Inteligência Artificial é uma tecnologia de alta sofisticação, que lida e trabalha com dados, assim como os produz continuamente, e ainda, é a melhor solução para mantê-los em segurança.
Por isso, esse conteúdo aborda seu conceito, emprego e importância para a proteção da informação, seja ao nível pessoal, corporativo ou governamental.
Portanto, continue lendo para aprender mais sobre esse assunto tão importante nos dias atuais, digno de um bom banner acadêmico.
O valor dos dados
Um dos principais ativos do mundo moderno são os dados, com a transformação digital, atualmente, a sociedade e a vida do ser humano é baseada na informação, ou seja, nos dados, em sua análise, contextualização e fluxo.
A tecnologia está presente em nossa rotina, nos mais diversos aspectos e em praticamente todos os lugares do planeta.
Seja para a saúde, para a economia, para a escalabilidade do sucesso do empreendedorismo ou para o nosso conforto, a cada dia surgem novas soluções.
Alguns exemplos são os carros autônomos, a autenticação biométrica, o reconhecimento facial, a chave de carro codificada, a capacidade de processamento dos smartphones, a Cloud Computing, ou Computação nas Nuvens, entre tantos outros exemplos.
Tudo isso depende e gera uma quantidade massiva de dados, o tempo todo. E a tecnologia que permite toda a inovação e desenvolvimento, a partir de unidades tão simples como os dados, é a Inteligência Artificial e suas várias ferramentas e extensões.
É isso que torna sua vida, seja na posição de consumidor, trabalhador ou mesmo como empresa, mais fácil, dinâmica e eficiente.
Inteligência Artificial (IA)
Esse é um campo da ciência que estuda e desenvolve tecnologias que permitem que máquinas realizem atividades humanas de forma autônoma.
Está intrinsecamente ligada a áreas como a robótica, o Machine Learning ou Aprendizado de Máquina, em português, e com a engenharia de produtos, como seu notebook novo, para citarmos alguns poucos exemplos.
Em outras palavras, podemos dizer que a IA está relacionada à capacidade das máquinas resolverem problemas e realizarem atividades de uma forma inteligente:
Ciências como o Machine Learning, permite que elas “aprendam” com suas experiências, sozinhas, e a robótica, permite sua mecanização e tangibilidade.
Além disso, uma tecnologia de IA envolve o agrupamento de uma série de outras tecnologias mais “básicas”, como algoritmos, redes neurais artificiais, e sistemas de banco de dados.
Presente há muito tempo no imaginário popular, a Inteligência Artificial é tema constante de filmes, livros e de especulações, e seus empregos na indústria e no mercado são diversos, como na realidade de uma grande empresa de auto socorro nacional, por exemplo.
No contexto empresarial ela funciona como porta de entrada para o Compliance.
O termo, que vem do verbo “to comply”, em inglês, que significa agir conforme uma ordem, uma diretriz ou um conjunto de regras, está relacionado à integridade corporativa.
Compreendendo todas as atividades desenvolvidas pela empresa, podemos citar sua extensão a todos os aspectos organizacionais, como as obrigações trabalhistas e fiscais, por exemplo.
“Estar em compliance” é uma expressão muito utilizada para referir-se às empresas com controle interno e governança corporativa, em conformidade com todas as regras e normas que lhe cabem, como um negócio de manutenção em hospitais de destaque.
Isso está diretamente relacionado à adoção de uma postura ética, que deve ser uma das principais preocupações de um líder e ou gestor que almeje o sucesso, e um dos pilares sistêmicos para sua implementação é a Inteligência Artificial.
Isso engloba as mais diversas funções e aplicações.
Nesse artigo abordaremos sua aplicação direcionada para a proteção e segurança dos dados e informações, devido a fatores como:
- A alta capacidade de observar padrões de comportamento;
- Realizar análises assertivas;
- Identificar anormalidades;
- Antever ameaças em potencial.
Afinal, a economia e a gestão de uma empresa depende diretamente da organização e da segurança de seus sistemas, principalmente no que tange a entrega de documentos dos clientes, dados respaldados pela LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados.
Qualquer falha se reflete em sua reputação e na saúde financeira do negócio, de forma que algumas ameaças podem ameaçar, até mesmo a estabilidade e manutenção do empreendimento, dependendo da gravidade do caso.
Qualquer sistema está sujeito aos ataques cibernéticos e à possibilidade de vazamentos de dados e de informações, é uma realidade.
Então vamos conferir como a IA auxilia no combate aos cibercrimes e na proteção da integridade dos dados.
A segurança dos dados e das informações
O protagonismo da Inteligência Artificial na segurança da informação certamente é como um folder de apresentação de uma de suas mais importantes aplicações: identificar e mitigar as possíveis vulnerabilidades dos sistemas.
Dessa forma, tem se mostrado como a melhor alternativa para gestores que desejam implementar um sistema de segurança coeso para seus dados.
Confira como a IA é importante nesse quesito e como pode contribuir para essa finalidade.
Identificação de ameaças
Os algoritmos das soluções de IA e de Machine Learning se “alimentam” dos dados que entram nos diversos sistemas de uma empresa.
Assim, podem aprender a identificar comportamentos estranhos que podem sugerir ameaças.
Dessa forma, o próprio sistema age preventivamente, garantindo uma eficiência no que tange a segurança que jamais um agente humano poderia garantir.
Autenticação
A IA também é responsável por autenticar senhas, fazer análise e reconhecimento biométrico ou facial.
Associada a sensores infravermelhos e sistemas de motores neurais, é possível criar modelos sofisticados de rostos, permitindo o reconhecimento mesmo com acessórios, como óculos ou bonés.
Isso é um grande diferencial para a liberação de acesso para os diferentes stakeholders de sua empresa que possuem acesso ao sistema, como colaboradores, sócios, fornecedores ou clientes.
Outra aplicação nesse sentido é o reconhecimento facial em vídeos de segurança, possibilitando a identificação de criminosos em situações como furtos ou roubos.
Detecção de phishing e controle de prevenção
No mundo corporativo, os e-mails de phishing são muito comuns e investidas como essas podem colocar em risco a segurança do seu negócio.
O Phishing é um termo que surgiu do inglês “fishing”, que pode ser traduzido como “pescando”.
Trata-se de um tipo de roubo de identidade online, que tenta adquirir de forma ilícita, dados pessoais de uma pessoa, seja ela física ou jurídica.
Dessa forma, informações pessoais, senhas e dados bancários, como números de cartões de crédito, podem ser adquiridos por esses criminosos.
A Inteligência Artificial, como sempre em conjunto com o Machine Learning, pode desempenhar um papel significativo.
Esse tipo de tecnologia consegue rastrear mais de 10 mil fontes de phishing ativas, além de reagir a elas, mitigando de forma rápida e eficaz.
Além disso, também conseguem diferenciar rapidamente um site falso de um legítimo.
Administração de vulnerabilidades
Os ataques cibernéticos ultrapassam a casa dos bilhões anualmente, e a IA pode lidar com isso facilmente, pois as soluções procuram proativamente por possíveis vulnerabilidades e ameaças aos sistemas.
São combinados fatores como conversas e a reputação de hackers em fóruns na deep e dark web, além dos padrões utilizados em ataques a outras empresas, mantendo-se sempre um passo à frente.
Segurança de rede
A IA também pode ser aplicada na criação de políticas de seguranças e para a topografia da rede, ou seja, sua configuração espacial.
Podemos fazer uma analogia à arquitetura de uma boa e segura sala privativa.
Análise comportamental
A análise comportamental é outro grande diferencial, os algoritmos podem compreender padrões de comportamento analisando a forma que os usuários utilizam seus dispositivos e as plataformas digitais.
Horários típicos de login e logoff; padrões de digitação, de download e de rolagem de páginas, endereços de IP, entre outros.
Dessa forma, o próprio sistema reconhece o comportamento de cada usuário, de forma que, ainda que o invasor consiga burlar os demais níveis de segurança, ao agir diferente do usuário verdadeiro, a IA pode detectar a vulnerabilidade e bloquear o acesso.
Considerações finais
O cenário que permeia a segurança digital é desafiador, assim como a evolução dos sistemas e inteligências de proteção é constante, também o é as ações de ataque, assim como o desenvolvimento de novos formatos de vírus digitais.
O gigantesco volume de dados e de informações disponíveis em redes, sistemas, computadores e na nuvem, são valiosos, e precisam ser protegidos contra as ameaças e as ações criminosas.
Devido à Inteligência Artificial, as soluções atuais permitem que softwares e máquinas funcionem de forma muito parecida com o raciocínio humano na percepção do ambiente, além da habilidade de analisar contextos para a tomada de decisão.
Portanto, como pôde conferir nesse artigo, sua aplicação, eficiência e eficácia no que compreende a proteção e a segurança dos dados, é alta e sofisticada.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.