A natureza do trabalho está mudando. Hoje, mais de 60% dos funcionários trabalham fora do escritório pelo menos parte do tempo. E a população de trabalhadores remotos crescerá de forma constante nos próximos anos. Conforme as tecnologias móveis se tornam mais comuns no mercado de trabalho, é cada vez mais crítico para os líderes instituírem políticas de dispositivos móveis em empresas.

Desenvolver uma estratégia de segurança e educar seus funcionários a respeito dos riscos de se manipular informação confidencial são ações imprescindíveis. Neste artigo abordamos como mitigar as principais vulnerabilidades de um mundo ultraconectado. Acompanhe!

Defina uma política de segurança para o mobile

Crie uma política de segurança de dispositivos móveis, especificamente voltada para os portáteis. Compartilhe essa informação e desenvolva programas de conscientização que a façam conhecida dentro da empresa.

Sua equipe deve ser informada sobre as implicações de segurança dos dispositivos móveis e quais ações serão tomadas caso a política seja ignorada. O objetivo não é instigar temor, mas dividir conhecimento e, consequentemente, responsabilidade.

Tome decisões de segurança por seus usuários

Exija controle de acesso obrigatório em todos os dispositivos para melhorar a segurança organizacional. Os usuários não devem estar aptos a desativar esse controle sem autorização do departamento de TI.

Nunca confie em técnicas ou produtos que permitam ao usuário tomar decisões de segurança. Todas essas escolhas devem ser mantidas e controladas centralmente.

Seja proprietário dos dispositivos móveis conectados às contas do negócio

Para amplificar a segurança, adquira smartphones para seus colaboradores. Nunca permita que liguem seus telefones pessoais à rede da empresa, pois é impossível deter controle sobre os dados de um dispositivo pessoal.

Caso eles precisem usar o Wi-Fi corporativo, crie logins únicos com prazo de validade determinado. Restrinja o acesso para amplificar a segurança.

Padronize algumas marcas de dispositivo e ofereça suporte a um número limitado de sistemas operacionais. Quanto mais ampla for a malha deles, mais complexa deverá ser a segurança implementada, o que nem sempre é viável.

Crie políticas de senha eficientes

Com a popularização de dispositivos móveis e do trabalho remoto, proteger suas senhas se tornou uma necessidade ainda complexa.

Force seus colaboradores a mudarem suas palavras-passe periodicamente e proíba o compartilhamento de contas (e, consequentemente, de senhas). Assim, se uma delas for comprometida, é possível detectar a anomalia em seu monitoramento e endereçar o problema pontualmente.

Tome cuidado com o inimigo interno

Não são hackers os únicos inimigos que querem os seus dados. Um trabalhador descontente, muitas vezes, é mais perigoso para seus dados que qualquer outra pessoa.

Mais de 60% das falhas de segurança são causadas por pessoas dentro das organizações. Portanto, para a mobilidade funcionar a seu favor é preciso estabelecer políticas de acesso. Elas limitam quais funcionários têm acesso a uma informação e em que tipo de circunstância.

Todo cuidado é pouco para proteger os dados de sua organização. Um funcionário recentemente desligado deve ter suas contas suspensas o mais rápido possível, para evitar vulnerabilidades.

Que os dispositivos móveis em empresas são revolucionários para nosso jeito de trabalhar você já sabia, mas como sua companhia lida com a segurança das informações de clientes e parceiros?

Assine agora mesmo a newsletter da Alerta Security e aprenda a proteger os dados da sua organização!