A inteligência artificial é essencial para qualquer empresa que queira se modernizar, tendo em vista que se trata de uma tecnologia disruptiva que muda o modo como as companhias funcionam.

O atendimento ao cliente é uma das áreas mais importantes de um negócio, afinal, é o principal ponto de contato entre a marca e os consumidores. Ele precisa ser bem trabalhado para melhorar a imagem da empresa e proporcionar uma boa experiência.

Diversos recursos podem ser aplicados para melhorar esse processo, e um deles é a inteligência artificial, independentemente de qual seja a área em que o negócio atua.

Ela vai muito além da automação, visto que pode englobar processos cognitivos e tem a capacidade de aprender a cada nova interação. Além de realizar atividades repetitivas, a IA também pode ser empregada em várias outras.

Tanto é que muitas organizações já utilizam essa tecnologia em seus processos de tomadas de decisões. Automatizar o atendimento por meio dela é uma forma de melhorar aquilo que a marca tem a oferecer.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é inteligência artificial, como usá-la para melhorar o atendimento ao cliente e mostrar os benefícios dessa aplicação.

Entenda o que é inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) é o agrupamento de várias tecnologias, como algoritmos, redes neurais e sistemas de aprendizado, que conseguem simular capacidades humanas, como:

  • Raciocínio;
  • Percepção do ambiente;
  • Análises;
  • Tomadas de decisão.

Esse recurso está relacionado à capacidade de realizar atividades de maneira inteligente, podendo aprender por si mesmo, com base em sistemas de aprendizado que analisam grandes volumes de dados e que ampliam os seus conhecimentos.

Assim, clínicas veterinárias podem usar a inteligência artificial para melhorar o atendimento ao cliente, mas o propósito de sua criação é estudar, desenvolver e empregar máquinas que sejam capazes de realizar atividades humanas.

Ela se relaciona a várias tecnologias, como robótica, reconhecimento de voz e visão, machine learning (aprendizado de máquinas), entre outros.

Dentro das empresas vem ganhando destaque no atendimento ao cliente, mas é necessário saber como fazer isso para melhorá-lo.

Inteligência artificial no atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é um setor muito importante para as empresas, mas também é um grande desafio, considerando que a maneira como o cliente é atendido reflete em sua experiência e em sua satisfação.

Quando um usuário está satisfeito com o atendimento continua comprando com a marca, em contrapartida, se tiver uma experiência negativa, dificilmente vai continuar comprando e provavelmente vai compartilhar sua insatisfação com outras pessoas.

A aplicação da inteligência artificial nesse setor ocorre por meio dos chatbots, que ajudam a otimizar a experiência do consumidor.

A IA automatiza, personaliza e digitaliza o atendimento prestado, o que melhora o atendimento, a experiência e faz com que o consumidor permaneça na base de clientes.

Além dos chatbots, um buffet casamento também pode usar esse recurso com os assistentes virtuais. Afinal, essa tecnologia reconhece as necessidades do cliente e oferece atendimento de qualidade em tempo real.

Isso faz com que a empresa se destaque no mercado em que atua, uma vez que consegue atender de maneira eficiente e ágil.

Uma das plataformas mais usadas pelas pessoas para se comunicar com as empresas são as redes sociais, e isso faz com que as companhias recebam um grande volume de atendimento nesses canais diariamente.

Muitos negócios procuram maneiras de melhorar o atendimento nesses canais, respondendo a todas as perguntas e solicitações de maneira atenta e dedicada.

A resposta para isso é a automação, sendo o chatbot o melhor recurso nesse processo. Tanto é que essa tecnologia já ganhou um lugar de destaque em boa parte das organizações.

Por meio dela, é possível atender uma grande quantidade de clientes simultaneamente, muito superior ao que o telemarketing consegue fazer.

No caso de auto escolas e demais tipos de empreendimentos, as solicitações são filtradas para que os assuntos sejam resolvidos nos setores corretos.

As corporações que fazem uso dos chatbots têm acesso à comodidade, economia e efetividade. Sem falar no fato de que a inteligência artificial também pode ser usada no setor de vendas, reclamações e informações.

Para implementar esse recurso, é possível ir além de sites e blogs, podendo ser usado em aplicativos de mensagem instantânea, como o WhatsApp, Messenger e o Facebook.

O atendimento ao cliente representa hoje um dos maiores gastos com folha de pagamento de funcionários dentro das empresas.

Os valores são ainda maiores quando o atendimento é crucial para a companhia, mas por meio dos chatbots, os investimentos são muito menores, embora seja possível implementar um atendimento rápido e eficaz, 24 horas por dia.

Vantagens da inteligência artificial no atendimento ao cliente

Quando uma empresa de limpeza e zeladoria decide investir em inteligência artificial, tem acesso a uma série de benefícios incomparáveis. São eles:

1 – Melhora a qualidade do serviço

O que mais vemos são clientes reclamando da central de atendimento das empresas, e isso se deve à demora para obter respostas e às constantes transferências para outros atendentes.

Por outro lado, por meio de um atendimento inteligente, é possível esclarecer as dúvidas dos clientes e resolver suas solicitações com muito mais facilidade, rapidez e objetividade.

Além disso, a inteligência artificial também pode atuar como um filtro para selecionar as dúvidas e reclamações dos clientes e encaminhar para o atendimento humano somente as situações mais complexas.

2 – Conhecer os clientes

Por meio desse recurso, a organização também consegue conhecer melhor seus clientes, em relação aos seus gostos, preferências e necessidades.

A empresa precisa saber por qual canal as pessoas preferem se comunicar e o tipo de atendimento que se encaixa melhor ao seu perfil. 

Todas essas informações são muito importantes para o crescimento do negócio, como no caso de uma empresa entregas expressas. Ao longo do tempo, fica mais fácil criar uma relação próxima e promissora, que ajuda a fidelizar o cliente.

Conhecer as preferências do público é tão importante que chega a ser a base para elaborar boas estratégias de marketing digital, mas no que diz respeito ao atendimento ao cliente, chega a ser crucial conhecer os consumidores.

3 – Atendimento mais humanizado

Muitas pessoas acreditam que a inteligência artificial veio para substituir o trabalho humano, mas isso não é verdade. A questão é que ela foi desenvolvida para complementar o trabalho das pessoas e fortalecê-lo.

Esse recurso melhora as condições de trabalho e organiza as tarefas que serão feitas pelos colaboradores. No caso do atendimento, isso acontece porque boa parte das dúvidas é resolvida pela ferramenta.

Os clientes de uma empresa de serviços administrativos terceirizados que precisarem de algo mais complexo vamos falar diretamente com um atendente humano, que vai solucionar suas necessidades.

Isso acaba por diminuir o volume de chamadas e, consequentemente, as filas de espera, o que torna o atendimento um processo de excelência e que garante uma experiência positiva para os usuários.

4 – Análise de dados e processamento integrados

A inteligência artificial é um recurso que suporta cada vez mais tráfego de dados, e realiza essa ação sem comprometer a velocidade do sistema.

Ao utilizar e distribuir o conhecimento das empresas, as informações que possuem e recebem dos clientes e combinar tudo isso com a capacidade de se integrar a qualquer sistema, como o CRM, os custos são reduzidos.

5 – Evolução contínua

Cada vez que alguém entra em contato com uma empresa de controle acesso ponto são gerados dados que são armazenados no banco de informações, o que acaba por garantir aprendizado contínuo ao sistema.

Recursos empregados nesse processo, como no caso do machine learning e das redes neurais, fazem com que essas soluções consigam aprender, toda vez que interagirem com o cliente.

A inteligência artificial incorpora palavras, modos de expressão, dentre outros termos que vão enriquecendo cada vez mais o atendimento prestado.

Os assistentes virtuais, por exemplo, conseguem manter um diálogo natural e coerente com os clientes, resolvendo suas necessidades em tempo real.

Vale salientar novamente que o objetivo da IA não é substituir o trabalho dos atendentes humanos, apenas aumentar as suas capacidades.

Afinal, dentro de uma empresa de sistema de segurança comercial ou qualquer outra, o atendimento humano continua sendo necessário para potencializar os benefícios oferecidos pela tecnologia.

Sem falar no fato de que, para investir nessas aplicações, é necessário contar com profissionais dedicados exclusivamente para configurar suas operações.

Considerações finais

A inteligência artificial é a resposta que as empresas procuravam para melhorar o departamento de atendimento ao cliente. Por meio de recursos inteligentes, melhora a experiência do comprador e promove uma imagem positiva da marca.

Ela pode ser aplicada em diferentes plataformas, facilitando o trabalho dos atendentes humanos e garantindo que a companhia consiga atender a todas as necessidades de seu público, de maneira ágil e eficiente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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