O DLP ou Data Loss Prevention, prevenção de perda de dados em tradução livre, é um sistema utilizado por diversas empresas para garantir que dados confidenciais não sejam perdidos, acessados por pessoas não autorizadas, roubados por usuários mal intencionados.

Esse sistema é composto por um conjunto de políticas de segurança e regras que devem ser aplicadas com a ajuda de softwares e hardwares especializados para reforçar o bloqueio contra possíveis invasores que podem consistir deste de invasores até colaboradores da própria empresa.

Uma solução de DLP pode até auxilia na redução de custos e a complexidade de tarefas de controle de segurança feito pelos analistas da sua organização.

Após sua instalação, a empresa irá contar com monitoramento em tempo real, proteção de todos os arquivos, aplicações e dispositivos interligados à sua rede. Assim você terá total visibilidade dos padrões de uso dos dados e processos realizados no seu ambiente de redes, e será capaz de identificar aqueles que representam risco a segurança da empresa.

Em casos de vazamento de dados, informações sigilosas podem ser divulgadas a pessoas ou organizações não autorizadas por intenções maliciosas ou um erro impensado. Vale lembrar que em países da Europa e Estados Unidos, há punição severa para organizações, como hospitais, em casos de exposição de dados e no Brasil a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD – já foi aprovada e entra em vigor em Agosto de 2020.

Benefícios do DLP:

Com a implementação de um sistema de DLP você será capaz de controlar e reduzir a movimentação de dados no seu Data Center, irá identificar processos com falhas que estejam transmitindo dados sigilosos para fontes desconhecidas, monitorar e proteger as comunicações de conteúdos críticos.

Outra vantagem da implementação do DLP é na definição e implementação de políticas de seguração para toda a empresa, protegendo todos os dados reduzindo os riscos e melhorando a visibilidade;

Você será capaz de proteger documentos privados dentro e fora da rede corporativa, cobrir todos os aplicativos e dispositivos usados pelos funcionários, além de detectar malwares que ameaçam a proteção da rede e reduzir o comportamento de risco.

Por que você deve adotar o DLP?

Todos os dias novas ameaças surgem e as técnicas utilizadas pelos cibercriminosos estão cada dia mais modernas e eficientes, tornando antivírus e outras soluções de segurança ineficientes.

Além dos perigos externos, todas as organizações ainda devem considerar os riscos internos e as rigorosas normas de privacidade, proteção de dados e controle de acessos que estão começado a fazer parte da nossa vida. Todas essas questões são fatores que mais levam as empresas a apostarem no controle eficiente fornecido pelo DLP.

O DLP é uma solução muito útil para todos os tipos de empresa que querem proteger suas informações, as de seus clientes e fornecedores. Ela pode auxiliar a organização a lidar com problemas de violação de informações e, assim, poder aproveitar todas as vantagens de se utilizar a Nuvem e a mobilidade como aliadas de trabalho. 

O software de Prevenção de Perda de Dados aumenta o alcance dos recursos de prevenção contra a perda de dados e tornar possível a inclusão de ambientes na Nuvem e dispositivos móveis, ampliando as políticas de segurança e conformidade para além dos limites da rede. Dessa forma, a empresa pode garantir total segurança para seus usuários.