A Usina Açucareira de Guaíra (UAG) é especializada em produção de açúcar e álcool e demais produtos provenientes da cana de açúcar. O açúcar por ela produzido é considerado de alta qualidade tendo como principais mercados países da Europa, África, Oriente Médio além da china e Rússia.

Possui 2.700 colaboradores e conta com equipamentos de última geração nas áreas industrial, administrativo e agrícola.

Assim como em todos os segmentos, os recursos de TI também são indispensáveis para tornar uma usina competitiva perante o mercado.

Dentre outros, esses recursos agilizam os processos de negócio, e fornece ferramentas essenciais para a gestão e tomada de decisões, além de facilitar a comunicação interna/externa e aumentar substancialmente a produtividade.

Para manter os serviços sempre disponíveis e por consequência garantir a segurança operacional do negócio, o executivo Renato Martins, gestor de TI da Usina Guaíra e sua equipe técnica, fizeram uma exaustiva pesquisa de mercado e decidiram iniciar um projeto de monitoramento de infraestrutura utilizando a plataforma ZABBIX.

O ZABBIX é uma solução que fornece o monitoramento visual inteligente de todos os ativos (hosts) da sua infraestrutura de TI, como servidores, switches, roteadores, impressoras e etc.

A Usina Açucareira de Guaíra, tinha um grande desafio por ter uma estrutura muito grande, o departamento de tecnologia encontrava certa dificuldade em gerenciar todos os seus serviços e ativos de T.I.

Dentre esses itens, o ponto mais crítico eram os switches apesar da análise de diversos fornecedores, não conseguiam identificar a causa do problema.

A falta de controle do ambiente impactava diretamente na qualidade e disponibilidade dos serviços, já que muitas vezes o resultado era lentidão e queda da rede, que gerava muita insatisfação e um número elevado de chamados no suporte, causando stress e desconforto para todos os envolvidos.

A Alerta Security realizou a implementação de toda a plataforma para monitoramento remoto dos recursos e eventos de TI utilizando a plataforma ZABBIX, o que levou mais segurança nas tomadas de decisão.