Na década de 1990, quando a febre do computador estava começando, era fácil se destacar no mercado de tecnologias. Para ter sucesso na carreira de TI, o profissional só precisava saber alguma linguagem de programação (e, às vezes, nem tão bem assim). Isso era suficiente para que ele tivesse um emprego garantido e um salário com muitos dígitos.

Com o passar do tempo, o número de pessoas com conhecimentos técnicos em TI cresceu muito, a ponto de hoje em dia não bastar mais ser bom em Java, C++ ou Python para conseguir estar no topo da pirâmide. Precisamos fazer mais, nos reinventar a cada dia e sempre ser o melhor profissional possível, senão o mercado acaba nos puxando para baixo.

Sei que não é fácil ser uma dessas pessoas que querem mais e sempre estão inovando, mas a seguir você vai encontrar cinco dicas que vão ajudar a encontrar um caminho para que a sua carreira de TI deslanche.

1. A internet é sua amiga

A internet é a melhor amiga de um profissional de TI. Sempre que você fizer algo pode ter certeza de que alguém já pensou em algo parecido e colocou na internet. Então, vamos aprender com os erros dos outros e parar de reinventar a roda! A internet é sua amiga, e tudo o que você precisa é fazer uma pergunta para ela – ela vai responder.

2. Encontre alguém para puxar você para cima

Em nossa carreira, sempre vão existir pessoas que achamos que são muito boas, as melhores que já conhecemos nessa área. Temos que nos rodear desse tipo de pessoa, que nos faz questionar o nosso conhecimento a todo momento, que pode tirar nossas dúvidas quando a nossa amiga internet não puder e que com isso nos ajuda a crescer. Encontre essas pessoas e não saia de perto delas.

3. Coloque os holofotes em você

Muitas vezes, a empresa vai precisar de alguém para fazer uma tarefa que ninguém da empresa sabe. Na maioria das vezes, essa tarefa vai estar fora do seu escopo de trabalho. Mas e daí? Encare o desafio, mostre que você quer aprender, que você é proativo e que não tem medo. Dessa forma, quando surgir um projeto maior, uma tarefa desafiadora, todos saberão que podem contar com você.

4. Nunca pare de aprender sobre tudo

Para ser um bom profissional de TI, é preciso sempre estar aprendendo, mas saia do tradicional! Pare de aprofundar o seu conhecimento em coisas que você já sabe. Não que isso não seja importante, mas você tem que ser diferente. Encontre as novas tendências do mercado e aprenda sobre elas. Saia da sua zona de conforto e tente fazer algo que você nunca fez. Assim, quando a empresa precisar, você vai estar pronto.

5. Entenda por que você faz o que faz

Você fica o dia inteiro escrevendo linhas e linhas de código sem saber o que será feito com elas? Então, você não tem espaço para inovar. Sem conhecer do negócio da sua empresa e do seus clientes, você não vai entender as necessidades deles, e por isso não vai saber como pode melhorar o que está fazendo. Pergunte para alguém de marketing ou business quem são seus clientes e o que eles esperam de vocês e sempre pense como você pode melhorar o que vocês fazem.

Agora que você tem essas dicas, é com você! Não pare de inovar, não canse de aprender coisas novas, seja alguém que o mercado quer.

Existem muitas outras coisas que podem ser feitas para que você tenha sucesso em uma carreira de TI, mas agora vai ser com você descobrir qual é o seu caminho para seguir. Enquanto isso, comente aqui o que deu para entender deste post.