O uso de indicadores para otimizar processos de trabalho não é uma novidade para os gestores de TI. Porém, diante da necessidade constante de manter rotinas com alta performance e baixo índice de erros, quem atua na área de TI agora investe em novas formas de analisar o impacto dos processos de gestão, mais baseadas em dados e na integração de indicadores com o dia a dia do negócio.

Essa estratégia é chamada de gestão à vista de TI. Quer saber como ela é estruturada e o seu impacto no dia a dia da empresa? Então, veja o nosso post de hoje!

O que é a gestão à vista de TI

A gestão à vista de TI é uma nova metodologia de gestão. Voltada para a integração de profissionais de TI, ela direciona os processos de gestão a partir da análise contínua de dados e das informações obtidas por meio de indicadores.

Assim, ela cria um processo de melhoria contínua na rotina do setor, que passa a ter um amplo conhecimento de suas falhas e pontos que necessitam de melhoria. Além disso, processos de tomada de decisão tornam-se mais ágeis e preparados para lidar com os desafios diários enfrentados pelo negócio.

Como a gestão à vista afeta o setor de TI

A implementação do modelo de gestão à vista traz uma série de benefícios para o negócio. O primeiro está no maior conhecimento do impacto causado por uma gestão de TI mais focada na análise de dados: todas as rotinas implementadas terão o seu resultado conhecido facilmente, evitando que processos ineficazes sejam mantidos.

O time de TI terá um histórico em números de todos os processos e a sua influência nos resultados do negócio. Isso contribui, por exemplo, para que a tomada de decisões seja mais assertiva. O gestor poderá identificar quais são os investimentos mais adequados às necessidades do setor e, assim, obter um ROI maior ao adquirir novas ferramentas.

Além disso, o trabalho executado estará mais alinhado com as necessidades da empresa. Regularmente, o gestor de TI poderá mensurar como cada processo influencia a melhora do dia a dia de um setor e modificar rotinas para atingir melhores resultados.

Adotando a gestão à vista de TI dentro do seu time de TI

Assim como outros processos de TI, a implementação da gestão à vista exige alguns cuidados do gestor. É importante que os problemas da área sejam reconhecidos, que seja feito um trabalho contínuo de análise de impacto do que foi modificado e que todos trabalhem lado a lado para solucionar erros rapidamente. Entre os pontos mais importantes, destacamos os seguintes:

Escolha os indicadores certos

A gestão à vista de TI é baseada principalmente na análise do resultado de indicadores. Diante disso, é importante que o gestor implemente indicadores que auxiliem ativamente na melhora da rotina de trabalho.

Faça uma análise completa do setor de TI e crie métricas que permitam a avaliação da performance de pontos-chave do time de TI, como o tempo médio de atendimento do setor de suporte e a disponibilidade de recursos técnicos.

Treine todos os profissionais

Todos os profissionais devem estar treinados para o uso das ferramentas de gestão adotadas pelo negócio, especialmente os líderes. Isso auxilia na redução do tempo para que times se adaptem a novas rotinas de trabalho, cria um cenário de trabalho mais ágil e, ao mesmo tempo, otimiza a tomada de decisões em médio e longo prazo.

Engaje o time

Como qualquer mudança no time de TI, a gestão à vista de TI só será realmente eficaz caso todos passem a trabalhar de acordo com os novos processos operacionais. Portanto, divulgue o impacto de mudanças e incentive profissionais a modificarem a sua cultura de trabalho. Assim, os resultados esperados com a adoção dessa metodologia serão mensurados rapidamente.

De que maneira as rotinas de gestão impactam o dia a dia do seu negócio? Compartilhe este post nas suas redes sociais para que seus contatos também saibam como a gestão à vista pode otimizar as equipes de TI!