5 principais habilidades demandadas pelo mercado de TI

A evolução cada vez mais rápida da tecnologia vem impactando diretamente o mercado de TI, que busca profissionais cada vez mais capacitados, ágeis, proativos e com capacidade de liderança e resolução de problemas. Isso para auxiliar as empresas a alcançarem suas metas, obterem melhores resultados e elevar a produtividade das equipes.

Quer saber quais as habilidades que podem fazer toda a diferença para ser contratado ou crescer na carreira e atingir maior reconhecimento profissional? Continue a leitura e saiba mais detalhes!

1. Conhecimento em cibersegurança

As ameaças virtuais estão se tornando cada vez mais modernas e discretas. Por isso, o mercado de TI busca pessoas que tenham amplo conhecimento sobre estratégias de segurança, para proteger dados e informações sigilosas sobre a organização.

Na prática, isso significa que esse colaborador é essencial para prevenir ciberataques, o que faz toda a diferença para as empresas.

2. Pensamento criativo no mercado de TI

Até poucos anos atrás, o mercado de TI procurava profissionais de perfil mais fechado e com foco na eficiência de seu trabalho. No entanto, a realidade atual é outra: profissionais que sabem lidar com as oscilações do mundo empresarial por meio de ideias inovadoras são altamente valorizados.

Por isso, o pensamento criativo se mostra como um recurso valioso para que a pessoa dotada dessa facilidade consiga se adaptar às demandas corporativas e adequá-las às novas tecnologias, para que a companhia possa sair na frente e garantir maior vantagem competitiva em relação à concorrência.

 

3. Foco na experiência do usuário

Para se diferenciar no mercado de TI não basta saber criar aplicativos, programas e páginas de boa qualidade aos olhos de quem entende do assunto. Quem consegue aliar a tecnologia com as necessidades do usuário consegue melhores resultados.

Isso acontece porque atualmente as pessoas buscam mobilidade. Afinal, ninguém quer mais ficar atrelado a soluções obsoletas quando podem resolver suas demandas de maneira rápida, em poucos cliques. Se tornar um especialista em experiência do usuário pode levar o profissional a ser bastante disputado entre as empresas do setor.

4. Conhecimentos de Cloud Computing

Não há mais como fugir da Cloud Computing. Ela está presente no dia a dia das pessoas e é cada dia mais representativa no mercado de TI. Portanto, se especializar nesse assunto e em formas de criar aplicativos dentro desse ambiente é essencial para quem deseja se destacar e fazer a diferença.

5. Trabalho em equipe

Existem pessoas que são excelentes profissionais, com uma enorme capacidade técnica, mas pecam quando o assunto é trabalho em equipe.

Embora seja um tema complicado para alguns, é essencial desenvolver essa habilidade para trocar conhecimentos com outras pessoas que fazem parte do time, e até mesmo exercer a sua capacidade de liderança a partir de uma interação positiva e benéfica com outros profissionais da área.

Quem deseja entrar ou dar um upgrade na própria carreira e fazer bonito no mercado de TI não pode deixar de desenvolver essas habilidades. Sair da sua zona de conforto nem sempre é fácil, mas os resultados são satisfatórios. Quanto mais você se aprimorar, mais valorizado será pelas empresas. Pense nisso!

Se você gostou das dicas, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades sobre a área de TI!

  • 1
  • 2

RECEBA NOSSAS NOVIDADES