5 dicas incríveis de como reter talentos na sua empresa

Saber como reter talentos é crucial para otimizar a eficácia da gestão de pessoas e promover melhores resultados para a empresa de modo geral. Isso porque, com bons profissionais, é possível alcançar resultados fora da curva e manter a empresa na vanguarda.

Para tanto, é preciso seguir boas práticas no dia a dia corporativo. A seguir, acompanhe 5 dicas incríveis para você manter talentos na organização e otimizar a rotina de trabalho da sua equipe!

1. Arquitete um ambiente agradável

O ambiente de trabalho é um dos primeiros fatores a se considerar, afinal, ele influencia nos relacionamentos internos e na própria percepção dos funcionários. Segundo pesquisa da Sodexo, empresas que oferecem qualidade de vida são 76% mais atraentes para os novos talentos.

A melhoria do local deve começar na identificação de pontos de infraestrutura que são nocivos ao desempenho dos profissionais, como ruídos excessivos, luminosidade inadequada e temperatura desconfortável. Para equipes técnicas, que passam muito tempo em frente a computadores, também é indispensável avaliar a ergonomia de móveis e dispositivos eletrônicos.

2. Facilite a comunicação interna

Já parou para refletir sobre a importância do diálogo na empresa? Esse cuidado garante a redução de erros e problemas operacionais, elimina conversas paralelas e otimiza a construção de vínculos interpessoais mais duradouros. Tudo isso, claro, tem impacto na retenção de talentos.

A melhoria da comunicação depende da implementação de canais adequados, como redes sociais corporativas e sistemas especializados. Contudo, para que essa estratégia tenha sucesso, o mais importante é que haja comprometimento dos gestores para filtrar e transmitir as informações que dizem respeito ao time.

3. Crie um plano de carreira

A geração Y (também conhecida como Millennials), que ocupa grande parte do mercado de trabalho atualmente, é a mais ansiosa de todos os tempos, desejando evolução constante no mercado. Então, quando essas pessoas não enxergam possibilidade de destaque rápido em seus empregos atuais, costumam buscá-la na concorrência. A questão é: como reter talentos sem uma verdadeira perspectiva de crescimento?

Logo, é importante criar um bom plano de carreira. Ele deve contemplar o tempo de "casa" e os resultados entregues por cada profissional no mesmo período. Os cargos podem ser divididos em níveis, como júnior, pleno e sênior. Assim, é possível otimizar a percepção de crescimento.

4. Invista em programas de capacitação

O investimento em capacitação deve ser uma prioridade, especialmente para equipes de TI. Com isso, além de desenvolver novas habilidades nos profissionais, é possível mostrar que você valoriza e investe nas pessoas da sua empresa.

O treinamento pode ser feito dentro ou fora do local de trabalho, dependendo do tamanho da equipe e do orçamento disponível. O mais importante é contar com instrutores competentes, com conhecimento e experiência prática sobre o assunto.

5. Seja um líder exemplar

Muitas pessoas dizem que "os profissionais não pedem demissão do seu trabalho, mas do seu chefe". E isso tem um sério fundo de verdade: o mau relacionamento com a chefia é um grande motivo que gera evasão de talentos.

Então, renove-se e se posicione como líder, adquirindo habilidades e conhecimentos técnicos constantemente. Seja exemplar no que faz, não tenha medo de colocar a mão na massa e se comprometer pessoalmente com os resultados. Assim, você será admirado pela equipe e garantirá um desempenho melhor dos funcionários.

É importante considerar que a perda de talentos, além de provocar desvantagem competitiva, afeta bastante os resultados financeiros do negócio. A saída dos profissionais causa sobrecarga na equipe remanescente, erros operacionais e elevados gastos com rescisões contratuais.

Gostou deste conteúdo especial da Alerta Security sobre como reter talentos? Aproveite para compartilhar o artigo em suas redes sociais e permitir que mais pessoas fiquem por dentro do assunto!

  • 1
  • 2

RECEBA NOSSAS NOVIDADES