No mundo digital em que vivemos é comum que os serviços de varejo ganhem cada vez mais espaço em plataformas de vendas online, como o e-commerce, que oferece diversas opções de compras.

Hoje, não é mais necessário se deslocar até uma loja de rua, um supermercado ou até mesmo um shopping, para encontrar o produto de seu interesse. Basta acessar um site e efetuar uma compra no conforto do seu lar.

A facilidade foi uma grande aliada dos usuários de internet, que durante a pandemia da Covid-19 precisaram respeitar as medidas de distanciamento e isolamento social.

Se por um lado os comércios de rua sofreram um déficit, o eletrônico teve um aumento significativo durante este período. 

Roupas, sapatos, acessórios, eletrodomésticos e até mesmo alimentos continuaram sendo vendidos.

A comodidade das compras online, geralmente, atinge mais o público jovem hiper conectado. Pessoas mais velhas costumam ter receio ao cogitar realizar algum processo.

A resistência em relação ao e-commerce costuma estar relacionada a fraudes, roubo de dados e golpes. 

Portanto, antes de efetuar a compra de um produto, é necessário estar atento aos seguintes questionamentos:

  • Você já teve experiência com alguma loja física da rede?
  • Quais são as avaliações na internet a respeito das compras no site?
  • O valor do produto corresponde à sua realidade física?
  • Há garantia de qualidade e autenticidade das mercadorias?
  • Existe a possibilidade de troca, caso a compra não o agrade?

Para os iniciantes no mundo do varejo digital, é essencial realizar uma pesquisa e tais questionamentos a respeito da procedência e regularidade da loja escolhida.

Escolha o e-commerce ideal para efetuar uma compra

Para compreender melhor os apontamentos anteriores, imagine a seguinte situação. Você é o pai de uma criança que daqui alguns dias começará os estudos em uma escola particular de seu bairro.

Uma das exigências da instituição é o uso do uniforme completo, para isso, é indicado aos pais uma loja online de uniformes personalizados que fornece todas as peças exigidas.

Não há lojas físicas que vendam os produtos. Ao saber da informação, você fica desconfortável, pois nunca realizou uma compra online, devido ao medo de alguma falha no processo.

O receito de fornecer dados pessoais, o código de segurança do seu cartão de crédito e até mesmo o endereço da sua casa o invade. Porém, ao ouvir a experiência dos pais das outras crianças, você se sente mais tranquilo.

Um deles te assegura que efetuou a compra de uma camisa polo para uniforme no e-commerce indicado e que a recebeu no prazo indicado, sem qualquer tipo de defeito ou necessidade de troca.

Portanto, você resolve acessar a plataforma de compras. Ao acessá-la uma coisa chama a sua atenção. O dono do site assegura aos seus clientes a autenticidade e qualidade de seu trabalho.

Para isso, usa uma marca registrada em suas peças, uma etiqueta de roupa personalizada

O simples detalhe utilizado pelo comerciante te passa credibilidade e te impulsiona a colocar o uniforme completo no carrinho virtual.

Após selecioná-los, é necessário realizar um cadastro e preencher um formulário com seus dados pessoais e a opção de pagamento, com o código de segurança de seu cartão de crédito.

A etapa te causa insegurança novamente, mas logo em seguida, uma nota fiscal é emitida e enviada ao seu endereço de e-mail, garantindo a possibilidade de troca e comprovando sua compra.

Percebe a importância de analisar tópicos como avaliações anteriores, histórico da loja, garantia de nota fiscal e autenticidade dos produtos antes de realizar compras em uma plataforma e-commerce?

Crie o e-commerce perfeito para seus negócios

Agora, imagine uma segunda situação, em que o criador do site de vendas é você. Seu negócio consiste em uma loja especializada em produto para piscina.

Em sua cidade, não há outro concorrente que também realiza vendas de produtos do mesmo nicho. Somente os grandes depósitos e casas de materiais para construção os oferecem, em meio a uma variedade de outras opções.

Essa exclusividade faz de você um destaque em meio a diversos e-commerce e o auxilia a entender as dores de seus clientes e saná-las de forma eficiente e assertiva.

Com um estoque que oferece desde tratamentos para água até acessórios para piscinas, sua loja virtual está pronta para se tornar referência dentro deste segmento na sua cidade.

Quanto mais estruturado e segmentado o seu site se tornar, maior alcance e desempenho ele terá, pois suprirá, cada vez mais, as necessidades de seu público-alvo e abrirá portas para uma possível expansão dos negócios.

O mesmo exemplo positivo se aplica a uma criação de um site de vendas de utensílios domésticos, que oferece desde artigos para reforma, mobília e até decoração.

Ao entrar no e-commerce, o cliente irá se deparar com produtos específicos para cada parte da casa. Quando clicar na aba “banheiro”, encontrará opções como box vidro verde, vasos sanitários, chuveiros personalizados e lavabos.

Essa separação e organização passará a sensação de cuidado e de eficiência em suprir qualquer tipo de necessidade relacionada ao lar de quem está pensando em efetuar uma compra.  

Na mesma loja, por exemplo, é possível encontrar em outra aba até mesmo a opção de lavanderia, com uma variedade de produtos, desde varais mágicos até prendedores de roupa, vassouras, rodos e pás personalizadas.

A organização e segmentação é a chave do sucesso e oportunidade de proporcionar uma experiência de compra satisfatória e certeira a seus clientes. Com isso, é possível se tornar autoridade no assunto, gerando fidelização.

O contrário aconteceria no caso de uma loja que oferecesse uma variedade de produtos de diferentes nichos.

Para ficar mais claro, basta imaginar uma loja especialista em produtos de piscina que também oferece móveis para escritórios.

Qual a ligação entre os produtos oferecidos? É possível compreender dois públicos-alvo e atendê-los plenamente? Esses são questionamentos necessários ao abrir uma loja ou saber se ela está no caminho certo.

Mantenha-se seguro nos dois lados da moeda

Com os exemplos mencionados anteriormente foi possível compreender o que causa receio nos clientes ao realizar uma compra online e quais as formas de efetuá-la de forma segura.

Além disso, também foi possível imaginar como um proprietário de um e-commerce pode melhorar, cada vez mais, a experiência de seu cliente com seu negócio.

Pensando nesses dois lados da moeda, é importante complementar essas reflexões com dicas que podem ser aplicadas tanto para um, quanto para o outro.

No caso dos clientes, é importante, além de conhecer a reputação da loja, estar atento aos seguintes pontos referentes à exposição de dados:

  • Não revelar a senha do cartão de crédito;
  • Desconfiar de preços muito baixos;
  • Não realizar compras em computadores públicos;
  • Manter o antivírus sempre ativado.

Os responsáveis pelo e-commerce também precisam estar atentos aos seguintes pontos referentes à exposição de dados e possíveis fraudes:

  • Adquirir um certificado SSL (Secure Sockets Layer);
  • Utilizar um sistema antifraude;
  • Exigir a criação de senhas fortes no cadastro dos clientes;
  • Estar atento às possíveis vulnerabilidades do seu site;
  • Manter seus sistemas sempre atualizados e fortalecidos.

 A internet abre portas para muitas oportunidades e proporciona cada vez mais facilidades para rotina das pessoas. 

Por outro lado, dificulta a veracidade de processos, portanto, é necessário sempre zelar por sua segurança.

Considerações finais  

Sendo assim, após compreender a influência do e-commerce em nossas vidas, como contornar a insegurança em relação ao serviço e quais cuidados manter, você se sente pronto para realizar uma compra?

Que tal dar uma chance para essa nova possibilidade de crescimento do comércio? Ou até mesmo criar uma plataforma que atenda as necessidades de um determinado público?

Com segurança, é possível realizar grandes vendas e grandes compras, de forma prática, no conforto do seu lar e o mais interessante, a qualquer hora do dia.

Para os compradores, a variedade de produtos é extensa, considerando o cruzamento de fronteiras com apenas um clique. 

Além disso, com algumas pesquisas, é possível comparar preços e escolher o que melhor cabe no seu bolso.

Para os responsáveis pelas vendas, é possível gerar renda sem ao menos possuir um espaço físico. 

Ainda mais, seu negócio pode funcionar em tempo integral e não depende, especificamente, de outros colaboradores.

Dar uma chance ao comércio virtual abrirá horizontes e proporcionará experiências únicas, como compras exclusivas, mais economia, maior praticidade e uma imensa variedade de produtos.  

Além disso, as chances de frustrações dos clientes serão bem menores com a presença de avaliações a respeito da loja e dos produtos. E as chances de melhora do comércio são bem maiores, com o número amplo de feedbacks

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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