Com o crescimento da internet e do mundo digital, muito se fala das redes sociais e do uso cada vez maior por parte das pessoas, assim como a sua utilidade para o desenvolvimento de qualquer negócio

O que são as redes sociais?

Basicamente, as redes sociais são mecanismos digitais em que os usuários podem criar e compartilhar conteúdo, servindo como um meio de comunicação e podendo ser em forma de site ou de aplicativo.

Elas foram criadas visando um meio de transmissão de material de forma rápida, eficiente e que acompanhasse as atualizações em tempo real e podem ter diferentes nichos de conteúdo e layouts de uso. 

Dessa forma, elas se referem a um ambiente quase que sem censura e muito amplo, conseguindo abranger e manter em um ambiente comum, garantindo que toda a informação desejada seja de fácil acesso e independentemente de localização.

Por exemplo, uma pessoa na Oceania pode postar uma foto de sua paisagem, enquanto curte a foto de uma empresa de lavagem de sofás da América do Norte, tudo concentrado em um só lugar para quem desejar acessar. 

Sendo assim, qualquer indivíduo com acesso à internet pode criar uma conta em qualquer rede social e em quantas quiser, compartilhando qualquer coisa que for do seu interesse e com o público que selecionar.

Dessa forma, torna-se perceptível que por funcionarem de diferentes formas e tendo diferentes características próprias, as suas funções também não podem ser as mesmas. 

Portanto, em uma plataforma uma loja que vende computador novo pode fazer vídeos dando dicas de como cuidar do produto.

Enquanto em outras ela posta apenas as fotos dele e conversa com os clientes de forma mais íntima, então depende de cada objetivo e rede. 

Portanto, esses canais se tornaram um ambiente essencial e muito benéfico para as empresas produzirem seus conteúdos e conseguirem levá-los para as pessoas que podem se interessar pelo seu produto e criar um relacionamento mais próximo com elas. 

Como essas mídias funcionam no mercado?

Seguindo a ideia das empresas estarem inseridas nesses ambientes, é possível realizar uma análise de como elas funcionam para aqueles que estão inseridos no mercado e a utilizam como meio de produção. 

Em relação às suas funções referentes à empresa, podem ser destacadas a seleção de talentos, a divulgação de conteúdo e produtos ou serviços, o aumento do engajamento e o próprio alcance de clientes da empresa. 

Sendo assim, é importante destacar alguns benefícios que o uso das redes sociais pode gerar para o mundo corporativo, então, seguem alguns deles:

  • Chance de efeito viral;
  • Maior difusão de suas promoções e ofertas;
  • Oportunidade de acompanhar os resultados;
  • Maior facilidade para receber feedback;
  • Maior facilidade para encontrar problemas no serviço e consertá-los;
  • Identificação de novas oportunidades de negócios;
  • Encontrar candidatos viáveis para contratação;
  • Elevação do ganho de experiência.

Portanto, essas são as principais formas de impacto positivo que o uso das redes sociais podem ter no cotidiano de uma empresa. 

Contudo, serão analisados alguns que não foram citados, mas são igualmente importantes.  

Forma de marcar presença

Com o mercado se tornando cada vez mais competitivo, as empresas precisam encontrar formas de se destacar em meio a tantas empresas produzindo diferentes conteúdos e instigando seus seguidores a adquirir seus produtos. 

Dessa forma, estar presente nessas plataformas faz com que uma empresa consiga marcar presença na vida de seus consumidores, entregando material sempre que eles as acessarem, o que deixa a sensação de não sair da memória do comprador. 

Por exemplo, uma empresa de serviço expresso de entrega que posta conteúdo com frequência faz com que os seus seguidores sejam constantemente alimentados com material e vejam sempre o nome da sua marca, o que torna mais fácil ele pensar nela. 

Como consequência disso, há maiores chances de o consumidor adquirir o produto daquela empresa, pois, quando precisar de algo, ela estará em sua mente, uma vez que está no seu cotidiano também. 

Oportunidade de elevar sua visibilidade

A partir do momento que um conteúdo está na internet, ele se torna muito mais fácil de chegar a diferentes pessoas e alcançar um número cada vez maior de pessoas.

Uma vez que o compartilhamento com conhecidos é simples e todos estão concentrados nela. 

Um exemplo disso é uma empresa que ajuda a encontrar endereço fiscal para abertura de empresa e posta bastante nas redes sociais, os seus seguidores só precisam clicar em um botão para que esse material chegue a mais pessoas.

Além disso, se as publicações forem de qualidade, há um aumento significativo das chances de a empresa conseguir torná-las um ponto de alta repercussão de forma espontânea, o que faz com que elas apareçam para mais usuários. 

Forma de criar conexão com os clientes

É possível dizer que as mídias sociais são um ambiente no qual é muito mais fácil enviar mensagens e interagir com os clientes, uma vez que pode se tornar algo automático e não demanda comunicação com uma pessoa de cada vez. 

Além disso, elas são um meio de interação mais descontraído, uma vez que são plataformas presentes no cotidiano dos usuários, muitas vezes com o objetivo de proporcionar entretenimento. 

Sendo assim, essas plataformas tornam muito mais fácil a interação com os clientes e o estabelecimento de uma comunicação de qualidade, a partir de comentários e respostas rápidas, fazendo com que a conexão com os clientes se fortaleça. 

Por exemplo, uma loja de acessórios bicicleta que posta um conteúdo que é de agrado dos seus seguidores, isso os instigará a comentar sobre a opinião ou compartilhar com os seus amigos, estabelecendo uma relação entre ele e a empresa. 

Isso porque, se ao expressar o que achou, tiver uma resposta da marca, ele sentirá que foi ouvido e que não é visto apenas como um comprador na visão dela, mas sim alguém que vale a pena gastar tempo conversando e estruturando uma relação de confiança.

Como definir uma rede social para investir?

Nesse contexto de entender como o uso das redes sociais pode ser benéfico para uma empresa, surge o questionamento de como definir qual delas deve ser a escolhida para colocar os investimentos. 

Contudo, não existe uma resposta única para essa pergunta, pois, primeiramente, cada rede social funciona de um jeito, o que acaba acolhendo um público-alvo mais específico e diferente das outras. 

Depois, cada uma delas tem um foco diferente e uma concentração de um conteúdo em maior quantidade de um estilo, dependendo dos objetivos e desejos de cada empresa, além do tipo dos seus consumidores. 

Isto é, por exemplo, uma empresa que realiza impressão catálogos e deseja encontrar potenciais funcionários para contratação, precisará estar inserida em uma rede social direcionada ao ambiente corporativo e aos colaboradores do mercado. 

Agora, se ela desejar produzir conteúdo para atrair o público mais jovem para comprar seus produtos, ela precisará mudar de rede social e optar por algo mais descontraído, uma vez que ele será mais efetivo para aquele público. 

Portanto, é uma questão muito específica para cada empresa, suas metas e seu público consumidor.

Assim, é imprescindível realizar uma análise dela em geral antes de investir em uma determinada plataforma, para que tudo esteja alinhado e ela consiga se desenvolver. 

Ademais, é essencial entender que, para melhor eficiência dos resultados e do desenvolvimento da empresa, em geral, recomenda-se o investimento em mais de uma rede social, uma vez que o contato com o cliente fica mais amplo. 

Com isso, ela consegue estar presente em diversos ambientes e aberta para interação de acordo com os diferentes contextos, alcançando maior público e ouvindo todas as suas solicitações e ajudando-os de fato.

Contudo, deve-se ter em mente que essa seleção de mais de uma plataforma deve ser de acordo com a realidade da empresa, para que o investimento não seja desnecessário ou não eficiente. 

Por exemplo, uma loja de açaí em atacado não precisa investir em uma plataforma que o foco é postar fotos conceituais, pois ela não conseguirá resultados nesse local, já que seu público não condiz com esse objetivo. 

Dessa forma, fica clara a necessidade de realização de uma análise profunda sobre o cenário no qual a empresa está inserida, para que haja compreensão dos públicos e seus desejos, permitindo maior eficiência e gastando o tempo de um jeito produtivo. 

Considerações finais

As redes sociais se tornaram uma forma muito eficiente para uma empresa propagar totem de propaganda online, estabelecer uma comunicação de qualidade com seus compradores e diversas outras funções.

No entanto, é fundamental conhecer esse tópico em geral e em qual delas a empresa deve investir, como a partir de tudo que foi tratado ao longo deste artigo, para que a estratégia seja eficaz e garanta resultados desejados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Alerta Security