Usina Açucareira de Guaíra

USINA AÇUCAREIRA GUAIRA

A Usina Açucareira de Guaíra (UAG) é especializada em produção de açúcar e álcool e demais produtos provenientes da cana de açúcar. O açúcar por ela produzido é considerado de alta qualidade tendo como principais mercados países da Europa, África, Oriente Médio além da china e Rússia.

Possui 2.700 colaboradores e conta com equipamentos de última geração nas áreas industrial, administrativo e agrícola.

Assim como em todos os segmentos, os recursos de TI também são indispensáveis para tornar uma usina competitiva perante o mercado.

Dentre outros, esses recursos agilizam os processos de negócio, e fornece ferramentas essenciais para a gestão e tomada de decisões, além de facilitar a comunicação interna/externa e aumentar substancialmente a produtividade.

Para manter os serviços sempre disponíveis e por consequência garantir a segurança operacional do negócio, o executivo Renato Martins, gestor de TI da Usina Guaíra e sua equipe técnica, fizeram uma exaustiva pesquisa de mercado e decidiram iniciar um projeto de monitoramento de infraestrutura utilizando a plataforma ZABBIX.

O ZABBIX é uma solução que fornece o monitoramento visual inteligente de todos os ativos (hosts) da sua infraestrutura de TI, como servidores, switches, roteadores, impressoras e etc.

A Usina Açucareira de Guaíra, tinha um grande desafio por ter uma estrutura muito grande, o departamento de tecnologia encontrava certa dificuldade em gerenciar todos os seus serviços e ativos de T.I.

Dentre esses itens, o ponto mais crítico eram os switches apesar da análise de diversos fornecedores, não conseguiam identificar a causa do problema.

A falta de controle do ambiente impactava diretamente na qualidade e disponibilidade dos serviços, já que muitas vezes o resultado era lentidão e queda da rede, que gerava muita insatisfação e um número elevado de chamados no suporte, causando stress e desconforto para todos os envolvidos.

A Alerta Security realizou a implementação de toda a plataforma para monitoramento remoto dos recursos e eventos de TI utilizando a plataforma ZABBIX, o que levou mais segurança nas tomadas de decisão.

Tok&Stok

Tok-Stok

 

A Tok&Stok foi fundada em 1978, fruto do empreendedorismo de Regis Dubrule, que chegou ao Brasil com sua esposa em um navio Suíço no ano de 1975, trazendo apenas sua bagagem e uma pequena quantidade de dinheiro no bolso.

De uma pequena loja de fundo de quintal, na capital paulista, hoje a rede possui mais de 80 lojas presentes em mais de 20 estados brasileiros, e também no Distrito Federal. Com o passar dos anos a Tok&Stok se tornou referência em móveis e decoração no Brasil.

O desempenho da rede é impressionante cresceu 22% no último ano, atingindo um faturamento anual de R$ 260 milhões.  Com o grande crescimento da rede a Tok&Stok procurou a Alerta Security para diminuir os custos e aumentar o nível de segurança cibernética em todas as lojas da redes.

A rede sempre se preocupou com as informações de seus clientes e já utilizava os firewalls da Sonicwall. Porém a Tok&Stok estava em processo de expansão e de grandes investimentos na abertura de mais 20 lojas, foi neste momento que a Tok&Stok entrou em contato com a Alerta Security.

O departamento de T.I. possuía um grande desafio pela frente, eles contavam com a comunicação entre a Matriz e as mais de 80 lojas, todas as lojas contavam com redundância de links de internet e se comunicavam com a matriz através de  MPLS, esse tipo de comunicação entre matriz e filiais mantinha os custos com internet muito elevados, e quando a infraestrutura sofria alguma oscilação ou falha o departamento de T.I. tinha que habilitar as redundâncias, ligar o link secundário,  manualmente.

A nossa proposta para melhorar o desempenho do departamento de T.I. da Tok&Stok foi implementar o protocolo OSPF, roteamento dinâmico, o que tornou a comunicação entre matriz e filiais mais rápida e em caso de lentidão em alguns dos links e/ou falha do link primário ou de convergência na troca de dados o chaveamento ser automatizado.

Depois de realizar muitos testes em ambientes de laboratório foram implementados um firewall em cada loja que troca informações com as filiais de forma muito mais rápida e segura. Isso proporcionou a Tok&Stok maior agilidade e rapidez nos atendimentos diários, pois o departamento de T.I. conseguiu focar suas atividades no core business do negócio.

Sabesp

torre-da-sabesp

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é uma empresa brasileira que detém a concessão dos serviços públicos de saneamento básico e abastecimento de água no Estado de São Paulo.

A Sabesp é uma empresa de economia mista e capital aberto com ações negociadas nas bolsas de valores de São Paulo e de Nova York. O governo do Estado de São Paulo detém 50,3% das ações da Sabesp. As demais são negociadas na B3 (24,3%) e na NYSE (25,4%).

Atualmente a SABESP é responsável pelos serviços de abastecimento de água e de coleta de esgotos em 364 dos 645 municípios paulistas, incluindo a capital. Vinte e seis milhões de pessoas dependem dos serviços oferecidos pela empresa.

Na edição 2004/2005 da Masons Water Yearbook a Sabesp foi considerada a sexta maior operadora de serviços de água e esgoto do mundo.

Já a edição 2008/2009 destacou a atuação da empresa para que seus serviços sejam oferecidos a toda população do Estado de São Paulo até o ano de 2018 e também garantir a sustentabilidade econômica e financeira da empresa.  

A SABESP como em qualquer outro segmento do mercado possuem recursos de tecnologia imprescindíveis para manter a empresa competitiva e eficiente perante seus concorrentes.

Quando analisamos o ambiente da SABESP Unidade Leste, percebemos que eles possuíam um grande desafio pela frente. Eles detêm uma infraestrutura de tecnologia muito complexa, tornando o gerenciamento um grande desafio.

Analisamos que a maioria dos hosts eram gerenciados de maneira manual e sem previsão, pois o tempo hábil para executar o gerenciamento e manutenção das tarefas era muito curto, e a identificação/localização dos incidentes dependiam de um tempo muito grande de deslocamento e resolução.

A Alerta Security Solutions em parceria com o Silvio Rocha, Gestor de T.I. da unidade Leste, desenvolveu um ambiente de monitoramento remoto, que realiza o monitoramento de todos os servidores que sustentam todas as aplicações do dia a dia de todas as unidades suportadas pelo setor de T.I. da SABESP Unidade Leste.

Todas os dados coletados são direcionados para dashboards gerenciais que auxiliam na tomada de decisão. Além de possuírem funcionalidades com desligamento parametrizado, alertas sobre níveis de reservatórios. Veja abaixo a entrevista completa realizada pela Alerta Security com o Silvio Rocha, atual Gestor de T.I. da unidade Leste.

 

 

Corpo de Bombeiros

corpo-de-bombeiros-sp

A Alerta Security se une com a Mobileiron para desenvolver o projeto de segurança cibernética e gerenciamento de dispositivos móveis, promovendo de forma única a integração entre as soluções Next Generation Firewall da Sonicwall e MDM da Mobileiron.

O avanço dos ataques direcionados e a falta de segurança na infraestrutura de redes mobile, tem chamado muito a atenção das empresas públicas e privadas, atentos a essas necessidades o Corpo de Bombeiros de São Paulo esta investindo em novas tecnologias para conter estas preocupações.

 

O primeiro passo aconteceu com uma visita na sede da Alerta Security Solutions, onde foi realizada a primeira reunião de planejamento e a definição do cronograma do projeto e segurança mobile. Nesta ocasião estiveram presentes os responsáveis pela equipe de TI do Corpo de Bombeiros, conduzidos pelos especialistas em segurança cibernética da Alerta Security.

Para atender os requisitos técnicos para controle de acesso e segurança de Perímetro do Corpo de Bombeiros, foi especificado o equipamento da família Super Massive da SonicWALL, com capacidade de alto desempenho para atender as principais demandas de empresas de nível Enterprise e DataCenter.

Entenda o que a linha SuperMassive SonicWALL pode proporcionar ao seu negócio:

  1. Firewall Corporativo de camada 7, de Alto Desempenho;
  2. Padrão (Next Generation Firewall);
  3. Concentrador de VPN ( Lan-to-Lan / Client-to-Lan / SSL );
  4. Filtro de URL avançado para políticas de controle da Navegação;
  5. Sistema de Intrusion Prevention (IPS /IDS);
  6. Anti-virus de Gateway;
  7. Anti-spyware Gateway;
  8. DPI -SSL;
  9. Gerenciamento 100% realizado pelo AD & Single Sign On (SSO);
  10. Gerenciamento avançado dos Links Corporativos (WAN Failover, Balanceamento, Traffic Shaping );
  11. Alta Disponibilidade de Hardware.

Para garantir o Gerenciamento de Dispositivos Móveis (Mobile Device Management – MDM) a Alerta Security fechou uma parceria inédita no Brasil com a Mobileiron dando inicio ao projeto de segurança dos dispositivos móveis do Corpo de Bombeiros, atendendo assim a demanda de segurança de smartphones e tablets, para uso nas inspeções das edificações para AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Todos os dados relacionados a inspeções das edificações são sigilosos e demandam dispositivos seguros para impedir o vazamento e/ou a perda das informações. A união do SuperMassive SonicWALL com a solução MobileIron, proverá a segurança necessária aos sistemas e informações do Corpo de Bombeiros.

Entenda o que a solução MBM – Mobileiron pode fazer pela sua empresa:

  1. Suporte multi-OS, incluindo iOS, Android e Windows Mobile;
  2. Estabelecer políticas de segurança móvel e regras de conformidade;
  3. Integração infra-estrutura corporativa;
  4. Wi-Fi, e-mail e Configuração VPN;
  5. Suporte para “traga seu próprio dispositivo (BYOD)”;
  6. Gateway de acesso seguro;
  7. Proteção para anexo de email;
  8. Relatórios Avançados;
  9. Wipe Seletivo;
  10. Uso de certificado FIPS 140-2 módulos criptográficos.

Entender o dia-a-dia da corporação, suas necessidades, e como a área de TI oferece apoio para que os oficiais de campo possam atender a população do estado de São Paulo, foi um dos maiores desafios. Muitos destes serviços dependem da comunicação e acesso a informação fornecida através da área de TI. Desta forma, este projeto tem como objetivo alem de “redução de custos e dos riscos em segurança” melhorar a qualidade dos serviços prestados e garantir a percepção do cidadão, oferecendo maior nível de integridade, confiabilidade e disponibilidade para estes serviços essenciais para a população.