Descubra 5 ferramentas para otimizar a sua gestão de TI

Aumentar a produtividade dos funcionários, promover a redução de custos, atualizar processos e fazer a otimização da gestão de TI são apenas alguns dos desafios do gestor de uma empresa. E, para alcançar esses resultados, é preciso buscar ferramentas tecnológicas que atendam à demanda da organização.

Para compreender melhor o tema, veja os principais itens que não podem faltar para dar um upgrade no setor, impactando positivamente todo o negócio. Confira:

1. Plataforma voltada para a gestão de recursos, processos e tarefas

Uma ferramenta voltada para o gerenciamento desses itens é vital para o departamento de TI se tornar cada vez mais ágil e eficiente. A partir dela, o gestor de TI consegue verificar o andamento dos trabalhos e rotinas de sua equipe de maneira precisa.

Essa opção, geralmente inclusa em um Enterprise Resource Planning (ERP) é bastante utilizada nas empresas, pelo excelente custo-benefício e por se tratar de um software que contém um módulo de TI especifico.

2. Solução para um melhor gerenciamento do tempo

É essencial para manter sua equipe focada e organizada, evitando o desperdício de tempo com atividades que podem ser automatizadas ou com distrações — como sites de jogos e redes sociais —, contribuindo para elevar a produtividade do time como um todo.

3. Ferramenta para a gestão de tarefas

Para manter os prazos em dia e a eficiência nas atividades, é imprescindível contar com uma metodologia automatizada para organizar as tarefas de cada colaborador, de acordo com a sua prioridade. Se for estendida a toda equipe de trabalho, melhor ainda.

 

4. Armazenamento e backup na nuvem

É importante lembrar que a maioria das tecnologias da área de TI convergem para a computação em nuvem, que abriu um novo leque de aplicações móveis e escaláveis, incluindo armazenamento de acordo com a demanda e o backup automático, imprescindível para que eventuais falhas no sistema não comprometam a continuidade das atividades.

5. Comunicação integrada para a otimização da gestão de TI

Soluções para aprimorar a comunicação de uma equipe de TI são imprescindíveis para a estratégia do negócio. Por meio dela é que os funcionários interagem entre si de forma mais direta, que pode ser a partir de uma plataforma de comunicação, mensagens instantâneas e e-mails.

Para suprir essa necessidade, muitas empresas adotam o Customer Relationship Management (CRM), que facilita o gerenciamento de atendimentos realizados pela TI junto a clientes externos e que pode ser integrado ao ERP da organização, otimizando a comunicação interna.

Isso favorece bastante a gestão de comunicação do setor de TI também com as outras áreas da empresa, economizando tempo, já que o colaborador não precisa ir de um lado a outro para resolver problemas e tirar dúvidas com outros profissionais.

Além disso, a interação com o setor de marketing, vendas e suporte é facilitada, tornando a comunicação mais eficiente entre funcionários e também com o público.

Vale ressaltar que para utilizar todas essas tecnologias para a otimização da gestão de TI com sucesso é preciso que o gestor faça um bom planejamento e possa contar com o comprometimento dos profissionais, alinhando as soluções com a estratégia da empresa.

Agora que você já conheceu algumas das melhores ferramentas de TI para impulsionar a gestão do setor, compartilhe esse artigo nas redes sociais para que seus contatos também tenham esse conhecimento!

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