A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é uma empresa brasileira que detém a concessão dos serviços públicos de saneamento básico e abastecimento de água no Estado de São Paulo.

A Sabesp é uma empresa de economia mista e capital aberto com ações negociadas nas bolsas de valores de São Paulo e de Nova York. O governo do Estado de São Paulo detém 50,3% das ações da Sabesp. As demais são negociadas na B3 (24,3%) e na NYSE (25,4%).

Atualmente a SABESP é responsável pelos serviços de abastecimento de água e de coleta de esgotos em 364 dos 645 municípios paulistas, incluindo a capital. Vinte e seis milhões de pessoas dependem dos serviços oferecidos pela empresa.

Na edição 2004/2005 da Masons Water Yearbook a Sabesp foi considerada a sexta maior operadora de serviços de água e esgoto do mundo.

Já a edição 2008/2009 destacou a atuação da empresa para que seus serviços sejam oferecidos a toda população do Estado de São Paulo até o ano de 2018 e também garantir a sustentabilidade econômica e financeira da empresa.  

A SABESP como em qualquer outro segmento do mercado possuem recursos de tecnologia imprescindíveis para manter a empresa competitiva e eficiente perante seus concorrentes.

Quando analisamos o ambiente da SABESP Unidade Leste, percebemos que eles possuíam um grande desafio pela frente. Eles detêm uma infraestrutura de tecnologia muito complexa, tornando o gerenciamento um grande desafio.

Analisamos que a maioria dos hosts eram gerenciados de maneira manual e sem previsão, pois o tempo hábil para executar o gerenciamento e manutenção das tarefas era muito curto, e a identificação/localização dos incidentes dependiam de um tempo muito grande de deslocamento e resolução.

A Alerta Security Solutions em parceria com o Silvio Rocha, Gestor de T.I. da unidade Leste, desenvolveu um ambiente de monitoramento remoto, que realiza o monitoramento de todos os servidores que sustentam todas as aplicações do dia a dia de todas as unidades suportadas pelo setor de T.I. da SABESP Unidade Leste.

Todas os dados coletados são direcionados para dashboards gerenciais que auxiliam na tomada de decisão. Além de possuírem funcionalidades com desligamento parametrizado, alertas sobre níveis de reservatórios. Veja abaixo a entrevista completa realizada pela Alerta Security com o Silvio Rocha, atual Gestor de T.I. da unidade Leste.