Afinal, como criar uma equipe de TI de alta performance?

Atualmente, o alto nível de integração de recursos tecnológicos a diversos processos empresariais é algo muito notável e que se tornou essencial para as operações de grande parte das companhias.

Assim, ao considerar a relevância desses ativos para os negócios, os gestores precisam estar atentos à performance da equipe de TI. Para isso, é necessário manter esse desempenho constantemente em alta, mostrando na prática que é possível alinhar o funcionamento da infraestrutura tecnológica da empresa às metas de negócio.

Nesse aspecto, a gestão de equipes é fundamental para que se possa utilizar de modo eficaz a tecnologia presente na companhia em prol da inovação e do sucesso do negócio. Para isso, importa que os colaboradores trabalhem em ambientes adequados, com boas ferramentas e métodos que favoreçam a comunicação e a resposta aos clientes do serviço.

Pensando nisso, falaremos a seguir a respeito da importância de uma equipe de TI que apresente um alto nível de performance para sua empresa, além de dicas para a criação de time de sucesso. Acompanhe!

Por que uma equipe de alta performance é importante?

A alta performance de uma equipe é uma condição temporária, algo que precisa ser constantemente revisado caso haja a pretensão de permanecer com essa característica.

Patrick Kua, consultor e diretor de tecnologia na ThoughtWorks, destacou na QCon Londres 2017 a diferença entre um simples grupo de pessoas e uma equipe. No primeiro caso, a realização das atividades se dá com base em objetivos individuais e, na maior parte do tempo, esses membros não estão trabalhando como um time. Enquanto isso, os membros de uma equipe buscam alcançar metas em comum e são recompensados em conjunto ao alcançar os objetivos previstos.

No que se refere à performance do time, a colaboratividade é uma característica que proporciona diversos benefícios para o setor e para a empresa como um todo. Trabalhar com uma equipe treinada e de alto desempenho resulta uma produtividade maior e dá a chance de ampliar o conhecimento dos envolvidos. Isso é possível graças à possibilidade de implantar recursos, talentos e esforços de modo muito mais eficiente e trabalhar com uma fluidez de informações muito maior.

 

Como criar uma equipe de TI de alta performance?

1. Forneça feedbacks com frequência

Muitos profissionais da gestão de equipe creem que os feedbacks apenas devem ser fornecidos em momentos de destaque — sejam bons ou ruins.

Entretanto, os membros da equipe precisam ter um norte para conseguir se direcionar da melhor forma na execução do seu trabalho. Dessa forma, saberão mensurar se estão tendo um bom desempenho e, quando necessário, aperfeiçoar suas atividades ou métodos.

2. Estabeleça objetivos desafiadores

Todo gestor deseja extrair um alto nível de produtividade da sua equipe e, para isso, é importante estabelecer metas que desafiem a capacidade de cada um dos componentes.

As metas que são definidas para um membro ou uma equipe vão além de simplesmente cumprir a meta de entrega de um trabalho. Elas são parte integrante de times que desejam manter um alto nível de produtividade.

É importante ressaltar que a definição dessas metas precisa estar alinhada ao nível de trabalho da atividade em questão, sendo desafiadoras, porém executáveis. Isso significa que o gestor precisa definir valores que possam ser efetivamente alcançados por meio de um ritmo de trabalho planejado e executado com foco, sem que sejam simples demais.

A dica aqui é definir objetivos maiores para o setor inteiro, depois subdividi-los em metas menores para cada um dos envolvidos.

3. Desenvolva um sistema eficiente de treinamentos

A tecnologia da informação é a área que mais tem colocado inovações à disposição do seu público e, por conta disso, importa que os envolvidos sempre estejam por dentro das melhores práticas disponíveis no mercado, para que permaneçam atualizados.

É possível, nesse caso, trabalhar em conjunto com o setor de RH para estabelecer uma programação de treinamentos que mescle cursos técnicos com temas voltados para a motivação. Além disso, forneça um canal de comunicação eficiente para que os próprios profissionais possam sugerir tópicos para esses programas de aperfeiçoamento.

4. Verifique os indicadores de TI constantemente

Os indicadores de performance — também chamados de KPIs — são um dos meios mais comuns de acompanhar o trabalho de uma grande equipe de desenvolvimento. Eles ajudam os gestores a analisar a produtividade dos envolvidos e detectar falhas operacionais, além de contribuir para a avaliação da eficiência dos métodos implantados na empresa. A ideia principal aqui é permitir um aperfeiçoamento constante do trabalho de cada um.

Nesse aspecto, os KPIs precisam ser definidos conforme a capacidade do time, de forma que não sejam muito rígidos nem excessivamente tolerantes.

Esses indicadores podem ser utilizados na análise de dados para medir a qualidade de um atendimento, o tempo médio de espera do cliente para o atendimento de um chamado ou, ainda, a disponibilidade de serviços. Nos projetos de TI, os KPIs podem também ser úteis para dar uma noção do tempo necessário para entregar determinada tarefa.

Em ambos os casos, eles são um ótimo meio de tornar a gestão de TI mais eficiente, além de aumentar continuamente a performance do time.

5. Invista em infraestrutura e ferramentas adequadas

A infraestrutura e as ferramentas que a companhia disponibiliza para seus funcionários afetam diretamente o desempenho do setor. Portanto, se a sua empresa pretende estar no topo e ter uma equipe produtiva, é fundamental oferecer recursos adequados, principalmente em setores que lidam com questões de alta complexidade, como o de TI.

Novidades, como um software eficiente de gerenciamento, são tecnologias que precisam ser adotadas, já que, além de aumentar a produtividade e precisão das informações, são um meio de aliviar a sobrecarga da equipe, trazendo um foco maior para tarefas de caráter estratégico.

6. Inspire o setor de TI a pensar de forma estratégica

Por falar no assunto, o setor de TI deve se posicionar de modo diferenciado na gestão empresarial, colaborando com o desenvolvimento das estratégias da companhia e favorecendo a criação de oportunidades para expandir os negócios.

Portanto, é importante que todo o time de colaboradores — dos gestores ao restante dos membros da equipe — conheçam a indústria, a concorrência, os processos gerenciais e os de produção, além de novas tecnologias que o auxiliem a superar os limites existentes.

Ao obter um panorama mais abrangente, pode-se fazer análises mais precisas sobre novas demandas e alternativas, minimizando, dessa forma, o número de urgências e imprevistos na entrega de projetos.

Adotar essas práticas permite que a equipe de TI tenha sua performance ampliada, reduz sobrecargas, pressões e, além de tudo, proporciona uma qualidade maior na prestação dos serviços.

Curtiu saber como criar uma equipe de TI de alta performance para a sua empresa? Então, continue conosco e conheça 5 ferramentas para otimizar a sua gestão de TI!

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