Profissionais de TI: como escolher entre especialista e generalista?

Profissionais de TI estão entre os mais procurados no Brasil e no mundo, mas, curiosamente, fazem parte da lista de trabalhadores que o mercado mais tem dificuldade em contratar. Isso porque a área enfrenta a carência de profissionais qualificados.

A importância da atualização constante, portanto, é indiscutível, e isso inclui ir além da formação na graduação: é preciso investir na continuidade dos estudos para conquistar um diferencial perante o mercado.

E é nesse momento, de trilhar o caminho para sua formação, que surge uma dúvida comum a muitos profissionais da área de TI: escolher entre ser um especialista ou um generalista. É importante saber que, independentemente da sua escolha, há lugar para você no mercado.

Quer entender um pouco mais sobre esses dois perfis de profissionais de TI? Continue a leitura!

O profissional generalista

O profissional generalista é aquele que entende um pouco de várias áreas da empresa, mas que não se destaca em uma atividade em especial. Esses trabalhadores não focam em uma área específica, e são capazes de gerenciar áreas técnicas em diferentes subáreas de atuação na TI.

Esse profissional é considerado multidisciplinar, e tem habilidades para integrar equipes, além de ter conhecimentos em gestão de pessoas e projetos. Se encaixam nesse perfil pessoas dinâmicas e com boa capacidade de organização e comunicação.

O profissional especialista

O profissional especialista é aquele que domina alguma área ou tecnologia, tornando-se um expert. Ele entende profundamente a teoria, a técnica e a prática de determinado assunto ou tecnologia que tenha afinidade, como banco de dados, redes, programação, segurança, arquitetura da informação, entre outras.

É importante ressaltar que muitas vezes o especialista acaba se fechando em seu próprio mundo, o que deixa sua atuação limitada. O interessante é que esse profissional procure fazer uma segunda especialização para expandir seus conhecimentos.

Além disso, os especialistas devem ter atenção para desenvolverem sua capacidade de comunicação e relacionamento com as pessoas.

A escolha entre os perfis

Há oportunidades no mercado de trabalho para os dois tipos de formação. O generalista pode atuar em áreas menos específicas e mais voltadas à gestão, enquanto o especialista tem preferência nas empresas especializadas em TI.

É importante que você faça uma análise de suas características e habilidades profissionais, e das áreas com as quais se identifica. Dessa forma será possível escolher de que maneira desenvolver sua trajetória profissional.

Mas, independentemente de sua escolha, saiba que, para alcançar o crescimento na carreira, os profissionais de TI precisam se manter sempre atualizados e também atentos à crescente importância da segurança da informação. Essa forte tendência entre as áreas da TI está exigindo que os profissionais se capacitem sobre o assunto.

Para você que quer se qualificar para crescer na sua empresa, investir em certificações e treinamentos em segurança da informação é uma excelente opção. Você pode se tornar um especialista na área ou, como generalista, expandir seus conhecimentos.

Esse post sobre profissionais de TI ajudou na sua escolha entre ser um profissional generalista ou especialista? Se tiver algo a acrescentar sobre o assunto, deixe seu comentário no post e compartilhe sua opinião!

  • 1
  • 2

RECEBA NOSSAS NOVIDADES