Uma das maiores dificuldades dos gestores de equipes de TI é conseguir manter seus colaboradores com a qualificação adequada. A constante evolução do ambiente tecnológico exige que, cada vez mais, os profissionais se aperfeiçoem e agreguem novas habilidades ao seu perfil.

Encontrar mão de obra qualificada não tem sido tarefa fácil, pois o setor de TI enfrenta uma carência de profissionais capacitados. Diante desse cenário, é primordial investir no desenvolvimento de sua própria equipe de TI, evoluindo-a tecnicamente e retendo talentos.

Como qualificar as equipes de TI?

Qualificar o seu time de TI traz a reboque alguns pontos importantes como motivação da equipe, engajamento dos profissionais, diminuição do turnover e aumento da produtividade.

Listaremos abaixo alguns procedimentos que podem ser feitos com as equipes de TI, trazendo reciclagem e especialização:

Treinamentos exclusivos

São treinamentos realizados exclusivamente para a sua equipe de TI. Podem ser realizados in company ou out company. No primeiro cenário, os cursos são realizados nas próprias instalações da sua empresa; no segundo, são realizados em outra instalação providenciada para tal.

Em ambas as situações os cursos são exclusivos para profissionais de sua empresa, o que pode propiciar uma adequação do conteúdo a sua infraestrutura. O ponto negativo é que não há troca de experiência com profissionais de outras empresas e que têm outras vivências.

Treinamentos abertos ao público

Treinamentos abertos ao público são realizados nas instalações do fornecedor com inscritos de várias empresas. Seu ponto positivo de maior relevância é o intercâmbio de experiência entre os participantes.

Independentemente da opção escolhida, exclusivos ou abertos ao público, é fundamental que o conteúdo programático seja avaliado pela equipe de TI juntamente ao pessoal de RH. A metodologia deve ser examinada, principalmente em relação à parte prática.

Cursos on-line

Os treinamentos online são uma alternativa de qualificação da equipe de TI. São treinamentos que têm evoluído muito ultimamente, apoiados nas ferramentas de vídeos que estão difundidas na internet.

Têm como características o custo mais baixo e a facilidade de poder ser feito em qualquer horário e local. Atualmente, têm sido muito utilizados pelos fabricantes de hardware e pelos desenvolvedores de software.

Participação em eventos, palestras e feiras

Liberar a sua equipe de TI para participar de congressos técnicos, palestras e feiras é também uma boa política para capacitar o seu time. Isto é interessante porque o profissional sai um pouco de seu ambiente de trabalho, desviando do seu dia a dia e entrando em contato com as novidades, soluções e profissionais do setor.

Às vezes, é muito difícil que toda a equipe se desloque até o local do evento. Neste caso, é interessante que aquele que for ao evento dê, ao retornar, uma palestra para toda equipe transmitindo o que foi apresentado.

Participação em grupos de discussão

Outra opção muito importante — e de baixo custo — é inscrever sua empresa ou seus profissionais em grupos de discussão na internet. Normalmente, são grupos de usuários de determinada ferramenta, de sistemas ou mesmo de uma linguagem de programação.

Há uma troca grande de informações e de experiências, possibilitando o crescimento técnico mútuo dos participantes.

E você, gostou dos procedimentos que você pode fazer para qualificar melhor suas equipes de TI? Que tal compartilhar este post com seus contatos nas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo?