A evolução no campo digital nos trouxe diversas transformações para facilitar processos de armazenamento de dados, sobretudo para as empresas dos mais diversos segmentos.

A segurança de armazenamento em nuvem é muito popular atualmente. Uma pesquisa recente mostrou que 95% dos profissionais de TI usam a tecnologia para guardar informações pessoais e sobre projetos referentes à manutenção de inversores de frequência, por exemplo.

E esta é uma ferramenta que veio para ficar. Espera-se que esse número continue a crescer rapidamente e que 2,3 bilhões de pessoas usarão armazenamento em nuvem até 2025. Para saber melhor a respeito do conceito, é só continuar com a gente!

O que é armazenamento em nuvem?

Em suma, o armazenamento em nuvem é uma tecnologia que permite que qualquer pessoa física ou jurídica armazene seus dados em um servidor on-line. 

O acesso e utilização da nuvem requer a conexão com a internet, claro, e permite, além do armazenamento, ações como edição, compartilhamento e exclusão de:

  • Arquivos;
  • Fotos;
  • Vídeos etc.

O negócio que opta por armazenar os dados na nuvem, descarta a necessidade de armazenamento físico em desktops, smartphones, pen drives etc.

Para utilizar o armazenamento de dados na nuvem, basta criar um login e senha para acessá-lo e como já mencionado, ter acesso à internet. Desta forma, é possível acessar, editar, excluir ou compartilhar os dados a qualquer momento, em qualquer lugar do mundo.

Benefícios da segurança do armazenamento em nuvem

Dentre os benefícios que podemos listas, estão:

Criptografia de dados

Os dados que você armazena em uma nuvem podem ser criptografados antes ou depois de enviá-los, fornecendo proteção adicional. Há uma variedade de opções de segurança, incluindo Multi-Factor Authentication (MFA) e muitos outros.

Isso significa que seus dados só podem ser acessados ​​pelas pessoas que desejar, mesmo que seu dispositivo seja roubado. 

Vale a pena ter um backup

Imagine que está na última fase de criação para um novo produto relacionado ao nicho de demolição de concreto. Você armazena os seus dados em um servidor e ele para de funcionar. 

Atraso, prejuízo e dor de cabeça. Tudo isso de uma vez só. Mesmo que não use o armazenamento em nuvem como seu sistema primário, ele pode funcionar como um local para guardar segundas cópias de arquivos caso precise de um backup.

O backup das nuvens é feito em vários servidores, para que você nunca precise se preocupar em perder as informações que mantém nelas. Se um servidor falhar, seus dados ainda serão armazenados em vários outros locais.

Isso reduz significativamente o risco de perda. Falhas de hardware e falhas técnicas são completamente imprevisíveis e não há motivo para estar vulnerável a elas quando há esta ferramenta disponível.

Proteja-se contra hackers e malware

Armazenar seus dados na nuvem oferece proteção adicional contra hackers. Se você administra uma pequena empresa de blister embalagem, para dar um exemplo hipotético, isso é particularmente vital. 

43% dos ataques cibernéticos são direcionados a marcas menores. Das empresas afetadas, 60% fecharam após apenas 6 meses. Um roubo de dados pode ser completamente devastador para o seu negócio, então por que você correria o risco?

Quando empresas maiores, também são invadidas, isso sempre causa um estardalhaço na mídia. Empresas conhecidas que foram vítimas de famosos escândalos de hackers, incluindo Sony e LinkedIn.

Como resultado, a reputação de cada uma dessas empresas foi atingida. Não deixe seu negócio sofrer o mesmo destino.

De acordo com pesquisas recentes, houve um aumento de 220% de ataques cibernéticos a marcas brasileiras no ano passado. Portanto, não se proteger dessa possibilidade é extremamente perigoso. 

No entanto, hackear não é sua única preocupação. Há quem sofra perda de dados como resultado de uma falha do servidor ou erro humano. Com o armazenamento em nuvem, você está protegido de todas essas coisas.

Esse conteúdo foi produzido pelo equipe Soluções Industrias

Alerta Security