De acordo com os dados publicados pela empresa de tecnologia holandesa conhecida como Surfshark, o Brasil é o sexto país no mundo com maior índice de vazamento de dados.
Um dos acontecimentos que refletem esta taxa foi o ataque hacker ao sistema do Ministério da Saúde no início deste mês, que até agora vem impossibilitando a coleta dos números exatos relacionados a mortes por Covid-19 e a vacinação no país.
De acordo com especialistas brasileiros em criminologia digital, a recuperação completa dos sistemas em relação ao ataque hacker pode demorar, já que se trata de um processo longo e complexo. Vale lembrar que nenhum sistema é 100% seguro, e este acontecimento em questão se deu justamente por uma fragilidade sobre a qual os hackers já estavam cientes.
Em termos mundiais, os números da Surfshark revelam que há uma necessidade quanto à cibersegurança, já que na comparação de 2020 para 2021 houve crescimento de 3,4% em vazamentos de dados. Os países com maior índice de contas atingidas são: Estados Unidos (212 milhões); Irã (156 milhões); Índia (86 milhões); Rússia (26 milhões); França (24 milhões); e Brasil (24 milhões).
Conheça a Alerta Security:
Desde de 2004 a Alerta Security atua no mercado de defesa cibernética. Nosso principal objetivo é entregar soluções e serviços que tragam como resultado mais segurança, desempenho e produtividade.
Sempre existem ameaças tecnológicas ao redor das empresas. Essas ameaças se aproveitam de vulnerabilidades e podem causar inúmeros danos às organizações.
Através da experiência de mais 17 anos atuando em defesa cibernética, desenvolvemos uma metodologia onde pensamos de forma ampla e estratégica. Assim nossos clientes investem onde é realmente necessário.
Nossa estratégia de defesa cibernética reduz as vulnerabilidades, protegendo as organizações de ameaças, trazendo como resultado maior segurança operacional e financeira…Saiba mais!