Todo mundo sabe que a tecnologia é um elemento que traz uma série de funcionalidades para o dia a dia, uma dessas soluções é a VPN.

No mundo digital existem diferentes recursos que ajudam na rotina das pessoas. Vários deles servem para utilidades práticas, que vão desde navegar em sites até algumas mais complexas, como o pagamento de uma conta. 

Mas, como não poderia deixar de ser, algumas das ações realizadas no nosso dia a dia acabam sendo impactadas negativamente. 

Isso pode se apresentar, por exemplo, em uma falha de segurança dentro de uma atividade realizada na internet.

De fato, hoje qualquer usuário sabe que a segurança é um fator indispensável em qualquer ação que se realiza no mundo virtual. 

Afinal, é muito comum saber de casos em que pessoas tiveram seus dados roubados e utilizados de modo indevido.

Nesse sentido, a segurança se torna um elemento que deve fazer parte das diferentes páginas virtuais, pois pode fazer com que cada usuário que acessa a internet tenha uma utilização protegida e livre de problemas. 

Assim, ao se perguntar para as pessoas sobre a necessidade da segurança, certamente a maioria dirá que ela é fundamental na vida delas, e cada vez mais, de maneira especial, em ações que elas realizam no mundo virtual. 

Em comparação, é como uma paciente que vai até uma clínica de fertilização para realizar um procedimento. 

Tudo o que será feito com ela ali deve ser do mais alto cuidado e da mais alta segurança. Afinal, impactará em um aspecto de grande importância na sua vida. 

Por outro lado, essa mesma segurança deve ser percebida por um cliente que acessa um site de venda de roupas infantis, uma vez que durante uma compra na qual ele vai inserir dados do seu cartão, a segurança no sigilo dos dados é fundamental.

Por isso, quando se fala da internet e da influência dela no dia a dia das pessoas, fica claro o quanto os recursos de proteção se tornam necessários. E é aqui que entra o VPN. 

Você sabe o que é uma VPN, os motivos pelos quais se deve utilizar e, mais ainda, como utilizá-la? Para esclarecer essas dúvidas, não deixe de seguir na leitura deste conteúdo, que traz informações necessárias sobre o assunto. 

O que é uma VPN? 

Muitos dos recursos de tecnologia e de internet exigem conhecimentos técnicos. Não à toa, é muito comum encontrar suporte de TI para pequenas empresas, uma vez que esse auxílio prestado por profissionais da área ajuda no dia a dia e na gestão do local. 

De fato, quanto mais conhecimento em internet melhor. Hoje, ela se tornou um recurso indispensável para pessoas e para empresas de segmentos, em geral. 

Um dos pontos importantes que precisa ser entendido nesse cenário são as redes. 

Uma VPN nada mais é do que uma rede, a sigla, que significa Virtual Private Network, pode ser traduzida como Rede Privada Virtual. 

O papel dela é justamente o de estabelecer comunicação entre a internet e as máquinas conectadas.

De modo contrário ao formato padrão de rede, a VPN é aquela que determina que haverá uma conexão segura, já que utiliza dados criptografados em suas transmissões, o que gera uma proteção muito maior. 

Para entender o funcionamento de uma VPN, é possível descrevê-la como um túnel criptografado, que permite que o computador possa acessar o mundo virtual sem que o provedor possa realizar o registro de atividades feitas ali.

Nesse sentido, é possível elencar algumas características de uma VPN, ajudando qualquer usuário a saber o que esperar desse tipo de rede. 

São elas:

  • Navegação anônima;
  • Navegação não rastreável;
  • Pode ser paga ou gratuita;
  • Criptografia de dados.

Em resumo, a navegação realizada por uma rede virtual privada é aquela que é anônima e que não pode ser rastreada. 

Com isso, o provedor não tem acesso ao que é realizado dentro do período de uso da internet.

Sendo assim, quando se acessa um site ou mesmo um aplicativo, nada do que é feito ali é informado ao provedor. 

Dessa forma, há um tipo de proteção extra ao usuário, que pode utilizar a VPN para realizar as suas atividades de forma tranquila.

Além disso, vale mencionar que uma rede virtual privada pode ser do tipo gratuita ou paga. Quando se opta pelo pagamento do serviço, é possível desfrutar de uma VPN mais segura.

Afinal, as redes gratuitas podem ter os dados do serviço vendidos ou distribuídos para outras empresas, de modo que não se pode ter controle sobre eles. 

Além disso, na VPN paga, a qualidade da conexão é maior, já que a velocidade, por exemplo, é melhor. 

Nesse caso, ao realizar uma compra online em uma farmácia com entrega, o usuário que utiliza uma rede privada virtual pode ter muito mais tranquilidade de saber que os seus dados foram devidamente protegidos na sua atividade, graças ao uso da VPN.

Por que utilizar uma rede VPN?

Depois de entender melhor o que é uma VPN na prática, fica muito mais claro os motivos pelos quais o seu uso é muito mais indicado do que em comparação às redes comuns. 

Mas, para facilitar ainda mais a compreensão, as principais razões podem ser vistas abaixo.

1. Uma VPN é mais segura

O primeiro motivo pelo qual o uso de uma rede privada de segurança é indicado se trata, justamente, da proteção que ela confere aos dados gerados naquele acesso.

Isso porque a VPN oferece segurança, seja para uma empresa de consultoria financeira que lida com vários dados sigilosos dos seus clientes ou para um usuário comum que está realizando uma compra virtual. 

2. Uma VPN oferece privacidade ao usuário

É verdade que alguns usuários acham que a proteção da privacidade na internet não é tão importante assim. 

Mas, ao mesmo tempo, há aqueles que desejam garantir que cada ação feita ali seja sigilosa e protegida.

Muitas pessoas não sabem, mas um dos produtos que mais se comercializa hoje quando o assunto é internet é justamente a venda de dados privados dos usuários. Isso porque essas informações podem ser interessantes para algumas empresas.

Um exemplo disso pode ser o de um usuário que clicou em um anúncio de uma empresa de entrega via motoboy

Esse dado pode servir para a realização de pesquisas de perfil de usuários, que ajudam na elaboração de estratégias de venda na internet.

Diante disso, é possível perceber que certamente um grande número de pessoas vai querer proteger esses dados, ao usar uma VPN isso é possível. 

Na prática, o endereço de IP do usuário é mascarado, o que impede que o servidor saiba o que está sendo feito ali. 

Isso protege as informações que são geradas em uma compra virtual ou dentro de um site no qual se fornece informações pessoais.

3. Uma VPN permite o acesso a sites bloqueados ou censurados

Para quem não sabe, existem alguns endereços virtuais que são bloqueados ou censurados em algumas localidades no mundo. Conteúdos artísticos, por exemplo, podem não estar acessíveis em alguns países. 

Uma rede VPN é capaz de burlar esse tipo de proibição, pois se conecta a um servidor remoto, o que faz com que o IP transmitido esteja dentro de um provedor de outro país, permitindo o acesso a conteúdos dessa localidade. 

Os sites censurados também podem ser acessados dentro de uma VPN. Portanto, torna-se possível utilizá-lo da mesma maneira que se pode visitar o site de uma empresa de armazenamentos logísticos.

Como acessar uma VPN?

Para acessar uma VPN, o usuário precisa seguir passos simples, é preciso lembrar que, devido a presença de muitos protocolos, pode haver diferenças entre algumas redes mas, de modo geral, o acesso pode ser feito com as instruções abaixo.

Depois de se conectar, é preciso iniciar a VPN. Já que ela atua de maneira segura, a rede privada virtual atua como um túnel criptografado entre o usuário e a internet. Nesse caso, o provedor não detecta essa conexão. 

É como um site que disponibiliza o serviço de gestão financeira para condomínios, ele protege os dados de cada cliente, de modo que um não pode acessar e não conhece os dados sobre os outros. 

Na sequência, é possível dizer que o usuário já está logado na VPN, de modo que o seu endereço de IP é alterado, se tornando um IP fornecido pelo servidor VPN.

Sendo assim, com essas etapas, o usuário já pode se conectar em sua VPN, aproveitando a segurança que ela oferece ao proteger os dados pessoais de quem a utiliza.

Considerações finais

Resumindo, depois de pegar o seu equipamento na empresa que realiza manutenção de notebooks, certamente um dos primeiros usos que será feito na máquina será a de utilizar a internet. 

Sendo assim, para deixar a conexão devidamente segura, basta conectar a uma VPN.

Com isso, o usuário pode ter a tranquilidade de saber que suas informações serão preservadas, o que torna a sua navegação mais protegida e livre de roubo ou venda de dados. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Alerta Security