Em um mundo cada vez mais dependente de tecnologia da informação – TI, onde dispositivos eletrônicos se tornam parte integral da vida das pessoas, mais e mais profissionais dedicados a essa área serão necessários para suprir uma demanda crescente.

Entretanto, inserido em um verdadeiro oceano de profissionais de TI, como um indivíduo pode se sobressair perante os demais?

Não existe uma receita de bolo para esse tipo de demanda. Por outro lado, a adoção de uma plano de carreira pode ajudar bastante aquele profissional indeciso.

No artigo de hoje, vamos discutir dicas e ideias de como se destacar na área de TI. Um mercado que se sobressai como um dos mais promissores da atualidade.

Dedique-se a tecnologias promissoras

Computação na nuvem, virtualização de processamento e redes virtuais são novidades que vieram para ficar. O que temos hoje em dia são tecnologias que estão revolucionando o dia a dia da sociedade.

Quando Suaad Sair, vice-presidente executivo de produtos e mercados da SolarWinds disse:

“o processamento de dados será como eletricidade, um serviço que as pessoas vão utilizar para qualquer necessidade comercial que venham a ter”

Mostrava como a tecnologia está mudando bruscamente.

O mundo da TI deixará de ter o seu foco em hardware para um modelo dedicado ao software. Esteja preparado para essa mudança.

Certificações

No mercado de tecnologia da informação, estar atualizado é adotar as certificações como rotina. Em um cenário em que computadores, dispositivos móveis, redes e servidores remotos vêm se tornando uma coisa só.

Novas práticas de uso vêm sendo criadas a todo momento, e o bom profissional precisa estar pronto para entender e gerar soluções.

Tire o máximo de certificações na sua área de especialidade. Isso é a garantia que uma empresa terá de que está trabalhando com um profissional de alto nível.

Foco na área de atuação

Uma coisa comum em outras áreas do conhecimento é o profissional focar determinada área e por ali se desenvolver.

Na área de TI não chega a ser muito diferente, com o agravante de que o profissional não pode se dedicar a algo exclusivo, porque acabará pecando em outras.

A sugestão é que haja dedicação a uma área. Procure se tornar um especialista, mas fique atento a outras áreas. Não no mesmo nível que o da anterior, mas de forma que você navegue por aquelas águas com tranquilidade.

Fique atento à mobilidade

Não, não estamos falando para o profissional de TI ficar mais atento às mensagens que chegam no seu celular.

Queremos dizer que novas práticas de trabalho estão sendo adotadas por empresas em todo o mundo, onde os funcionários, utilizando qualquer aparelho, têm acesso aos dados da empresa (a famosa BYOD: traga o seu próprio dispositivo).

É de grande importância garantir praticidade e segurança quando diversos dispositivos acessam os arquivos e demais informações comerciais de uma empresa. O profissional com experiência em gerenciamento de redes terá destaque.

Pronto para ser um grande profissional de TI?

A adoção dessas normas no dia a dia dará mais firmeza ao profissional de TI, proporcionando uma base sólida para a sua carreira.

Não esqueça de trabalhar a sua rede de contatos, participando de encontros e seminários, o que vai ajudá-lo a ficar por dentro do mercado e aumentar suas chances de conseguir novas oportunidades profissionais.

Se você gostou dessas dicas, certamente vai gostar de outro artigo do nosso blog: O que é análise de vulnerabilidades.