Toda profissão exige capacitação — seja de forma autodidata, através da leitura, ou com cursos e treinamentos. O fato é que o profissional moderno precisa se atualizar. Nesse contexto, uma certificação surgem como um grande diferencial e como uma excelente fonte de conhecimento, credibilidade e crescimento profissional.

E os profissionais de TI podem aproveitar a clara divisão de áreas de atuação para se certificar na tecnologia mais adequada ao seu perfil profissional. Pensando nisso, no post de hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre certificações mais importantes do TI — que lhe permitirão obter as habilidades que você quer e que seus clientes precisam. Vamos lá?

O que é uma certificação?

Uma certificação é uma prova aplicada por uma empresa credenciada e habilitada pela empresa certificadora proprietária da tecnologia. As empresas credenciadas também costumam oferecer o treinamento para a prova de certificação. Ela é um selo garantidor de que o profissional conhece profundamente uma determinada tecnologia e, portanto, está apto a atuar no mercado com excelência.

Quais são os benefícios da certificação?

Oportunidades

O mercado de tecnologia da informação é o que mais cresce no Brasil e no mundo, mesmo em cenários de crise! Os investimentos em TI triplicaram nas últimas décadas, chegando a um percentual de 7,6% da receita das empresas.

De acordo com pesquisas, em 2016, o crescimento esperado no Brasil é de 30%. Quanto mais complexos os negócios se tornam, mais eles utilizam a gestão da informação. O crescimento da área implica na demanda por novos profissionais capacitados — nos Estados Unidos, por exemplo, há quase 1 milhão de postos de TI abertos.

Credibilidade

A certificação traz consigo um ganho de credibilidade do profissional certificado. Ela é uma prova de que você é especializado naquele assunto e, dessa forma, ajudará você a se destacar em seleções de emprego — seu currículo possuirá um diferencial que pode ser decisivo.

Conhecimento

A certificação e seus cursos preparatórios agregam novas habilidades ao profissional, e um conhecimento sólido e aplicável aos desafios da sua área de atuação.

Quais são as principais certificações de TI?

ITIL

A ITL (Information Technology Infrastructure Library) é uma das certificações mais importantes para a área de TI. O modelo ITIL® permite que o profissional escolha o nível de certificação desejado — o nível Foudation já é suficiente para que o profissional tenha noções e conhecimento para melhoria dos processos de TI em uma organização.

CISSP

A CISSP (Certified Information Systems Security Professional) é indicada principalmente para profissionais que atuam no combate a ataques digitais. Para tirá-la, é preciso ter competência técnica e de gestão comprovada, além de experiência e credibilidade para desenhar, implementar e gerir programas globais de segurança da informação — para, assim, proteger as organizações de ataques exponencialmente sofisticados.

CSSP

A Certified SonicWALL Security Professional engloba dois treinamentos, o SNSA  e o NSAA . Ambos garantem ao profissional as habilidades necessárias para iniciar o desenvolvimento de projetos e implementação de appliances SonicWALL.

ZABBIX

A ZABBIX fornece dois níveis, o ZABBIX Certified Specialist e o ZABBIX Certified Professional. O profissional certificado se torna apto a monitorar os ativos de TI, prevenir problemas, realizar diagnósticos e apresentar soluções — trazendo uma completa visão dos eventos e serviços de TI.

PMP

Voltada para profissionais de Gestão de Projetos, a PMP (Project Management Professional) é reconhecida mundialmente — e, portanto, certifica credibilidade a profissionais que atuam ou querem se envolver com a gestão de projetos nas organizações. Apesar de não ser específica para TI, é extremamente recomendada para profissionais da área.

Oracle Certified Professional Advanced PL/SQL

Voltada principalmente para profissionais que atuam diretamente com base de dados Oracle e com a linguagem PL/SQL, essa importante certificação garante uma boa posição ao profissional em projetos que utilizam bancos de dados relacionais Oracle.

Essas são algumas das mais importantes certificações para a área de TI! Agora que você as conhece melhor, poderá decidir qual melhor se encaixa em seu perfil. Para garantir seu crescimento técnico e profissional, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!