos, reduzindo custos e entregando escalabilidade.

2. Segurança da informação

Alguns meses atrás, a HBO, canal de televisão pago dos EUA, sofreu com uma invasão que resultou no vazamento de cerca de 1,5 terabytes de informação, com episódios ainda não lançados e relatórios financeiros. O prejuízo em uma ação como essa pode liquidar as operações de uma jovem empresa rapidamente.

Os investimentos em segurança da informação têm sido pesados no Brasil, não só para evitar o roubo e sequestro de dados, mas também para lidar com intempéries e desastres naturais que podem comprometer os dados armazenados em servidores comuns.

Técnicas de backups e protocolos de restore são a solução mais indicada e a implantação e melhoria desses processos tem sido alvo da maioria dos gestores das grandes empresas no país. A continuidade do negócio contra qualquer evento é o objetivo principal.

3. Big Data

Qualquer transação ou interação que a empresa participa gera uma grande quantidade de informação que pode ser armazenada em bancos de dados específicos com o intuito de traçar informações paralelas que levem à obtenção de um conhecimento. Esses bancos de dados são conhecidos como Big Datas e são construídos para lidar da melhor forma possível com uma grande quantidade de dados.

Esse tipo de estrutura tem chamado a atenção pela oportunidade de se preparar para eventos futuros ao analisar os dados passados, é uma ótima forma também de conhecer a fundo seus clientes e conseguir informação privilegiada para a tomada de decisões por parte dos gestores.

4. Mobilidade

O mundo já é móvel! Os dispositivos portáteis já se encontram na mão da maior parte dos brasileiros e os investimentos por parte das empresas para agarrar uma parte desse mercado mobile têm sido gigantescos.

Hoje é impossível imaginar um futuro em que os dispositivos móveis não façam parte de nossas vidas, seja para acesso à web, interação com amigos nas redes sociais, realização de compras, utilização mapas etc. As possibilidades são infinitas.

Os principais investimentos em TI no Brasil estão seguindo as linhas apresentadas, por isso é importante que você fique de olho em quais dessas áreas sua empresa pode se destacar e também buscar oportunidades. Continue conosco e leia este artigo sobre as habilidades mais demandadas pelo mercado de TI!